Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editorial: Winston Churchill e os fanáticos

Esta semana teremos um editorial bastante curto ;-) Veja abaixo a íntegra.


Existem duas Microsofts?



A Microsoft tem gerado uma grande quantidade de notícias por aqui ultimamente, mas esta aproximação que ela vem tentando com o software livre realmente merece alguma cobertura, embora ainda não esteja muito claro onde isso vai levar.

Esta semana tivemos uma amostra clara desta realidade conturbada: ao mesmo tempo em que anuncia a versão brasileira de seu site sobre código aberto e finalmente informa que irá suportar o ODF na linha MS Office, a empresa recebe multa altíssima na UE por não atender a requisitos de interoperabilidade e vemos análises indicando que foi necessário haver pressão governamental para que o ODF fosse incorporado a seus produtos.

Muita água precisará correr sob esta ponte ainda...

Recentemente tive oportunidade de entrevistar Bill Hilf, do laboratório de interoperabilidade da Microsoft. A terceira pergunta foi justamente sobre esta aparente dicotomia. Se você tiver interesse, dê uma olhada!


Winston Churchill e os fanáticos



O primeiro-ministro inglês Winston Churchill definiu fanáticos como sendo pessoas que não aceitam mudar de idéia e nem conseguem mudar de assunto. Achei interessante, principalmente à luz de recentes discussões por aqui.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de feraf
eu devo ser um fanático: eu devo ser um fanático então... fanático pela liberdade, pela tecnologia, pela ciência da computação, e pelo software livre. O software proprietário pode até ter usuários, mas nunca terá seguidores, como o software livre :-)
Comentário de henry
em parte....: ... vc tem razão. Em outra não.
Os seguidores do software livre são os que lutam por algo maior, a liberdade de ver o código fonte(não necessariamente a gratuidade do software).
O software fechado tem seguidores, mas não são os usuários. São os que ganham dinheiro com o modelo de negócios do software fechado. Bem ou mal, a M$ sustenta uma longa e rentável indústria de produtos de segurança devido ao relaxo(*) com que seus sistemas são feitos. E querendo ou não, os fabricantes de antivirus e firewalls tem familia para sustentar, e as revendas de software também.


(*) compatibilidade com velhos sistemas, velhos bugs, velhos paradigmas de programação e lançamento...

Comentário de kiss the blade
eu devo ser um fanático: eu devo ser um fanático então... fanático pela liberdade, pela tecnologia, pela ciência da computação, e pelo software livre.

Nao, vc é só um nerd sem esperança mesmo.
Comentário de anon
Voltou ?!:
O Troll de Estimação do falecido pontobr voltou.

Ou será um copiador que resolveu aproveitar o nome ?


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004