Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gimp ou Krita: qual o melhor editor de imagens em código aberto?

Mais lidas de hoje:

“O Linux.com aproveitou o lançamento do Krita 1.6 para fazer um comparativo entre ele e o Gimp, que é a mais conhecida das ferramentas livres para edição de imagens raster.



A análise procura deixar de lado as questões de bastidores, e levanta a lista dos recursos que diferenciam cada um dos dois aplicativos. O texto não procura apontar qual a melhor ferramenta, mas de posse da lista das características em que cada uma delas leva vantagem, você pode escolher qual a que melhor atende as suas necessidades.”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Sistema de Cor: Não entendo bulhufas de gráficos, mas levando-se em consideração outros debates similares aqui mesmo mo br-linux, parece que o krita ganha na questão do sistema de cores, pois suporta o RGB e o CMYK.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de manehzito
Até o MS Paint é melhor que o Gimp: Até o MS Paint, que vem na instalação do windows, é melhor que o Gimp.
Comentário de popolony2k
Sendo eu, nessa questão, um palpiteiro assim como você ....: ..., acredito que o GIMP tb tenha suporte a CYMK.

Acabei de entrar na opcao, FILE -> DIALOG -> COLORS e encontrei um ajuste de cores que utiliza CYMK, bem como RGB e HSV.

Estou usando o GIMP 2.2 (Fedorento 4 - Ou seja, é velhinho).

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de akkj
"Até o MS Paint é melhor: "Até o MS Paint é melhor que o Gimp"

Então usa ele pra editar suas imagens...
Comentário de Guaracy Monteiro
A melhor parte do arquivo: "If you do a lot of graphics work, you need to have both Krita and the GIMP; neither is the be-all and end-all of raster graphics editors."

E, dependendo do que será feito, nenhum dos dois será suficiente ou produzirá resultados medíocres. Quem é inteligente usa a melhor combinação de programas para resolver os seus problemas.
Comentário de marcosalex
Ele até tem, mas a: Ele até tem, mas a fidelidade de cores é muito fraca. Por isso, pra trabalho doméstico ou não profissional ele atende bem, mas pra gráfica, é uma coisa vital.
Haskell developer
Comentário de nemesis
gimp. next.: gimp. next.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Renan Birck
É só instalar o Separate: Não testei, mas o plug-in Separate adiciona suporte a CMYK para o GIMP.
Comentário de bebeto_maya
MS Painr é o melhor!: __Respondendo ao feliz comentário de um indíviduo acima:

__Sim, MS.Paint é melhor que Gimp, pois Paint trabalha com camadas e efeitos nas mesmas, paint tem pincéis para multiplas finalidades, paint tem scripts para criação de logotipos, paint tem filtros e trabalha com imagens de alta resolução, paint salva em um sem número de extensões, PNG,JPG,GIF,PSD etc...Paint tem um módulo de animação, o PAP (Paint Animation Package), paint trabalha com Perl e Python.

__Completando, use PAint, para seu trabalho de edição de imagens.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Morvan
Ambos têm Prós: ... e Contras, segundo parece afirmar o artigo. No caso do Krita, confesso a pouca intimidade! O Gimp!, para mim, ladeado por alguns recursos solicitados pelos usuários dantanho, acho que mereceria um repensar na interface. É um pouco confusa. Nada que lhe desdiga a qualidade.
Comentário de popolony2k
Se você preferir o PhotoShop ....: ...então vá de GimpShop

http://plasticbugs.com/index.php?p=241


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Renan Birck
Não é bem este o problema.: O problema do GIMP é que ainda faltam alguns recursos, como um meio de gravar Actions (sim, eu sei que tem o script-fu, mas é bem mais complicado e menos intuitivo de usar para um não-geek), um sistema de ajustes/efeitos para camadas (tem um script pra isso, mas não é dinâmico) e um meio de redimensionar pincéis (brushes).

São recursos simples mas que facilitam MUITO o trabalho.


Comentário de nivel9
GIMP.: Seria bom ele ter opção de colocar o layout em janelas juntas.

Otra coisa, pô, acabaram com a tradição de colocar foto de mulher gostosa nos screenshots...
Comentário de alexandre_parente
tanto faz o photoshop é muito melhor.: Sou devoto do kde, não sou profissional nem tão pouco um artista gráfico, mas o krita parece ser bem mais limitado que o gimp e principalmente bem mais lento. aplicar um filtro de imagem no krita demora uma eternidade (10s).

Não acho importante essa comparação entre os dois, por que o padrão de qualidade já esta definido, chama-se photoshop e isso é o que importa e é o que deve ser perseguido.
Comentário de Renan Birck
Copiar nunca... fazer melhor sim: Copiar o Photoshop só vai te render muita incomodação com a Adobe. A área de computação gráfica é CHEIA de patentes (dá uma olhadinha no Help > About do Photoshop).

A comunidade do software livre pode fazer melhor, é só ver o que os usuários mais querem no Gimp e tentar atender os pedidos. :)
Comentário de Renan Birck
O jeito que eu achei foi: O jeito que eu achei foi rodar o Gimp num desktop separado. Não é o ideal mas é quase o mesmo resultado de rodar dentro de uma só janela.
Comentário de bebeto_maya
Melhorar o GIMP para WIndows.: __? verdade. Mas eu gostaria de ver MDI no GIMP, Principalmente onde a falta é mais sentida: No Windows. O GIMP do WIndows é horrível, trava muito, é lerdo, os filtros não funcionam direito, as janelas são desorganizadas.

O GIMP do Windows perdeu muita chance, porque é um software com recursos incríveis, mas que tem uma usabilidade que espanta usuários da área de CG. As vezes acho que os desenvolvedores não querem arcar com a responsabilidade de cutucar a Adobe e limitam o Software aos Guetos.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004