Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Educação precisa de mais web 2.0, diz MIT


“"O consultor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Seele Brown, defendeu o uso intensivo de ferramentas 2.0 na educação. Ao ministrar palestra no MIT durante o fim de semana, Brown defendeu que universidades e escolas em todo o mundo invistam em projetos de web 2.0 e incentivem seus alunos a participar de wikis, blogs e comunidades que produzem conteúdo para a internet.
Brown, que já foi cientista do MIT, diz que projetos pedagógicos baseados nesta tecnologia permitem que os usuários criem a cultura de produzir conteúdos e de debatê-los entre os membros de uma rede social.
O consultor afirma que é um desafio para a maior parte dos professores sair do papel de "emissor único de conhecimento" e ver o aluno não só como "receptor", mas também como construtor da informação. Brown diz ainda que a análise de conteúdos publicados em blogs e wikis permite ao professor perceber com maior clareza quais as deficiências de seus alunos e onde reforçar as aulas".

Esta reportagem, de Felipe Zmoginski, do Plantão INFO, publicada no UOL-Tecnologia, deve chamar a atenção, especialmente do Governo brasileiro, quanto à necessidade de esforços no sentido de priorizar essa implementação para alavancar os projetos que está inseminando e gerindo - todos muito bem-vindos.”


Enviado por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Bravo!: Bravo!
Tenho a mesma opinião. O teleduc por exemplo, que é um sistema muito usado, ainda carece muito de web2.0. Os wikis devem ser WYSIWYG.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
http://silveira.wordpress.com
Comentário de Dm7
Bom para a Educação, mas: Bom para a Educação, mas é para o desenvolvimento de softwares livres? Eu não defenderia o uso intensivo, mas o uso casado com outras opções livres.
Comentário de nemesis
o que wikis têm a ver com: o que wikis têm a ver com WEB2.0, um termo de marketing geralmente associado ao outro termo de marketing AJAX para falar de aplicações web com forte foco no lado cliente via severa manipulação da interface web via javascript?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Segundo o criador do termo: Nessa tua visão puramente tecnológica do significado de web 2.0, realmente tem pouco. Mas na visão do criador do termo, tem bastante,
Comentário de lai_manichi
Web 2.0 vai muito além da tecnologia: Oi Nemesis!,

O pessoal de marketing e sua eterna mania de vender-vender-vender começaram a promover a Web 2.0 como uma solução tecnológica quando ela é, na verdade, uma "revolução social".

Nesse artigo do Webinsisder sintetiza bem o que é a Web 2.0. Se extrapolarmos um pouco, o movimento do Software Livre é um "movimento web 2.0". Como assim?

O núcleo do SL foi a produção coletiva de conhecimento (quem acha que software é ferramenta, precisa rever alguns conceitos), onde todos "trocam figurinhas" produzindo algo melhore e mais incorpodado, porque N cabeças pensam muito mais do que uma.

A idéia de web 2.0 na educação é o caminho certo, pois só com a produção coletiva de conhecimento que a sociedade se desenvolve.

s/+,

.faso

--
brincando e educando - mundesign.org
Comentário de King Diamond
Uma charge do Angeli sobre a educação e inclusão digital: Uma charge do Angeli sobre a educação e inclusão digital:

http://www.ciadaescola.com.br/zoom/imgs/230/image009.jpg