Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

EMI e Apple anunciam que irão vender músicas sem DRM

A EMI anunciou que prepara um novo modelo de vendas que dividirá mercado com o atual modelo de canções protegidas por DRM, e prometeu disponibilizar a partir do mês que vem centenas de músicas para vendas por download sem proteção DRM. Segundo a matéria do Ars Technica, além de deixar de lado as restrições do DRM, estas músicas terão bit rate de 256kbps - o dobro do disponível nas faixas disponibilizadas atualmente.

Ainda não é um abandono das tecnologias de DRM, apenas um passo na direção certa. A EMI vai criar a categoria "premium", com faixas que custarão mais caro que as comuns, terão qualidade superior e não terão restrições DRM. Sem DRM, as faixas são arquivos livres para serem executados em qualquer player ou plataforma.

A EMI deve anunciar nas próximas semanas a relação de canções livres de DRM. A empresa afirmou que terá centenas de faixas disponíveis no modelo premium.

A loja iTunes, da Apple, será a primeira a vender as faixas da EMI sem proteção em maio, comunicaram a gravadora e a loja. Vale lembrar que no início deste ano, Steve Jobs defendeu em carta aberta às gravadoras (incluindo a EMI) a extinção das restrições DRM. Na opinião de Jobs, as ferramentas não ajudam a combater a pirataria e ainda criam obstáculos para consumidores que compram músicas por download.

Na ocasião, Jobs afirmou que ficaria feliz de vender músicas sem DRM no iTunes, se as gravadoras permitissem. E a EMI resolveu dar o primeiro passo.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de welrbraga
Já era tempo de alguém: Já era tempo de alguém começar a despontar nesse horizonte nebuloso, certo!?

--
--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://g

Comentário de ColdFusion
http://takeuspa.blogspot.com/: Poderiam aproveitar essa oportunidade pra trocar o MP3 pelo OGG ou o FLAC, algo como um "símbolo" da mudança.
Comentário de rafaelfortes
Não sabia que essas: Não sabia que essas músicas que eles vendiam eram em 128kbps, achei um absurdo, deveriam ser em 320k ou pelo menos vbr de alta qualidade... fazer as pessoas pagarem mais de 3 reais por UMA música de baixa qualidade sonora é mesquinharia.
Comentário de fzero
AAC != MP3: O formato usado pela Apple (e pela indústria de celulares também, aliás) é o AAC/AAC+ em container MP4 (arquivos .m4a), muito superior ao MP3. Um arquivo AAC em 128kbps tem som tão bom ou melhor que um MP3 a 192Kbps.

Se o formato for AAC+ a diferença é ainda mais gritante: fiz alguns testes e é possível ter uma qualidade aceitável com som estéreo a 48Kbps. Nessas condições, uma música de 4 minutos ocupa aproximadamente 1mb de espaço.

Infelizmente o formato é *bastante* proprietário e protegido por dezenas de patentes. Uma implementação open-source disso é praticamente impossível.
Comentário de santo
Bom pelo menos vamos ter uma: Bom pelo menos vamos ter uma propaganda positiva contra o DRM, afinal quando os compradores de musica digital verem um som de qualidade superior podendo tocar em todos os aparelhos eles vão achar que este tal de "musica sem DRM" é uma revolução, é uma pena que a industria da vai tentar transformar o DRM em um defeito que limitava as musicas e os videos, e não uma picaretagem da intustria do entreterimento digital tentou que não deu certo.

Corrigindo deu certo sim, por que o principal objetivo do DRM era fazer o usário pagar mais por algo que ele ja havia comprado e eles vão conseguir vendendo as mesmas musicas sem DRM agora.




Comentário de Copernico Vespucio
Oferta e procura: Enquanto for mais caro sem DRM, ou seja, enquanto eles quiserem cobrar por um direito que de outra forma eles tiram de mim EU NÃO COMPRO.

Simples assim.

E tenho certeza de que os consumidores mais esclarecidos lá fora pensam de forma semelhante.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004