Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

É preciso saber como o sistema funciona para poder apreciá-lo?

Para apreciá-lo, é necessário querer saber como o sistema operacional funciona? A autora do texto sustenta que não, embora a fábula de Tom Knight e a Máquina Lisp nos ensine que há vantagens em entender os instrumentos com que lidamos. Creio que cada pessoa deve poder escolher o seu caminho. Segue trecho da crônica enviada pela Marcela Freitas


“Eu não quero saber como o Ubuntu funciona. Sou estudante de jornalismo, tenho 24 anos trabalhei a minha vida toda com gestão de projetos e hoje com gestão de negócios, durante todo esse tempo fui cercada por vários amigos íntimos e colegas de trabalho apaixonados por informática, em especial Linux, dos amigos mais próximos 6 entre 10 tem ou estão concluindo formação académica na área, meu antigo chefe, um norte­-americano de 31 anos trabalhou a vida toda com processamento de dados. Por isso a minha aproximação da área foi quaseinevitável, hoje trabalho na gestão de uma cooperativa criada por jovens para reciclagem de micro-computadores.

Apesar de tudo isso sempre digo aos meus amigos e colegas que não quero saber como o Ubuntu funciona, e foi justamente por isso que eu o escolhi para o meu computador, porque eu não preciso saber como ele funciona para usa­lo para o que quiser e precisar e é isso que o tem diferenciado das outras distribuições.”


Enviado por Marcela Freitas (celafreitassΘgmail·com) - referência (celafreitass.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcelo Ulianov
Pois é. Pois eu já fui: Pois é. Pois eu já fui alvo de gozações, qdo instalava o Kurumin e/ou o Ubuntu. Algo como : ah mas isso não é Linux !! Quero ver vc usar Slackware/Gentoo/Debian...

Mas vai colocar na cabeça desse povo que o usuário é só usuário !!! Médico é médico, advogado é advogado, estudante é estudante. Nenhum deles tem que ser técnico em informática.
Comentário de Melo
Precisamos de mais usuários: Precisamos de mais usuários assim
Comentário de Gabriel Duarte
Concordo...: Mesmo sendo usuario avancao de Linux, concordo que a maioria das pessoas nao precise saber como a coisa funciona, mas somente saber qeu funciona para atender as suas necessidades...

Comentário de tenchi
Linux para ouriços-marinhos?: Concordo.
É por isso que existem as várias distribuições. Não que com o slackware ou gentoo você vai saber como funciona o sistema operacional - se fosse assim eu já seria 'programador jedi nível 7' ;-)
Embora a gente às vezes faça algumas zoações com o Ubuntu - também, tem nome mais engraçado? hauah -, é inquestionável o fato de ele ser, atualmente, a melhor distro para o usuário iniciante. Mas ainda não é perfeito (e quem é?). Eu mesmo sinto algumas dificuldades no Ubuntu que não tenho em outras distros mais "tradicionais".
Um exemplo são vários aplicativos que utilizam um instalador "next-next-next" que depende da biblioteca gtk. Instalei o jogo em questão aqui em casa - World of Padman, que é muito legal, joguem, se puderem. Foi só baixar e dar duplo clique, no slackware. Pronto, abriu o instalador. Aí um colega meu, que acabara de instalar o Ubuntu - instalação nova - na máquina dele - uma bem melhor que a minha, diga-se de passagem ;-), a gente clicava e não abria!
Mas o que acontecia? O instalador seguia dois caminhos: Se tivesse a gtk instalada, abria uma janela gráfica, ou se não tivesse, utilizava uma interface em modo texto, ao estilo dialog. Tivemos que instalar "em modo texto", embora ainda sim fosse um assistente, muito fácil, mas era "modo texto".
Outro problema do Ubuntu é que você não pode instalar nada que não esteja no repositório. Instalar de outra fonte, outro tipo de pacote, compilar manualmente, faz o sistema de instalação de pacotes funcionar de forma muito estranha.
Outra coisa é com relação ao tema do Ubuntu, que é "Linux para seres humanos". Levando em conta a situação atual dos usuários de computador, principalmente no Brasil, o lema do Ubuntu se parece mais com "Linux para seres humanos com ADSL". Pois quem utiliza internet discada, que ainda são a maioria, queiram vocês ou não, utilizam este tipo de acesso à internet, principalmente os novos usuários, da inclusão digital. Até nos países mais desenvolvidos ainda há pessoas que utilizam linha discada.
Mas é lógico que, num computador comprado com Ubuntu pré-instalado, o sistema já vem com todos os periféricos funcionando, e este problema não é tão grave. Mas vale lembrar que a maioria das pessoas que utilizam Ubuntu instalaram o sistema manualmente, pois os computadores que vem com Linux normalmente utilizam uma distribuição "ruim/que ninguém conhece/e que não funciona". Se viessem com o Ubuntu pré-instalado e funcionando, quem ganharia seria o usuário.
O ubuntu é muito bom para o usuário Iniciante e só quer comodidade - e não há nada de errado com isso ("Se quer comodidade, vai usar Ruindow$", é o que alguns dizem). Mas, quando você começa a querer algo mais que não esteja no "Universo Ubuntu", começa a encontrar algumas dificuldades. Não que não existam usuários avançados no Ubuntu, muito pelo contrário - onde trabalho os caras mais "ninjas" todos usam Debian e Ubuntu. Afinal, ninguém quer ficar corrigindo arquivos Makefile, né? rsrs
Talvez seja o fato de eu não ter começado com Ubuntu, e ter encontrado algumas dificuldades com ele, quando experimentei, mas acredito que é uma boa pedida para a pessoa que quer se aventurar - ou somente utilizar - o Linux e demais softwares livres, embora nem todas as pessoas se dêem bem com ele e queiram utilizar outra distro, que melhor se adapte ao seu uso e gosto.

Na minha opinião, uma distro perfeita seria algo como: a integração dos programas e facilidade, presente no Ubuntu, um sistema de pacotes como o RPM - não tão frescurento quando o deb, nem rústico quanto o tgz - , um sistema de inicializações e o "deixa de frescura" do Slackware - nunca vi coisa tão confusa quando o sysvinit.

Mas mesmo assim o Linux ainda não atende o usuário tão bem quanto o Windows. Infelizmente é isso. O usuário comum não liga tanto para a tal segurança e liberdade. Pegou vírus? É só formatar, pronto. Não estou dizendo que, para o Linux se tornar popular, deva acabar com todo o seu sistema de segurança, mas há algumas facilidades que atualmente só o Windows oferece. Quais? Bem, isso levaria horas de discussão, que infelizmente não cabem neste meu já enfadonho comentário ;-)

Caramba, e eu que achava que só com o fabuloso gerador de lero-lero era possível falar tanta besteira! ahuheu

E, se tem coisa mais chata que essas discussões onde "minha distro é melhor que a sua", são pessoas que não têm senso de humor, e levam alguns comentários muito à sério. ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de thluxx
Muito oportuno: Muito oportuno o texto. Sempre defendi a idéia de que o Linux não precisa ser um bicho de sete cabeças. Não é necessário ser expert para utilizar um sistema operacional, basta o mesmo possuir ferramentas de configuração e customização voltadas para o usuário iniciante e ao mesmo tempo as opções avançadas para quem gosta de moldar o sistema a seu gosto e manter o controle desejado. Assim agradamos a gregos e troianos. ;-)

---------------------------------------------------------------
Linux User: 402173
Ubuntu 7.04
Bom Despacho/MG
caminholivre.wordpress.com
Comentário de Wallacy
Legal, concordo, só fico: Legal, concordo, só fico bolado que as vezes as pessoas comentas do ubuntu como se "só existisse" ele nesse perfil, tem distros que considero muito mais fáceis que ele (e não menos poderosas), mais isso é detalhe, é legal ver pessoas que tem esse perfil de "não quero intender", usando linux, só ajuda a mostrar que já atende muito bem as necessidades dos usuários comuns.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Carlos Daniel de Mattos Mercer
Re: Eu não quero saber como o Ubuntu fuciona: Olá Marcela,

Só organizando as idéias:

1 - Computador
2 - Sistema Operacional
3 - Aplicativo

Pelo que entendi você utiliza aplicativos porque precisa trabalhar, estudar, etc... E por isso utiliza um sistema operacional que por fim utiliza um computador e os periféricos. Acredito que todo mundo se enquadra nisto, mesmo desenvolvedores de software ou crianças que querem apenas se divertir.

Um usuário de fato bastaria ter um terminal de Internet (tela, teclado e mouse) com tudo online, sem precisar instalar ou configurar nada. Como você já instalou ou configurou várias coisas em um computador imagino que já quebrou esta barreira de um simples usuário.

Vejo que estamos evoluindo para uma nova geração de computadores, aonde eles serão diferentes da geração atual que é difícil de usar e mais difícil ainda de programar. Outras áreas da tecnologia como carros e telefones já evoluíram bastante e tem uma boa facilidade de uso, mas ainda são difíceis de programar e configurar.

Você citou uma das distribuições GNU/Linux e o Windows da Microsoft, algumas ferramentas de instalação e configuração, já é a ponta do iceberg, mas acredito que a sua preocupação seja a de todo mundo, por que computadores ainda são máquinas tão difíceis de usar, programar e configurar?

Finalizando, computadores e sistemas são feitos por engenheiros e
cientistas, muitas vezes matemáticos, ou pior ainda, estatísticos hehe, isto cria uma barreira com o usuário final, uma miopia da realidade de uso no dia-a-dia, mas isso tem mudado e tem muito para melhorar ainda, estamos apenas no começo. Mais do que entender como algo funciona é conseguir gerar algo útil com a ferramenta. Nós curiosos e produtores de tecnologia é que temos esta necessidade de saber realmente como as coisas funcionam, nos seus mínimos detalhes.

Obrigado.

Carlos Daniel de Mattos Mercer
Comentário de anakinpendragon
Se todo mundo for expert em: Se todo mundo for expert em Linux, eu perco meu emprego rsrsrsrsr
Graças a Deus isso não vai acontecer. Afinal isso é tão provavel de acontecer quanto eu estudar medicina apenas para me auto-medicar, fica inviavel.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004