Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editando partições com o live CD do GParted


“Precisa redimensionar partições NTFS, espelhar imagens de disco, ou de outra forma manipular partições de discos -- e não quer usar um software proprietário como o Partition Magic? Se for o seu caso, o GNOME Partition Editor (GParted) é uma excelente ferramenta de código aberto para a tarefa.”



O Linux.com fez testes com o live CD do GParted (que inclui o GParted, o Fluxbox e algumas outras ferramentas relacionadas às tarefas com partições), com resultados interessantes. O GParted suporta partições Ext2, Ext3, FAT16, FAT32, JFS, ReiserFS, Reiser4, NTFS, XFS e alguns outros formatos. Veja o texto completo em Linux.com | A quick look at the GParted live CD.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Zambon
"Uma mão na roda": O GParted é realmente fantástico. Já o usei e recomendo. Também está disponível em nosso idioma. O iso é bem enxuto e tem cerca de 32 MB a última versão (0.2.5). Vale a pena! Recomendo uma lida nos links abaixo, tem screenshots e é bem explicado (em inglês):

GPARTED GENERAL DOCUMENTATION

http://gparted.sourceforge.net/larry/generalities/gparted.htm

HOW TO RESIZE PARTITION

http://gparted.sourceforge.net/larry/resize/resizing.htm

Comparison of file systems

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems
Comentário de Night64
32 MB? Dá pra dar boot em: 32 MB? Dá pra dar boot em memory key entao!
Comentário de Djames
Ótimo mesmo!: Já usei e achei fabuloso! Porém, me causou uma tristeza; tive problemas para clonar um hd sata. Mas essa ferramenta é uma das melhores que existem, sem dúvida! Espero que venha com um suporte melhorado (se já não vem, pois não lembro a versão que usei).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004