“Em uma entrevista em vídeo gravada durante o recente CONISLI, Rubens Queiroz - legítimo homem dos 7 instrumentos, mantenedor da Dicas-L, gerente de recursos computacionais da Unicamp e palestrante freqüente (e excelente) em eventos de software livre - apresenta o estado atual do Código Livre, um serviço gratuito nos moldes do SourceForge para desenvolvedores em Software Livre, oferecendo a eles CVS, listas, controle de bugs, quadros de mensagens, fóruns, gerenciador de tarefas, hospedagem, arquivamento permanente de arquivos, backups completos e administração totalmente baseada na web.
Para aqueles que preferem não assistir vídeos no YouTube, eis o que o Rubens Queiroz disse, após a longa apresentação do repórter: "a Unicamp está dando um apoio, é um projeto lá do pessoal do Sul, agora a gente teve um reforço muito bom, que a HP doou um servidor excelente pro projeto, e agora eu acho que a gente tem condições pra realmente deslanchar o projeto. Hoje são mais de 2.000 projetos hospedados, mais de 10.000 usuários cadastrados, e está sendo bem interessante para a comunidade."”
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Falta Apoio para o CL? Problemas?: Muito bom, mas já vi o Código Livre dar pau muitas vezes.
Inclusive sofreu vários ataques.
Inclusive encontrei projetos que migraram de lá para outros hospedeiros, nacionais ou internacionais,
Uma outra falha conhecida no sistema é a mudança de permissão de arquivos de páginas hospedadas.
Por exemplo, trabalhar no site dentro do CL com Xoops. O principal arquivo de configuração do Xoops precisa estar como 444. Esta permissão não se mantém e o arquivo ganha umas permissões de escrita. Ou seja, torna-se inseguro.
Isso você descobre trocando mensagens com pessoas que utilizaram o CL e que optaram pelo Xoops como gestor de conteúdo de seus sites de projeto.
Adiciona-se também o fato de que algumas vezes os sites hospedados ficam fora-do-ar.
Talvez seja por isso que muitos hospedem o site do projeto fora do CL, deixando apenas um redirecionamento para a nova URL.
Não quero fazer uma crítica destrutiva. Pioneirismo deste tipo no Brasil deve ser valorizado, muito valorizado. Pessoas como estas por detrás destas estruturas de criação são raras. O que puder ser melhorado deve ser melhorado.
Queiroz é um dos poucos !