Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Se a Microsoft tem mesmo uma carta na manga, o que ela está esperando?

Brian Profitt publicou no seu editorial desta semana uma série de questionamentos muito interessantes sobre a encruzilhada em que a comunidade do software livre se encontra agora que a Microsoft, a Novell, a Sun, a Oracle e outras empresas relativamente arrivistas estão procurando trazer ao nosso meio as suas formas usuais de agir, cooperar e competir.

Algumas das questões levantadas são mesmo muito dignas de debate. Vamos a elas:

A Microsoft não fez afirmações diretas, não identificou quais os seus direitos que poderiam estar sendo infringidos pelo software livre, nem nunca afirmou de forma objetiva e definitiva ter base para ingressar legalmente e com razoável expectativa de vitória contra algum desenvolvedor, usuário ou distribuidor de software livre. Quando paramos, como comunidade, de nos preocupar mais diretamente com aspectos (incluindo os termos de licenciamento) que incentivam o avanço tecnológico do software livre, e passamos a nos dedicar a bloquear no futuro os movimentos que a Microsoft já fez no passado, já não estamos fazendo o que ela quer, e movendo o jogo do campo tecnológico (onde já temos considerável impulso) para uma retranca que é justamente a estratégia em que ela gosta de jogar?

Se a Microsoft tivesse mesmo uma carta na manga e desejo de jogá-la, por que ela teria esperado até o Linux virar uma indústria multi-bilionária para jogá-la, já que não é no dinheiro das ações judiciais que ela tem interesse?

Considerando a possibilidade de a Microsoft não ter esta carta na manga, ou o desejo de jogá-la de forma definitiva, a competição entre Windows e Linux passa a ser nos campos tecnológico e de custos - não será precisamente isto que a empresa está querendo evitar, nos conduzindo para uma retranca sem nunca mostrar as cartas que tem na mão?

Uma noção de Direito comum aos norte-americanos é que não se legisla contra indivíduos ou grupos. Isto não se aplica à redação de licenças de copyright (como a GPL), porque adotá-las não é compulsório - você pode optar por não usar o software, ao contrário do que ocorre com as leis. Ainda assim, é desejável para nós como comunidade conduzir o desenvolvimento de uma forma reativa?

Brian não concorda com a afirmação comum de que a Microsoft está tentando matar o software livre - porque isso nem mesmo interessa a ela. Ela pode estar tentando matar empresas concorrentes, como a Red Hat, ou mesmo a Novell, que acabam recebendo dinheiro que de outro modo poderia ir para os bolsos dela. Reações exageradas e atitudes sectárias podem nos colocar uns contra os outros, e certamente isso não beneficiaria a nós mesmos, mas sim a ela.

Vale a pena refletir a respeito. E se a carta na manga nunca for jogada, o que estamos deixando de fazer pelo nosso próprio interesse, enquanto brigamos entre nós?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Blefe: Assim como no jogo, quem não tem uma carta para encerrar o jogo de vez blefa para ganhar tempo e amedrontar os adversários. O primeiro blefe foi usar a SCO e agora está usando a Novell para fazer esse papel sujo.

A M$ deve estar desesperada porque o Vista será um fracasso, a não ser é claro que se torne popular como as versões anteriores por causa da pirataria. Não é à toa que já estão aparecendo na imprensa notícias ensinando como burlar o propalado sistema anti-pirataria do Vista

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2006/12/08/idgnoticia.2006-12-08.4754561285/IDGNoticia_view

O absurdo dessas reportagens é que dão o nome do arquivo torrent a procurar, o site de onde baixar, numa clara torcida para que existam mesmo formas de piratear o produto. É triste ver que entre jornalistas especializados em informática há uma clara torcida para que o controle à pirataria continue ineficiente e assim continuem atingindo a maioria do público com seus artigos e dicas de Windows, M$ Office e programas popularizados pela pirataria.

Podem anotar que se a M$ se sentir ainda mais ameaçada fará a jogada que sempre fez, permitindo que os usuários domésticos do terceiro mundo pelo menos continuem usando os seus produtos sem pagar. Isso é mais prejudicial ao crescimento do linux do que qualquer SCO, patente de software ou outra tática suja.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Sandro Amilton Vieira
Falou tudo: Falou tudo e isso mesmo e nos sofremos muito com isso tanto desenvolvedor como aqueles que apóiam diretamente na divulgação do opensource....
Comentário de nemesis
não acho correto incluir a: não acho correto incluir a Sun nesse meio. Qual outra das empresas citadas abriu sob licensas open-source o código-fonte de:
* um robusto sistema operacional (OpenSolaris)
* uma poderosa suíte de escritório (OpenOffice)
* uma eficiente máquina virtual, com bibliotecas associadas e ambiente de desenvolvimento completo e multi-plataforma (Java/Netbeans)

melhor corrigir antes que outros chatos como eu arranjem confusão... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Sem contar projetos de hardware ....: ...open source como o OpenSparc.

http://www.sun.com/processors/opensparc/

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de hardware
aguardemos...: Para mim a Microsoft ja comprou a Novell (e o SUSE) e está aguardando o melhor momento para dizer isso ao mercado - lembre-se que no acordo a MS pagou 400 milhoes a Novell enquanto a Novell pagou somente 10 a Microsoft. Quanto ao IDG Now que publica os arquivos de crack, é realmente muito estranho esta política visto que eles recebem muito patrocinio da Microsoft e seria lógico prever que a empresa não aceitasse esta postura do IDG Now. Quanto ao Vista, acho que realmente será um fracasso principalmente nos países mais pobres porque o custo de aquisição de um novo hardware mais potente não se justifica só para rodar um sistema 'bonitinho'. Ah, outra coisa que achei muito estranha foi a instalação do Vista, a interface grafica e 'a lá' SUSE e a denominação das partições é muito similar ao Linux! Chamam de HD1, HD2...
Comentário de Jack Ripoff
Ridículo: Esse comentário classifica você como um "não sei do que estou falando, mas falo mesmo assim".

Em primeiro lugar, a Novell tem um portifólio de patentes muito superior ao da Microsoft. É natural que a Microsoft tenha que pagar mais para a Novell do que o contrário. Lembre-se de que a Novell é a dona dos direitos adquiridos do Unix, do CP/M (pai do MS-DOS), do WordPerfect e do Quattro Pro (vendidos para a Corel), entre outros. Se ela quisesse, ela poderia e usaria sua "propriedade intelectual" contra a Microsoft e até contra a comunidade do software livre! Os lucros obtidos com o MS-DOS pela Microsoft são totalmente ilegais (o MS-DOS é uma cópia quase que perfeita do CP/M), o Word e o Excel são cópias de seus concorrentes, e querendo ou não o Linux usa conceitos do original System V. Mas ela faz isso? Não, muito pelo contrário: ela cria a OIN. Esse acordo, ao contrário do quê os fanáticos usuários de Linux pensam, só tende a proteger o Linux e a melhorar a compatibilidade entre ele e o Windows!

Quanto ao Vista, dizia-se a mesma coisa na época do lançamento do XP, e no entanto veja o sucesso que teve...

Agora, dizer que o Vista "denomina as partições de forma similar ao Linux" porque ele chama de HD1, HD2, e assim por diante, é no mínimo uma grande ignorância! O Linux, como bom decendente de sistemas como Unix e Plan 9, cuja filosofia é "tudo no computador pode ser acessado por meio de um arquivo" (o melhor tipo de abstração já criada, na minha humilde opinião), listam os dispositivos de armazenamento e suas correspondentes partições como arquivos do seu sistema de arquivos - de acordo com seu endereço de hardware. O Windows, por outro lado, cria uma lista abstrata de dispositivos outrora denominados aglomeradamente por meio de letras do alfabeto, agora diferenciados pelo tipo... uau, grande avanço! Algo que deveriam ter feito desde o primeiro dia...
Comentário de Emanuel San
Ridículo! Nem tanto meu caro Jack!:
a Novell tem um portifólio de patentes muito superior ao da Microsoft. É natural que a Microsoft tenha que pagar mais para a Novell do que o contrário.


Se a Novell tivesse mesmo esse poder de fogo teria usado para abater o concorrente antes que esse lhe roubasse quase todo mercado de SO's de rede usado nas empresas nos anos 90.

Esse acordo, ao contrário do quê os fanáticos usuários de Linux pensam, só tende a proteger o Linux e a melhorar a compatibilidade entre ele e o Windows!

Nós usuários sabemos que o acordo pode fazer o que vc está dizendo, mas o problema não é esse:

1 - o acordo parece beneficiar só o Linux da Novell. E as outras distribuições como ficam?

2 - permite a Novell usar idéias patenteadas da M$ e enxertá-las no Linux. Mas de novo vem o problema 1. As demais distribuições não vão poder usar.

3 - admite implicitamente que o Linux têm problemas de patentes, mas não diz onde (nem aonde). Assim, pode-se estar caindo num blefe. No lugar de desafiá-los a mostrarem as cartas.









Comentário de deysonthome
Os dois comentários: Os dois comentários anteriores ...do Manoel Pinho e do Hardware...foram excelentes....de cunho hitórico e de avaliação de um possibiliade na qual invisto minhas fichas.......A M$ deve ter comprado a Novell ou está para fazer isso e com isso ela fecharia o ciclo venderia as soluções casadas e aos poucos fundiria num pacote...vindo a fazer sentido o virtualizador da M$ e outras coisas mais ...
Não existe nada de absurdo nessa hipótese, e o fato da Novell ter um portifólio maior a coloca como excelente opção para a M$....pois a tornaria dona de um portifólio ' maior '......inclusive creio que eles possuem bastante recursos para comprar algo que poderia torná-la líder de mercado....dobrando o capital investido em pouco tempo....ou não ?

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Jack Ripoff
Se a Novell tivesse mesmo: Se a Novell tivesse mesmo esse poder de fogo teria usado para abater o concorrente antes que esse lhe roubasse quase todo mercado de SO's de rede usado nas empresas nos anos 90.

Você está querendo contestar os fatos? Dizer "se ela tivesse" é ignorar a história - e junto com ela as aquisições da Novell. Além do mais, o fato de ela não ter usado suas patentes como arma só serve de prova que a Novell não é, como alguns ignorantes andam dizendo, a nova SCO. Muito pelo contrário, ela já provou que é a maior amiga da comunidade do software livre.


1 - o acordo parece beneficiar só o Linux da Novell. E as outras distribuições como ficam?

Isso é o que a Microsoft quer que você pense. Assim das duas uma: ou todos quebram porque o único Linux "legal" é o da Novell; ou a Novell quebra porque ela é segregada da comunidade e "seu" Linux distingüido. E nesse meio tempo todo mundo esqueceu que Linux é Linux e de quebra ainda reconheceram (por debaixo do capuz) que o Linux infringe "propriedade intelectual" da Microsoft. Esperta essa atituda da comunidade, hein?


2 - permite a Novell usar idéias patenteadas da M$ e enxertá-las no Linux. Mas de novo vem o problema 1. As demais distribuições não vão poder usar.

Eu acho que você não sabe muito bem do que está falando, mas de qualquer jeito o acordo envolve apenas interoperabilidade (entretanto eu não vou discutir isso porque realmente o acordo ainda está um pouco obscuro). Além do quê, o Linux já está recheado de "idéias patenteadas da M$": o Samba é o quê?


3 - admite implicitamente que o Linux têm problemas de patentes, mas não diz onde (nem aonde). Assim, pode-se estar caindo num blefe. No lugar de desafiá-los a mostrarem as cartas.

Bastante corajoso você, por que você não os desafia a mostrar as cartas? Como eu já disse, não é do feitio da Novell combater fogo com fogo, mas se você quiser pode ler a carta aberta à comunidade do Ron Hovsepian. Legalmente, esse argumento não tem a menor validade...
Comentário de hamacker
Além do quê, o Linux já: Além do quê, o Linux já está recheado de "idéias patenteadas da M$": o Samba é o quê?

reimplementação do cifs/smb, não necessariamente precisa ter máquinas windows, mas o maior uso é fazer algumas máquinas windows pensarem que estão se conectando a um servidor windows.

É invenção da IBM e não da Microsoft. Foi incorporado e modificado pela microsoft, se não me falha a memória no Windows 3.11.

É dificil encontrar uma invenção da própria Microsoft, embora ela tenha muitas patentes. Até o Windows era projeto inicial com a IBM.
Comentário de Jack Ripoff
Muito bem lembrado hamacker.: Muito bem lembrado hamacker. Realmente é difícil encontrar alguma inovação criada pela Microsoft, mas isso pouco importa quando você é o dono da patente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004