Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ele voltou! Freedows ressurge e irá abrilhantar o Computador para Todos


“Lembra do Freedows, aquele sistema operacional brasileiro baseado em componentes de código aberto, que teve relacionamento estreito com a Cobra até um repentino desenlace no início deste ano?

Pois então. Segundo o IDG Now, o Computador para Todos começará a oferecer máquinas com o Freedows (e o FreeOffice) a partir de 2007, por meio da nova companhia Dual Softwares, formada na última semana após a integração entre a Free Software, antiga responsável pela distribuição dos pacotes, e um grupo de investidores.

A nova companhia também renomeará o sistema operacional e o pacote corporativo, conhecidos agora como Dual O/S e DualOffice. A companhia revelou ter negociações avançadas com dois fabricantes cadastrados no programa federal para a venda de máquinas com os aplicativos a partir de 2007, sem revelar, no entanto, seus nomes.

Segundo a empresa, a versão do Dual O/S, evolução do Freedows Professional 2005, presente em máquinas certificadas pelo programa contam com os 27 aplicativos exigidos pelo governo, com a inclusão de outros aplicativos, como o próprio DualOffice.”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de BebeJupiteriano
Que cheiro é esse. Mão amarela?: ufff, uff, uff. Fi Fô Fum, estou sentindo cheiro de lobista.
O Freedows é um bunda mole no mundo dos sistemas operacionais.
Kubuntu NOW!
Comentário de Hans Raron Frentizem
abrilhantar ?: Abrilhantar ?

Nossa, acho que o br-linux deve rever seus conceitos ? Se isso é notícia com opinião, é uma "opinião das mais sem sentido"

Porque abrilhantar ?
r - já sei, o freedows foi um dos eleitos favoritos na categoria sistemas linux na pesquisa do br-linux né ?

Pow, bota Ubuntu nesses pc para todos e pronto, haja paciência viu !!
Comentário de cesar
Mais do mesmo: Kubuntu, Ubuntu, kurumin, ou seja qualquer um desses filhos do Debian que são verdadeiras maravilhas em funcionalidade, detecção de hardware, etc.

Mas não, no lugar disso vão colocar um "Quasewin" e dai já podemos prever o que vai acontecer: O cidadão não vai conseguir usar a maquina e vai piratear o Windows, Office, etc.

Seria melhor vender maquinas sem sistema operacional nenhum, pelo menos não seria um desserviço para o Linux.

--
Cesar Gimenes
Linux user #76132
Comentário de Bizonho
Esse PC para todos era pra: Esse PC para todos era pra vir com o Ubuntu. Nada a ver ficar colocando essas distros "meia-boca".
Comentário de fabiocax
Precisamos definir o que é: Precisamos definir o que é windows e o que é Linux para o usuário Desktop... Tá ficando chato!

http://alberti.no-ip.org/
Comentário de Grobsch
Suporte telefônico e empresa: Não se pode colocar qualquer sistema operacional, tem que ser um com suporte telefônico e empresa por trás dele. Se o Freedows é ruim, é outra história, mas tem que oferecer suporte pelo que sei.

OFF TOPIC: Como está ficando chato esse negócio de Ubuntu.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de espardo
"OFF TOPIC: Como está: "OFF TOPIC: Como está ficando chato esse negócio de Ubuntu."

Como já foi chato "esse negócio de Kurumin". ;-)

Mas é que, nos dois casos, é a primeira distro que muita gente que vem do mundo Windows usou sem nenhum problema. E acabam recomendando e fazendo propaganda. Não vejo isso como "chato" ou "ruim", afinal tem que existir alguma porta de entrada.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Fábio Emilio Costa
Acho que a questão é que o: Acho que a questão é que o Ubuntu e Kurumin partem do princípio que o usuário é leigo.

Acho que, ainda mais importante que a distro seria criar um material simples que o cara pudesse ler e entender o que vem a ser "linux", "software livre", "sistema operacional"...

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de ramonito1979
Olá pessoal, é a primeira: Olá pessoal, é a primeira vez que estou postando aqui no BR-Linux.

Bom, na minha humilde opinião, acho que a distro ideal para o Computador para todos é o Kurumin, pois foi ele quem alavancou o uso do Linux no Brasil, justamente para os usuários mais leigos. Pelo que percebo também, o seu fórum parece ser um dos fóruns de Linux mais movimentados e com pessoas capacitadas para solucionar problemas (não que nos outros fóruns não existam gente capacitada, existem até muito mais do que no fórum do kuruma), mas a questão é que é tudo brasileiro, a distro, as pessoas, o kurumin funciona perfeitamente em hardware ruim (lê-se PCCHIPS), tem suporte para softmodens nativo e já vem praticamente tudo pronto. Uma outra opção que eu acho legal também é o Mandriva, porém, é muito pesado. Não sei como está hoje, mas na época que eu usava o Mandrake 10.1 era 10 vezes mais pesado que o Kurumin. Bom, é apenas minha humilde opinião, não levem a mal. Um abraço a todos!!
Comentário de Djavan Fagundes
Distribuições erradas: Uso o Freedows no trabalho para fazer testes em ambientes web, acredito que é uma distro muito pobrezinha para tal missão. Me pergunto se não há ninguém em Brasília que veja que o problema do Computador Para Todos está na distribuição que ele oferece nos pc's, minha sincera dica, adorem distribuições mais bem acabadas e fáceis. Ex: Debian-Br-CDD, Ubuntu, Kurumin.
Comentário de yetlinux
Fênix: Já que a imprensa fez o favor de detonar o "Computador Para Todos", resigno-me a não criticar essa sobrevida do Freedows e espero que não simbolize também uma sobrevida do programa.

Espero que o programa perdure por muito mais tempo e com uma distro de melhor qualidade, descente, não importa quem a faça, desde que seja Linux e seja 100% livre.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004