Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Efeito Dell? HP fala em micros e notebooks com Linux pré-instalado

Enquanto a Dell aparentemente encontra dificuldades em decidir como reagir à sua própria pesquisa que mostrou que seus usuários desejam micros pré-instalados com Linux, a HP resolveu aproveitar a oportunidade e procurou a imprensa para falar sobre seus projetos em andamento para oferecer vários milhares de PCs com Linux no desktop. O representante da empresa foi intencionalmente vago sobre os detalhes, mas deixou muito claro que os projetos em andamento são reais e que constituem um indicador de que o Linux no desktop pode estar alcançando a massa crítica suficiente para atrair o interesse dos maiores distribuidores de hardware.

O texto lembra que a HP oferece há anos o Linux pré-instalado, em linhas específicas de produtos, e que a novidade é a existência de demanda em grande volume. No Brasil, a HP já ofereceu até mesmo PCs populares com Linux, participando do Computador para Todos.

Saiba mais (crn.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Isaque
A revolução do software livre: Eis ai um sucesso de revolução que começou de forma silenciosa e ganhou força e hoje é um verdadeiro marco, para a interação e busca da liberdade humana.
Sem dúvida não ha volta para as conquistas do software livre.
E as grandes corporações estão vendo isso, e se não quiserem ficar para trás terão que rever seus conceitos.
Comentário de Ethra'Za
HP e Mandriva: A HP, pelo menos na Europa, ja ha algum tempo tem uma parceria com a Mandriva Soft para distribuir notebooks e desktop com Mandriva Linux pré-instalado. Talvez eles estejam planejando o mesmo para o mundo todo. :)
Comentário de vinicius santoro
a hp já enviava: não sei se algum de você já sabia, mas a HP já enviava computadores com Mandriva desde de outubro do ano passado.
tanto é que comprei um micro novo da HP já com o mandriva.
Comentário de matiasjr
Faltou colocar os créditos: Faltou colocar os créditos da noticia.

Esse tipo de atitude da HP mostra que o linux está entrando realmente no mercado, pois está havendo procura por computadores tem tenham a opção de ter o linux pré-instalado.
Depois do fiasco da Dell e não atender os pedidos de seus clientes, aparece uma nova idea no site IdeaStorm que a Dell faça uma versão própria e de suporte a mesma, falta saber é se a Dell irá fazer a mesma coisa que fez anteriormente e ignorar seus cliente.
E só para finalizar não é coincidência que à a HP é no momento a maior fabricante de computares no momento, deixando para trás a Dell.

Matéria completa em portugues em:
DropsTech.org
--
http://www.dropstech.org
Comentário de brain
Créditos completos: Os créditos da fonte usada (crn.com) estão completos na notícia. Alguém submeteu anonimamente também esta tradução que você referenciou, mas preferi não utilizar.
Comentário de Xandi
Linux melhor que Vista:
A bastante tempo mesmo que o Linux oferece ambientes de desktop em 3D tao belos quanto os do Windows Vista.

Hoje o Linux nao deixa nada a desejar para o Windows em questao de beleza do desktop e facilidade de uso.

Se for para impressionar, uma maquina com Linux e interface grafica, deixa de queixo caido qualquer usuario de Windows Vista.

E todas as aplicacoes que tem no Windows, existe semelhantes e melhores no Linux.

Players de MP3, Divx, subtitlers, Firefox, MSN/Gtalk/ICQ, editores graficos, pacote Office, edicao de video, P2P/Emule, Bittorrent....

Quem precisa do MS-OFFICE, ele roda no Linux, existem ferramentas que "emulam" o Windows e roda-se o OFFICE perfeitamente. Quem nao precisa, tem o OPEN OFFICE que faz tudo igual tambem...

VIVA O LINUX !!! TREMA MICO$OFT !!!!
Comentário de ricardovm
Dell vs. Linux: Não lembro exatamente quando foi feita essa pesquisa da Dell. Mas você não acha que para a Dell distribuir computadores com Linux basta, do dia para a noite, começar a fazer instalações nas fábricas?

A HP parece ter começado a vender máquinas com Linux há bastante tempo, e por isso está na frente. Mas para Dell correr atrás, ela tem que preparar a sua equipe de suporte, testar todas as configurações, etc. Não é pegando um CDzinho do Ubuntu baixado ontem que eles vão começar a produzir essas máquinas.

Até onde eu tenha percebido, eles querem distribuir o Linux, mas é um processo que leva tempo.

Sei lá... o pessoal pra criticar esse, viu!

--
Ricardo
Blog Linkhos
Comentário de laurocesar
Não é bem assim...: Concordo que temos um sistema poderoso, robusto e flexível, grande parte disso conseqüência da filosofia de desenvolvimento e compartilhamento de informações. Mas ainda há lacunas no mundo do Software Livre que não foram preenchidas a contento. Temos programas comerciais que ainda não tem, ao contráriodo que você disse, uma opção melhor no Linux. Exemplo: AutoCAD.
Espero e aguardo ansiosamente que o Software livre tome conta de todos os espaços para que num futuro próximo a escolha entre livre ou proprietário seja apenas uma questão de opção pessoal.

Um abraço

======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de evandrofisico
e além disso...: No ambiente corporativo existem quase sempre aplicativos legados que devido a diversos fatores não vão rodar sobre SO's livres, impossibilitando que alguns dos principais interessados no GNU/Linux tenham sérias dificuldades em implementa-lo.

Na minha visão, distribuir as máquinas com Linux não é necessário, é mais interessante que se tenha desktops HOMOLOGADOS para linux, mesmo que distribuições específicas (assim como a IBM homologa e certifica o seu hardware para o Red Hat), pois isto garante ao grande consumidor compatibilidade de seu hardware com o SO sem a necessidade de pesquisas intensas e demoradas sobre compatibilidade de hardware.
Comentário de Malbe
Um atitude bem simples, para: Um atitude bem simples, para começar, seria a HP divulgar instruções, aos proprietários de seus notebooks (Pavillion dv6120BR, no meu caso), de como desbloquear o particionamento do HD, de modo a permitir dual-boot do Windows-Linux, sem ter que reformatar o HD.
Estou aguardando resposta deles à minha solicitação e ao meu direito.
Comentário de brain
Qual modelo?: Melbe, eu já instalei o Linux em diversos notebooks diferentes da HP, e nunca encontrei uma situação em que tivesse que formatar o HD contra a minha vontade. Qual o seu?

Em algumas vezes em que o usuário queria manter o Windows que veio pré-instalado, isso foi possível sem maior dificuldade, embora antes de fazer o resize da partição NTFS, tenha sido necessário realizar um procedimento de checagem de disco no próprio Windows antes, senão dava um erro durante o processo.

O que eu notei é que com o resize e reparticionamento usuais das distribuições, o recurso de dar boot por uma partição especial da HP que contém apenas um media player fica desabilitado, mas não acho que alguém tenha sentido falta.
Comentário de Manoel Pinho
HP DVXXX: Esses notebooks da HP, pelo menos o DV1000 que temos no trabalho vem com uma pequena partição reiserfs e com um linux instalado nela para reproduzir CDs e DVDs de áudio/vídeo sem ter que carregar o Ruindows. Basta colocar a mídia no drive e apertar uns botões.

A tabela de partições veio meio fora do padrão (não sei porque) e nem o Partition Magic conseguia reduzir a partição NTFS do windows pré-instalado (dava um erro no programa). Usei então esse programa

http://www.acronis.com/homecomputing/products/diskdirector/partitioning.html

Não cheguei a testar o parted/gparted.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Kirk
Linux no HP: Recentemente entrei em contato com a HP a respeito desse assunto e recebi esta resposta

Prezado Cliente,
Informamos que não existe possibilidade desse equipamento vir de fabrica sem o sistema operacional Windows, a HP Brasil só trabalha com Linux em casos expecificos de Desktops não de notebooks.

Comentário de Malbe
Notebook HP: Augusto, respondendo à sua pergunta, o modelo do meu notebook é o Pavilion dv6120BR, que veio com o Windows XP Home Edition instalado numa partição NTFS de 50GB e outra partição (FAT32, 6GB) com a restauração do sistema (a soma deveria dar 60GB: será que tem uma partição oculta?). Com um live-CD, usei o gparted para particionar o HD, mas retornou a mensagem que o disco é só para leitura(!). Outro particionador, rodando no Windows, acusou erro cujo número não me lembro. Ou seja, não foi possível nem tentar o redimensionamento do disco.
Gostaria de saber mais detalhes sobre o "procedimento de checagem do disco" que você mencionou, pois até agora não tive resposta da HP.

Comentário de brain
checagem de disco: o procedimento é rodar em uma janela do DOS o comando "chkdsk /f".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004