Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editorial: Como reagir ao surto de censura na Internet brasileira?


Uma série de leitores tem enviado links sobre a onda de censura que parece estar se abatendo sobre o Brasil, e especialmente no judiciário paulista, no que diz respeito a bloquear acesso a sites com base no conteúdo que exibem.

O BR-Linux ocasionalmente recebe solicitações de remoção de conteúdo, que trato com a maior atenção, sempre com base nos termos de uso do site. Ainda não ocorreu de haver medida judicial neste sentido por aqui, embora comunicações de advogados sejam comuns (e usualmente desnecessariamente exageradas), e o diálogo sempre foi suficiente para resolver todas as questões (se o seu site ainda não publica seus próprios termos de uso, recomendo passar a fazê-lo urgentemente, e sinta-se à vontade para se basear nos do BR-Linux).

E na manhã de hoje gastei algum tempo prestando assessoria extra-jurídica a um colega mantenedor de outro blog, que estava sendo ameaçado por uma pessoa mencionada em uma notícia dele, reproduzida de outra publicada na imprensa, e relacionada a um vídeo "íntimo" distribuído pela própria parte interessada, e que causou sua demissão de uma rede de TV nacional. Acredito que ele chegou a uma boa solução, bem mais interessante do que uma contenda jurídica, mas não vou revelar os detalhes ou links para não prejudicar ninguém - peço que ninguém publique nos comentários também.


Inquisição espanhola


A responsável editorial pela revista Info publicou em seu blog individual uma peça bastante ferina e irônica sobre a recente decisão do judiciário paulista de proibir comunidades anti-Rubens Barrichelo no site de relacionamentos Orkut. Trecho da manifestação irônica da Sandra Carvalho: "Uma internet totalmente gentil, só com opiniões a favor, é muito melhor do uma web caótica e democrática, onde cada um pode dizer o que pensa, evidentemente. Como não pensamos nisso antes? Vamos reconhecer: de que serviram, até hoje, as gozações com o Rubinho Barrichello? Só denegriram o talento nacional, é claro. Agora que o Tribunal esclareceu que no Orkut só podem florescer as comunidades a favor, tá tudo dominado, e em paz. Não está? Prêmio Nobel, pls."

Como o cidadão pode reagir?

Está claro que até o momento não houve ordem judicial de censura diretamente ao cidadão. No caso Cicarelli, o desembargador ordenou aos provedores de acesso internacional que exercessem medida técnica de bloqueio, e neste caso do Barrichelo, a ordem é para os administradores do Orkut, para que removam as comunidades que criticam o piloto.

Nestes casos, a forma de ação básica e legítima do cidadão indignado com a restrição pode passar por 3 métodos, desde que não cometa ilegalidades incidentais (como por exemplo praticar calúnia, injúria ou difamação, ou infringir o direito de imagem ou direitos autorais de alguém) ao praticá-los:

Método 1: encontrar formas alternativas de acessar os sites bloqueados, e ajudar a divulgá-las. A ordem judicial para que os provedores tomem medidas técnicas não torna ilegais os acessos pelos cidadãos, embora os provedores citados possam passar a ter a obrigação de impedir todos estes acessos alternativos também. No caso Cicarelli eles não tinham, pois a ordem judicial definia expressamente quais as medidas técnicas que deveriam ser tomadas. Mas será que eles conseguiriam bloquear todas as alternativas?

Método 2: Usar locais e formas alternativas, que não tenham sido vedadas, para exercer o direito de livre expressão. Não tenho dúvida de que Rubens Barrichelo irá ganhar uma legião de novos interessados em criticá-lo, com a divulgação da notícia de que ele solicitou (e obteve) censura a quem o fez anteriormente. E estes interessados encontrarão onde se expressar. Da mesma forma, a imprensa noticiou que sábado acontecerá até mesmo um protesto em frente à sede da MTV contra a sua apresentadora tão em evidência nos últimos dias.

Método 3: Votando com a carteira e a consciência. Não sou fã de boicotes, mas tenho pouca dúvida de que os impetrantes destas ações de censura não vão ser chamados para muitas ações de marketing ou comunicação no futuro próximo - e se forem, não será com os mesmos resultados que obtinham antes.

Aspectos legais e jurídicos

O melhor a fazer, quando há dúvidas a este respeito, é consultar um advogado. Eu não sou um deles, portanto não tome nada do que leu aqui como conselho legal.

Mas lembre-se de que vivemos em um estado de direito, que é livre a manifestação do pensamento (vedado o anonimato), e que não se pode ser proibido de fazer algo sem amparo legal.

Lembre-se também de que calúnia, injúria e difamação são crimes mesmo quando a pessoa tiver provocado a sua reação, e que publicar vídeos sempre pode infringir os direitos autorais e de imagem de alguém envolvido.

Para saber mais da minha opinião sobe a legalidade de burlar o recente bloqueio do YouTube, leia meu texto de sábado passado. Se o assunto lhe interessar, veja também a análise do Glaydson Lima.

Quanto a respostas jurídicas à censura já ocorrida, acredito que não tardaremos a vê-las surgir - seja contra os impetrantes ou contra as concessionárias.

Num país em que no mesmo semestre a justiça manda desativar sites por fazerem críticas a personalidades, censura previamente a publicação de um livro devido à manifestação de uma celebridade nele analisada, e bloqueia acesso a um serviço útil porque ele inclui vídeos de uma modelo fazendo em público algo que ela preferia não ver divulgado, é de se perguntar qual o próximo passo: apreender e queimar livros em praça pública? Legalizar a tortura em nome do bem comum? De que outras liberdades esperam que o brasileiro abra mão?

Para fechar, lembre-se novamente: a Internet foi projetada para resistir a um ataque nuclear, e tende a rotear ao redor de tentativas de censura e bloqueio - ainda mais em casos como este, em que o próprio magistrado que proferiu a sentença tinha tão pouca certeza do que estava determinando, que no mesmo dia "confirmou" para a imprensa - em desacordo com os autos - que o bloqueio completo nunca foi determinado.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Libertário
O paráiso da lei: "O rebanho das ovelhinhas": É a ditadura do politicamente correto, a sensação de impotência da lei diante de formas de expressão livres e a ignorância técnica destes sujeitos que fazem que eles tomem decisões como estas.

Cabe a nós combatermos isso mostrando a outras pessoas como furar os bloqueios e protestando contra qualquer tipo de violação a liberdade de expressão.

Ou senão acabaremos como um grande rebanho de ovelhinhas...



Comentário de Kazuo Teramoto
"a imprensa noticiou que: "a imprensa noticiou que hoje aconteceria"
Ops, hj não, sabado (e para os perdidos hj é sexta feira)
Comentário de anderson
V de Vingança: "Idéias são à prova de balas"

quem puder leia os quadrinhos ou assista o filme! Hq é bem Melhor!

Será que teremos que sair de mascaras? ou fazer manifestos?

Veremos o que vem mais por ai!
Comentário de brain
corrigido, obrigado!: corrigido, obrigado!
Comentário de vrl
Acomodação: Infelizmente vivemos no reino da acomodação e do esquecimento.
Daqui há um tempo "essa poeira irá baixar" e "iremos" ficar tranqüilos com os próximos capítulos dessa comédia.
Comentário de Geraldo Gomes
Hahaha: Falem mal mas falem de mim.

A ideia e essa mesmo, o que esses fulanos da midia querem e aparecer. Só que a opinião pessoal é uma coisa, mas na medida que ela torna-se publica ela pode gerar ofensa, perjurio etc ...

A minha ideia aqui é propor o seguinte.
Vamos ignorar, colocar o nome destes no esquecimento. E fazer de tudo para que nao vire moda o que eles fazem para censurar quem não gosta, ou apenas se diverte com as suas figuras.


Comentário de Carlos Garcia
Vamos responder na mesma moeda: Se essas pessoas querem nos calar, vamos fazer o que querem.
Nunca mais vou comentar nada a respeito desses dois "ilustres" cidadãos.
Vou relegá-los aos limbo do esquecimento.
Pois sugiro ir além: Não compro mais produtos que sejam anunciados por esses indivíduos. Com o tempo serão esquecidos até pelos anunciantes...
Comentário de adilson
Nobody expects the spanish inquisition!: "Amongst our weaponry are such diverse elements as: fear, surprise, ruthless efficiency"
Não poderia ter caído melhor :)
--
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de popolony2k
Cheguei a sugerir ...: ...textos sobre a demissão de Cicarelli e a decisão da justiça em favor de Rubens Barrichello e cheguei até pensar que o br-Linux iria se calar quanto ao momento visível de censura que esse País passa.

Ainda bem que eu estava enganado.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user

Comentário de yamane
Rubens Barrichelo fecha comunidades do Orkut: Mais um caso de censura:
Rubens Barrichelo ganha o processo contra o Orkut e o Tribunal de Justiça de SP manda fechar todas as comunidades que fazem referência à suposta má sorte do piloto e ironizam os resultados de Rubinho na Fórmula 1.

Detalhe: As comunidades que falam "bem" do piloto não precisam ser retiradas do ar!

Lamentável!

Um abraço,
Renato
Comentário de Daniel Dantas
O problema é o Judiciário: Achava que o Poder Judiciário existia para proteger a sociedade (no caso, proteger da censura) e não indivíduos. Como bem colocou o Nelson Jobim (Presidente do STF na época), ao aprovar a contribuição dos inativos (se lembram??), o interesse coletivo se sobrepõe ao interesse individual. É do interesse coletivo que haja censura?? Sei não.

Muito se discute no Direito sobre os limites da liberdade de expressão e do direito a privacidade. Como uma pessoa pública pode exigir que só falem bem dela?? Por acaso, filmaram a Cicarelli dentro de casa?? Não deveria a Cicarelli ser processada pelo MPU por atentado violenteo ao pudor?? (E aí, MPU??) Por que são as pessoas inocentes que são punidas quando uma pessoa pública faz algo hediondo como isso?? Tinha que ser na praia?? Não dava para aguentar até chegar em casa???

Muito me entristece é o fato de um juiz de direito, pessoa culta, erudita, investida de poder pela sociedade para proteger a própria sociedade, e não interesses individuais, se submeter a esse tipo de papelão, de censurar um dos sites mais visitados da Internet. Será que esse mesmo juiz pensou no quanto ia proteger a sociedade quanto tomou essa discutível decisão?? Ou foram outros interesses que orientaram a sua decisão?? Interesses que vão de encontro ao interesse coletivo, a única coisa que sustenta todo o poder que um juiz tem e que nunca deveria ser ignorado.

Será que a culpa é mesmo da Cicarelli?? Se eu fosse a Cicarelli ou o Rubinho, não teria nenhum pudor de fazer o que eles fizeram. Que culpa tem uma pessoa que faz algo apenas para se proteger?? Errado não está a pessoa que censura tudo e a todos para proteger uma pessoa que já fez algo errado e está pagando por isso?? Na minha opinião, os juizes que dão esse tipo de decisão é que deveriam ser criticados por abusarem do poder que lhes é concedido, com o intuito de favorecer interesses pessoais.

Acho que o judiciário precisa de um reforma mesmo. (Espero não ser preso ou censurado por emitir a minha opinião sobre o caso.)

Comentário de leonardotsr
Bom texto, mas...: uma correção: A Cicarelli NÃO cometeu atentado ao pudor simplesmente pelo motivo de quando resolveu entrar no cio ela não se encontrava no Brasil, não sendo portanto, sujeita às leis desse pais.

Leonardo
Comentário de emanuelsan
A ótica da nossa lei deveria prevalecer:
Tá certo que a justiça talvez não possa processar legalmente aquela @#@!%*, mas o que ela fez no outro país ainda deveria ser atentado ao pudor pela ótica da nossa justiça.

Vamos exagerar para ver como pegaria mal se o crime fosse outro. Ela mata o namorado, como faz uma viúva negra depois da cópula, é filmada, o vídeo é tornado público e ela chega ao Brasil, toma posse de todos os bens do namorado (pois ele deixou um testamento para ela) e entra na justiça para tirar o vídeo do ar, alegando direitos sobre a imagem e que o vídeo invadiu a sua privacidade. Digamos que a Espanha não tenha tratado de extradição com o Brasil. E agora? O que faria o dito juiz? As testemunhas são espanhólas, o crime foi cometido fora, não há provas exceto o vídeo, não há como fazer reconstituição no local do crime e não há como intimar alguma testemunha para dar um depoimento.

O vídeo foi feito na Espanha, por um Espanhol, se houve algum direito violado daquela @#@!%*, foi lá. O cara também publicou o vídeo num site nos States. E agora? Se a justiça não puder fazer nada com ela na situação do parágrafo anterior (e mesmo na situação real de atentado ao pudor), pq pode aqui nessa situação?
A justiça devia era ter dado um chute no traseiro dela, mandado que fosse para a Espanha ou os States se quisesse processar alguém.


Comentário de deysonthome
Amigos.: Amigos.

Muitas pessoas ficam irritadas quando uma crítica dirigi-se ao Brasil como um todo....Quando falamos ' ah,,,o Brasil...tal e tal...', mas vejam bem, não são algumas pessoas isoladamente, mas é o país sim, que tem algo estranho. Muito estranho até. Em qualquer país desenvolvido, críticas são livremente expressas, até contra autoridades..pois isso é que se traduz como democracia.
Nosso povo. Os brasileiros, são desmotivados e desunidos em sua maioria. Não são destemidos, são acuados por autoridades e bandidos, que fazem e desfazem, por saberem que não haverá resposta. Não haverá reação.
Por isso, vivemos de fato..ou vivem vcs aí no Brasil....uma ditadura imposta pela classe política, que se mostra quando o direito individual é violado por uma ' autoridade que se impõe ' imparcialmente. A sociedade não tem representatividade..se alguém cria uma entidade representativa e cresce, o poder o absorve e dissolve a credibilidade da entidade...e assim vai...
Quem sabe, que um dia.. o povo...ao se desnvolver mais..irá descobrir que na democracia o poder emana do povo para o povo...mas não estou falando da massa disforme, discriminada por estratificação social, religiosa e racial como existe aí no Brasil. Diferenças que causam desagregação e povo passa a ser algo disforme e fragmentado, dando chance ao crescimento destes canceres políticos e autoritários..que aumentam seus salários e ditam as regras com base em leis que eles mesmo criam....um governo que emana deles para eles..não há democracia..ou vcs pensam que democracia é votar de forma obrigatória em políticos que se revesam mas que não se renovam ?
Fui no Banco do Brasil aqui no Japão....assim como o consulado brasileiro...é igualzinho no Brasil...vc perde um dia inteiro para ser atendido..sabe porque ?porque os funcionários criam a necessidade de horas extras para ganharem mais no final do mes....e quem sofre é quem tem que ir lá....Em qualquer órgão japones vc é atendido e resolve o que deseja em minutos....bancos não tem fila... é impressionante como funciona.....mas nas coisas dos brasileiros....é incrível a inoperância...
E o que ocorre hoje no Brasil é exatamente isso....um caos onde a desonestidade veste a capa da correção e expõe o autoritarismo vulgar dos comprometidos com seus próprios objetivos..enquanto o povo...essa massa de manobra....'..vida de gado, povo marcado e povo feliz.....' música bem atual..ou perene poderíamos dizer...
Enquanto houver essa inércia, essa covardia...não se pode esperar nada de bom por aí....
Aqui no Japão...se um bandido tentar incendiar um ônibus, muitos irão morrer, porque as pessoas vão lutar...ninguém irá se submeter.....Lutem por essa liberdade...pois se a perderem, estarão perdendo muito.

-
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de ppinto22
Liberdade e democracia?!: É! Liberdada na internet é fundamental! Só que no primeiro mandato do senhor Lula, ouve a tentativa absurda do governo de silenciar os Procuradores e a imprensa!!! Infelizmente não vi quase ninguem lutar contra isso. O que está faltando de fato para nós brasileiros? Já conclui que nossa sociedade e amoral e demagógica; continuamos tentando levar vantagem em tudo e vai por ai afora...
Este povo é abençoado porque este País esta localizado em um dos locais mais privilegiados do planeta, ou seja, estamos livres de muitas catastrofes naturais ( mas não as provocadas por nós, como o desmoronamento do metro em SP e da qual com certeza, não haverão responsáveis, pois a fatalidade é constante e maior responsável por tudo o que acontece!), mas não damos valor e seguimos destruindo mais do que a natureza, a sociedade... bom acho que não preciso continuar escrevendo aquilo que, literalmente, estamos carecas de saber!
Abraços,
Paulo
Comentário de RAfael
Pra min a pessoa deve arcar: Pra min a pessoa deve arcar com os seus atos. Pode parecer piada mas pensem no Rubinho: a ferrari isso, aquilo.. ai foi o Massa e.. vitória. Palhaçada nao é o que falam dele, mas o q ele faz e nao é homen o suficiente pra assumir. Fica pondo a culpa nos outros.
Comentário de Cretino
Censura Na Internet: Pessoal, muito se disse, pouco se falou e menos ainda se resolveu !!

Nós já tivemos alguns casos de advogados entrando em contato, localizaram até os telefones e´usam uma ameaça simples, porém convincente. A última foi a da tal advogada, que removemos para evitar maiores problemas. Mas o vídeo está solto por aí, vai passar por todo mundo mesmo !!

De qualquer forma, sou adepto de criar um domínio no cazaquistão, na faixa de Gaza ou até no Iraque, para armazenar estes conteúdos realmente proibidos. Não me refiro a pornografia Infantil, mas a isto que nós bloguieros fazemos; Divulgação de assuntos que interessam a todos, usando a mais pura VERDADE dos FATOS !!
Comentário de sapere aude
Domínio no exterior: O Cocadaboa.com faz isso há um bom tempo!

Quer nos processar? Boa sorte, estamos hospedados na Eslovênia.

Pelo andar da carruagem, os servidores proxies (e principalmente a rede Tor) serão nossos melhores amigos.
Comentário de Roger de Almeida Haroldo
O BR-Linux precisa abrir um espaço para debates: Esse é um debate super interessante. O BR-Linux deveria ter um espaço permanente, pois muitas vezes uma notícia gera uma polêmica de alto nível, mas como as notícias correm, os debates se perdem no tempo.

Por isso, o BR-Linux deveria manter um espaço do tipo fórum mesmo, para que as pessoas criassem um tema para ser debatido. Não é para ser técnico (tira dúvidas) mas cultural, filosófico, pontos de vista.

Isso pode fomentar negócios, cativar pessoas que ainda não entendem o software livre mas tomam decisões importantes em grandes empreendimentos.

Além disso, podemos debater o que vai se seguir de agora em diante: a censura na internet. Temos que conviver com esse problema.

Aproveitando,
Não consigo mais autenticar no BR-Linux

[]
Roger


Comentário de ricardomoc
Censura não - Direito sim: A censura não deve ser fomentada. Se o que aconteceu foi público, à vista de todos, não se pode falar em abafar. Diferente de quando acontece a real invasão de privacidade, com a invasão de espaços privados para se conseguir uma notícia ou um "furo" de reportagem. Isso é que é ilegal. E a justiça deve se preocupar com isso: a segurança individual e coletiva sim. Temos que ter cuidado para não transformar a liberdade em libertinagem. Regras que são criadas por uma sociedade podem e devem ser mudadas, sempre com o consentimento da maioria.


--
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Cicarelli
Kelly Cinelli: Cocadaboa,

Na boa: Coloca uma entrevista com a Kelly Cineli lá no seu site. E forneça o vídeo....
Comentário de Greek
Quanto a isso é fácil....: É só o pessoal entrar nas comunidades a favor do Rubinho e começar a falar mal dele...

Ou é proibido?????
Comentário de wagnerluis1982
Não consegui resistir a: Não consegui resistir a comentar, como fã de quadrinhos. A HQ V de Vingaça é uma das maiores obras primas literárias que eu já vi.

E o que podemos ver no Brasil cada vez mais é isso: opressão. Aos pouquinhos nós estamos sendo mais e mais oprimidos, quando se dermos conta, não vai haver mais como lutar.
Comentário de Eduardo C. Rocha
Censura no Brasil: Eu aprendi desde cedo que o que se faz da porta de casa para fora é publico e o que se faz dentro de casa é privado.

1) Se a Cicarelli decidiu se agarrar com o namorado na praia da Espanha não pode achar ruim se alguém filmou e jogou ao vento. Se quisesse privacidade, fosse para casa ou hotel.

2) Nossos juizes, não acostumados a tecnologia, acham que tudo se resolve na caneta. Ou o YouTube tira o vídeo ou site inteiro vai sair do ar no Brasil inteiro.

Ai fica a pergunta, censuraram o YouTube mas o vídeo dela continua circulando na rede. O que vão fazer?

1) Bloquear o acesso aos sites que tem o vídeo
2) Bloquear acesso as redes P2P
3) Por via das dúvidas, bloquear a internet inteira

Agora fico imaginando aquela senhora do Rio que filmou os bandidos agindo livremente nas favelas próximas a casa dela processando a velhinha por invasão de privacidade.

Caso algum jornal tire uma foto na rua e eu por ventura apareça, entro com um processo por invasão de privacidade. Inclusive, já deixo alertada as autoridades que desliguem as cameras de segurança pois se eu for pego fazendo alguma besteira na rua ou simplesmente for filmado entro com uma ação por invasão de privacidade...

O conceito de privado e público foi totalmente jogado no lixo e absolutamente TUDO é considerado privado, mesmo feito na frente de todos.
Comentário de hamacker
Como os juízes ainda não revogaram algumas leis da física ?: Eu não sei como os juízes ainda não revogaram algumas leis da física, afinal de contas esse negocio deslocamento físico/mecanico é muito chato, tinha que revogar, assim se uma pessoa quiser ir para outro local que simplesmente desapareça e reapareça no outro local e pronto, a-la jornada nas estrelas. :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004