Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

É hora de trocar o desktop por um notebook? Quais modelos funcionam bem com Linux?

Quase 30 leitores já responderam. Que tal acrescentar sua experiência e ajudar quem está selecionando um modelo?


“O IDGNow publicou uma matéria hoje falando sobre a queda dos preços dos notebooks no mercado legalizado no Brasil, e dando dicas para comprar, manter e usar com segurança um notebook. Segundo a matéria, para saber se vale a pena, você precisa avaliar alguns itens: ter o computador em todos os lugares, no escritório ou em casa, é essencial para o seu trabalho ou lazer? Você pretende usar o laptop em diversos ambientes ou tem problemas de espaço? Se você responder sim para as duas questões, está na hora de pensar em adquirir um notebook, e aí pode encontrar dicas para comprar o seu primeiro notebook ou substituir o seu modelo antigo - na mesma matéria.



A pergunta que eu acrescento aos usuários do BR-Linux é a seguinte: você usa Linux em notebooks? Existe uma infinidade de sites sobre o assunto, mas em quais marcas e modelos você pode afirmar aos demais usuários que já testou pessoalmente com sucesso?”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rettore
NX 9010: Eu uso Ubuntu no meu HP Nx9010 ( P4 2.4 Ghz, 512 RAM, etc. ) e funciona muito bem, inclusive as teclas de atalho para internet, email, aumentar/diminuir o volume do som e as portas USB e aceleração 3D da placa ATI. E tudo isso sem ter que configurar nada manualmente ;)

PS: As unicas coisas que ainda não testei porque não tenho nenhum dispositivo destes tipos são a porta infra-vermelho e o slot PCMCIA.
Comentário de rettore
Modem: Esqueci de comentar que até hoje não consegui fazer o modem funcionar com o Kernel 2.6 ( antes, quando eu usava o RedHat 9 nesta máquina, funcionava ).

Aí, se preciso usar uma linha discada para conectar à internet, tenho que dar boot pelo XP.
Comentário de Matheus Santana Lima
Uso o Ubuntu 6.06 LTS em um: Uso o Ubuntu 6.06 LTS em um Dell Inspiron 1300 e funciona que é uma beleza, instalei o Mandriva 2006 Free e funciono perfeito, a unica coisa que nao funcionou foi o modem, que como de costume, nao é muito amigo do kernel 2.6
Comentário de Obede Sant Ana
Linux em notebooks: Uso a cerca de 4 anos, a principio o Conectiva linux e agora, o Fedora 5
em um Toshiba Satellite 6225 ...
Como é uma maquina já um tanto "defasada" ( Pentium 3, 600 Mhz, 196 MB Ram e 10 G HD ), mesmo que eu quizesse ( e não quero ! ), não valeria a pena usar um Windows XP ( mesmo o Windows 98, original OEM ) deixa a desejar em materias de performance . Com o Linux, eu posso não estar com um foguete mas rodo o KDE e uma serie de aplicativos sem reclamar ... ainda acesso conexão a internet em banda larga sem problemas.
Comentário de cenoura
Dell Inspiron: Uso o Fedora Core 5 num Dell Inspiron 5100 sem problemas. Venho usando o Fedora desde a versão 3 neste modelo também sem nenhum problema.
Onde trabalho, minha equipe também utiliza Linux nos notebooks sem problemas.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Tiago Cruz
Dell Latitude D510: Funciona tudo muito bem (detalhes no wiki do ubuntu), mas sobre o modem:

0000:00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 03)

Na verdade:

The controller: 8086:266d 82801EB ICH6
is capable of supporting soft modem chips from AT LEAST manufacturers:
Conexant
Smartlink
The Subsystem PCI id identifies a ConeXanT CXTnm codec.
Support is ONLY available the hsfmodem software from http://www.linuxant.com/drivers
Low speed test drivers are free, but full speed drivers have a one time fee.

Funciona muito bem depois de ajustado manualmente, mesmo com essa limitação de velocidade. O instalador é muito fácil, pena que é necessário estar conectado a internet para que ele baixe e compile as coisas.... ;)
Comentário de Feänor
Acer Aspire e Kubuntu Dapper: Uso o Kubuntu Dapper em um simplório Acer Aspire 1640. Tudo funciona, exceto o modem. Na verdade nunca cheguei a usar o modem dele. A única configuração adicional é na instalação do pacote 915resolution para ajustar a resolução para widescreen.
Comentário de ArKanjo
Kubuntu 6.06LTS e Acer Aspire 3201NWLMi (kurumin tb por CD): Estou com este laptop a umas 2 semanas e o kubuntu esta funcionando normalmente, coloquei o driver 3D ATI e rodos jogos numa boa, instalei o Xgl e tb funcionou, o Wifi e tudo mais foi reconhecido e ativado automaticamente, só a Webcam que tem embutida, uma Acer OrbiCam, o Leitor de cartões ENE 5x1 ñ consegui fazr funcionar ainda, parece que é por serem novos ainda ñ tem driver linux pra eles ... e o modem que é um desses que estão vindo junto no mesmo chiset de audio, ainda ñ tentei fazer funcionar, mas ele é um Realtek HDAudio modem... talvez funcione, ainda nem procurei isso :P

Só tem um porem .. ñ sei se foi algo depois que instalei o Xgl ou dei um apt-get upgrade que o KDE as vezes qd vai finalizar sessão, seja pra desligar ou trocar usuário, ele congela numa tela preta e ñ sai de la por nada, e ñ sei como corrigir ...
e o Driver 3D da ATI esta com um pouco de instabilidade, ja ouvi dizer que o driver ATI ñ é la grandes coisas, mas de vez em qd ele ñ fica com aceleração 3d sei la o porque, mas reinicializo e volta ao normal, acho que isso é pane exclusiva da minha instalação e ñ imcompatibilidade com o meu laptop ...

Ahh !! e as tecla especiais do laptop ainda ñ consegui ativar, como as de mudar o volume, abrir o email, browser e as de play, stop. next .....
Mas fora os probleminhas em particular podem considerar este laptop compativel com o Linux, ele é um laptop moderno, barato e na minha opniçao acho que o melhor custo beneficio, (sempron64 3200+, 512 DDR2 533Mhz, webcam, HD 80GB, DVD-RW Multi Recorder, Leitor de cartões 5x1, e o resto que todos laptops tem .. :D

Ah !! quem puder ajudar com os probleminhas que estou tento no KDE e como ativar as teclas de atalhos, acessem este post no forum ubuntu brasil
http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=10324.0
t+

PS: tb rodei numa boa o kurumin pelo CD e funcionou tudo normal .. aprovado :D
Comentário de adilson
Macbook branquinho :): Conforme postei em uma notícia anterior, tenho um Macbook básico com dual boot MacOS X e Ubuntu Dapper. Estou muito satisfeito com o resultado. O único "senão" é que a instalação ainda não é direta, precisa de alguns ajustes mas que podem ser obtidos neste meu tutorial.

___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Cesar.AR
Sony Vayo e Toshiba Satellite...: .... Abos aceitam o Debian GU/Linux muito bem. Instalei em ambos o SID e o TESTING sm problemas. É claro que precisam de um pouco de conhecimnto para a coniguração, mas .... é o Debian. Porém, são extremamente estáveis e reconhecem todos os "MEUS" aparatos externos (GPS, PalmPilot, Pendrive, WebCam, DigitalCam, etc...


Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux
Comentário de climbers
ACER ASPIRE 5043: Faz algumas horas que eu to com ele, mas a principio vou colocar só linux nele, deixando 1 minuscula particao win pra emergencias. Bootei com o Kubuntu 6.06LTS, foi sem problemas, embora tive que desabiltar o ACPI e o APIC (live acpi=off noacpi), o opensuse 10.1 bootou sem problemas nem confs na instalacao.
Mais além vou escrever um artigo sobre isso, porque vou ter que implementar WPA e sei que vem chumbo grosso por ai. Vou virar craque em NDISWRAPPER pelo jeito!

Comentário de richard_
Dell Latitude 110L: Tenho instalado perfeitamente o Kubuntu 6.06 em um Dell Latitude 110L

(=*
Comentário de André Tomasi
Linux em laptop: Estou usando o Ubuntu em meu HP Pavilion zv5466, mudei este ano para o Linux e estou absolutamente satisfeito, trabalho com AutoCAD e 3D Studio e estou rodando sobre XGL.. estou impressionado e muito satisfeito, pois no Windows XP meu hardware não era lá grande coisa, mas no Ubuntu tenho um ótimo desempenho (Athlon 64 3200+, 1gb RAM, Geforce 4 Go MX 440 64 mb).. tudo funciona perfeitamente, inclusive alguns itens muito melhor do que no Windows, devido à maior possibilidade de "configuração".. o único hardware que não consegui fazer funcionar ainda foi o leitor de cartões 5x1 (Texas Instruments TI-1620), mas pelo que tenho acompanhado é questão de tempo :D O slot PCMCIA e Firewire funcionam também.

Pra ficar tudo às mil maravilhas mesmo, bem que a Autodesk podia lançar o Autocad nativo em Linux hehe

[ ]'s
Comentário de ronaldocv
Compaq v2424nr (v2000): Ubuntu 6.06 LTS roda perfeitamente no Compaq v2424nr (v2000), inclusive a interface de rede Broadcom. O driver bcm43xx, que permite a operacao em modo monitor, foi incorporado ao kernel a partir da versao 2.6.17-rc2. E' possivel tambem utilizar o driver ndiswrapper, o que voce provavelmente usara' no dia-a-dia porque foi o unico em que pude testar WPA/WPA2-PSK e WPA2 com EAP-TLS - wpa_supplicant ainda nao suporta o driver bcm43xx, mas ndiswrapper sim.

No mais, som, video, a resolucao atipica de 1280x768 por conta do display widescreen, tudo sem problemas. Configurei o X para alternar entre aquela resolucao e 1280x1024, quando conectado ao monitor externo.

Se voce esta' interessado em um HP L2005 (Armstrong) va' em frente, a configuracao de v2424nr e Armstrong e' a mesma exceto por Bluetooth, presente neste ultimo em algumas configuracoes.
Comentário de Fábio Lamuça
Notebook Amazon PC: O que voces acham do note do link abaixo? Estou querendo adquirir um note, com baixo custo, porem que seja útil para as minhas funções, vejo este como um bom exemplo para o que pretendo usar. Porem quero algo que nao tenha problemas de hardware, como por exemplo...o modem nao funcionar com linux.

O que acham?
http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&CatId=11124&ProdId=1571923&ST=BV11124&OperId=0&CellType=2
Comentário de Fabio Lamuça
Amazon PC - correção: O link saiu imcompleto por algum motivo. O modelo do note que cito no topico acima é o Notebook 15" Pentium 1.7M Wireless AL-51-P 512MB HD40 DVD-RW Linux

Tem no submarino so nao consigo colar o link aki...
Comentário de Jcaixeta
Compaq Presario v2000 Turion 64:
Tenho este note como o Ubuntu LTS , funciona perfeitamente com a distro 32 bits, tive muita dificuldade em utilizar o 64, pricipalmente por causa do XGL e os drivers da placa ATI. Mas isto é um detalhe, num perde nada para sistema nenhum, a unica coisa que ainda é complicado é que para deixar funcionando legal mesmo, a pessoa tem que ter um conhecimento médio para alto. Quando o sas cosias forem mais user frendly vai ficar show!!
Comentário de magsilva
Dell 120L: O Dell Latitude 120L funciona bem com o Ubuntu. O único senão é que a resolução da tela (widescreen) precisou ser configurada manualmente (pacote i905switch ou coisa assim). Com o Ubuntu 5.10, ele gastava muita energia (módulos do speedstep não eram carregados automaticamente), mas com o Ubuntu 6.06, o notebook está rodando praticamente redondo.
Comentário de Lauro César
HP pavilion zt3000: Comprei um HP pavilion zt3000 no início do ano e venho usando o Ubuntu nele desde então, a pincípio 0 5.10 e desde junho o dapper 6.06 LTS. A partir dos betas do dapper meu driver de cartões sd interno passou a funcionar, a rede wireless funciona perfeitamente tabe. Alguns problemas que ainda enfrento são o gerenciamento de energia (o hibernar não funciona direito) e o network-manager, que funcionava no 5.10 e até algumas versões beta do dapper não funciona mais, não encontra minha interface wireless. Fora isso está tudo muito bom. Ah, o modem e infravermelho ainda não testei, pois não uso. Outra coisa, esse note veio com um controle remoto para usar com multimídia e apresentações, alguém sabe como aproveitá-lo no Linux?


=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Hélvio Mota
HP Pavilion ZE5400: Meio velhinho, mas já uso Linux nele há algum tempo sem maiores problemas. Agora tá com Kubuntu 6.06, e tudo funciona beleza. Quer dizer, ainda não tentei o modem...


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de mauro
Notebook "Aspire 3003WLMi" + Ubuntu Dapper = Sucesso!!!: Desde novembro do ano passado venho utilizando exclusivamente Linux neste notebook sem problemas, a impressão que tenho é que projetaram este modelo para ser totalmente compatível com Linux, instalação lisa com três versões do Ubuntu que utilizei neste período de quase 10 meses...

Comentário de oigreslima
Ubuntu 6.06 num Acer TravelMate 2423WXCi: Conforme já publicado aqui no Br-Linux uso o Ubuntu no meu TravelMate 2423 com todo o hardware sendo reconhecido.

No apontador você tem acesso até a screenshots!


[] s


Sérgio F. Lima
Usuário Linux 297246

Comentário de Ubiratã
Mandriva em um Indus: A empresa onde trabalho deixa um notebook "jumbo-sized" da Indus (não é uma marca muito conhecida) na minha mão. É um equipamento completíssimo, com DVD-RW, modem (não tentei usar o modem pois não uso internet discada), tela wide, etc. Só não tem wireless (mas eu tenho uma pcmcia). TUDO (com exceção do modem dial-up, que acredito que funcione mas realmente não tive interesse em testar) funcionou 100%, e a instalação do Mandriva 2005/2006 corre completamente sem traumas (instala sem traumas até no "padrão windows" do Mandriva, o famoso "next-next-finish"). Consegui até mesmo usar meu celular Motorola e398 para acesso à internet GPRS conectado pela porta USB, e usar minha placa de rede wireless PCMCIA com o ndiswrapper, sem dificuldades.


Comentário de Fábio Trevisan
OpenSuSe 10.1 + Dell Inspiron 700m: Meu Dell Inspiron 700m rodou muito bem com o OpenSuSe 10.1 (comprei o dvd na banca de revistas - God save Linux !!!). Para um usuário iniciante no Linux como eu, a instalção foi bem sossegada, totalmente automática. Tive que estudar um pouco - Google - para fazer o wifi funcionar (ndiswrapper), mas valeu a pena. xGl e compiz funcionaram beleza no notebook, com os efeitos de transição de áreas de trabalho e tudo. Testei tbém o Kurumin 6.1, e achei mais fácil de lidar que o OpenSuSe. Hoje tenho WinXP Home em dual boot com OpenSuSe, e máquinas virtuais (rodando no WinXp) em Linux (Kurumin 6.1, Mandriva 2006, DreamLinux...). Estou vendo qual a melhor solução para minhas necessidades. Para um dentista, nada mal...
Comentário de srss
DELL D820: Tenho um D820 e funciona perfeitamente. Uso o Ubuntu e foi reconhecido automaticamente.

Só nunca testei a porta IrDA e o Modem, mas ambos foram reconhecidos.

------------------------
Sérgio Savastano
SM Lotus Informática
savastano [at] gmail [dot] com
Comentário de cristiano duarte
Latitude 120L c/ mandriva: Com o Mandriva 2006 ele funciona perfeitamente. Audio e vídeo perfeitos, só não testei o modem, porque graças a deus eu não estou precisando mais dele!
Comentário de Cadu
Bateria: O texto do IGD Now! fala algo errado com relação à conservação da bateria. Se ela for de Lítio, não há necessidade de ficar carregando e descarregando ela totalmente. Pelo contrário, descarregar totalmente uma bateria de Lítio acaba destruindo ela...
Comentário de marcos machado
ASUS A6000 Series: Tenho um asus A6JC e tudo funciona blz, quer dizer, menos a webcam que ainda não tive tempo de dar uma boa procurada, porque achei em alguns forums que ainda não há suporte para o modelo... mas não verifiquei se a informação era atual.

Do mais tudo ok...
* instalei debian(2.4 e 2.6) (foi preciso pegar os drivers da placa de rede e wireless) e tudo ok,
* no ubuntu(2.6) não precisei fazer nada que veio tudo ok
* kurumin(2.6) tive o mesmo trabalho que o debian de ter que instalar os drivers de placa de rede e wireless (que é moleza até quem nunca compilou nada consegue fazer isso)
Comentário de tijucas
ibook g3 e toshiba satellite: Slackintosh e Slackware respectivamente.
no segundo, o driver da nvidia não funciona. Acredito que é alguma coisa de configuração.
Comentário de rodrigomessiasbarros
ACER Aspire 3102: Eu estou usando o Ubuntu Dapper 6.06 há alguns dias neste notebook e as únicas coisas que ainda não consegui fazer funcionar ou não foram testadas são:

Webcam ACER OrbiCam (Não encontrei driver),
Bluetooth (Não testei, não tenho dispositivo com essa tecnologia),
PCMCIA (Não tenho placa PCMCIA),
Pl. Som HDA ACL883 (Não funciona corretamente antes da versão 1.0.13 do alsa)
Modem Realtek (Não tentei configurar(não utilizo discada)).

No demais, todas as teclas de função estão funcionando(brilho, som, etc), Wireless está ok, touchpad, placa de video ATI Radeon X1100, placa de rede. A única intervenção manual que tive que fazer foi para configurar o 3D da placa de vídeo. Em 2D ela funcionava perfeitamente. Estou verificando se o Edgy vem com o ALSA 1.0.13 que resolve, definitivamente, o problema do som que teima em funcionar apenas com o OSS e não com o ALSA.

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de enerv
HP NX9005: Tenho um NX9005 com Debian Etch e tenho problemas, tanto na pcmcia que tenho que alterar o arquivo config.opts para evitar que de kernel panic. Problemas com a aceleração 3D da placa de video. De resto tudo ok.
Comentário de sérgio
intel ICH6 modem: eu tenho um compaq nx6110 , que dizem que é linux friendly ,
e para o modem a funcionar bastou-me instalar o
slmodem-alsa-2.9.11-1.lvn5.i386.rpm
portanto um slmodem .
É claro que tive de procurar um bocado e encontrei
http://archives.linmodems.org/21386

Comentário de lewis
Thinkpads R50, T42 e G40.: Ja usei os Thinkpads com Debian Sarge GNU/Linux e Debian Etch GNU/Linux, funcionaram muito bem.

O WinModem da um certo trabalho (AC97) mas é o mais chato. O resto é tudo automatico ;-)


Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
Comentário de JSomazz
Toshiba Satellite M55 S325 e Acer 166 MMX: No Toshiba 1,728 Mhz, 1024 RAM, 100GB HD e uma tristeza de INTEL GM915 (Vídeo) uso o Kurumin 6.1 com Dual boot no XP (Infelizmente) :P
Não tive problemas em configurar nada, tudo funcionando perfeitamente, até a escrita em partição NTFS está uma beleza desde que instalei o NTFS-3g que funciona através do FUSE, tem um tutorial bem simples e direto no site do Morimoto (www.guiadohardware.net) recomendo a leitura para iniciantes que precisam de um dual boot com o XP. Outra coisa, só não testei o modem até hoje justamente pq não preciso, mas assim q testar eu comento. Já instalei o Xubuntu, o Kubuntu e o Ubuntu, ente outras o Elive mesmo na versão beta ficou muito bom e estável tb...mas ainda gosto muito mais do Kurumin, não só por ser brasileiro :) mas pelos excelentes scripts do Morimoto e Cia....

No Acer 166 Mhz MMX 32MB RAM, que eu nem sei o modelo (é de um amigo), eu instalei o DSL (Damn Small Linux), foi o melhor q eu consegui, depois de tentar outras distros, como o puppy, o slax, kurumin, etc, o que melhor funcionou foi o DSL, que diga-se de passagem é excelente, tive um probleminha no som, mas não foi difícil de configurar manualmente, era só carregar o driver e configurar os irqs, dmas, etc...tudo muito simples tb....o DSL ressucitou uma máquina q eu imaginei perdida.... :)
Comentário de José Antonio
Desknote A900I: Não é exatamente um notebook, mas o desknote (equipamentos fabricados pela ECS, que parecem um notebook mas usam alguns componentes de desktop) modelo A900I funciona perfeitamente com o Debian Sarge (kernel 2.4).

Precisei apenas customizar a configuração do lineakd para fazer as teclas especiais (controle de volume, browser, email e on/off) funcionarem corretamente.

Já testei ele com o live-cd do Kurumin (5 e 6) e Kubuntu (5.10 e 6.06) que também funcionaram ok.

Também instalei o Kubuntu 6.06 em um desknote mais moderno, com processador Transmeta, não me recordo o modelo exato, e funcionou perfeitamente.

Comentário de hamacker
acrescente a lista o: acrescente a lista o winmodem motorola que não funciona.
mas tambem acrescente o leitor sd/md/mpro que funciona a partir do kernel 2.6.17.
quanto a sua webcam, ela usa esse driver :
http://www.actiongames.co.uk/m560x/forum/viewtopic.php?t=63&sid=68e58cf67907ff80b6bb20789fdd14d2
que quando testei ainda não funcionava.
Comentário de hamacker
Meu notebook usa esse tipo: Meu notebook usa esse tipo de bateria e mesmo assim ele tem na bios uma opção de calibrar a bateria, soou estranho no inicio e de fato nunca usei, mas se existe essa opção lá é porque existe uma chance do microchip da bateria se perder no tempo de recarga.
Diga-se de passagem, muitos fabricantes como a Sony tá fazendo o maior recall da histório com suas próprias baterias.
Comentário de deysonthome
Instalei com sucesso para: Instalei com sucesso para clientes aqui no Japão..clientes brasileiros...Em notebook sony Vayo - Kurumin 6.0 .... Toshiba, Sharp e Fujitsu vários modelos....Kurumin e num daqueles PCs com Gabinete integrado ao monitor...da Fujitsu e Sony as distribuições sempre ficam entre ubuntu e Kurumin ambas tem boa aceitação

O que tenho notado também é o interesse pelo Linux por aqui....os usuários aos quais atendo , todos possuem o Linux instalado e usam com frequência...e detalhe...elogiam bastante

Sem falar que uso live cd do gparted e kurumin para prestar serviços em máquinas de todos os tipos..particionamento e formatação só com essas ferramentas e nessas máquinas...resumindo...funciona bem...sempre reconhece o som..e etc.
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Haroldo Gambini Santos
DELL 110L: O Ubuntu 6.06 LTS e o meu Dell 110L se entenderam *perfeitamente*: teclas de atalho, rede, enfim, uma combinação ótima. Havia tentado o Slackware 10.2 mas não obtive o mesmo sucesso com a placa de vídeo da Intel, não suportada naquela versão do slack.
Aproveito para sugerir uma outra pergunta aos usuários de BR-Linux, sobre as placas wifi suportadas pelo linux em notebooks, visto que penso em adquirir uma.


Comentário de Guto Carvalho
HP Pavillion Série DV 4000 Modelo 4275: Funciona redondo, só não testei modem, leitor de cartões e expansion port, o resto eu uso normalmente no Ubuntu Dapper 6.06 LTS.

Comentário de yamane
Toshiba Satellite M45-S355: Processador: Intel Pentium M750 (1.86MHz)
Memória: 1024Mb DDR SDRAm
HD: 100Gb (5400RPM)
Gravador de DVD Dual-Layer
Wireless: 2200BG
Sistema Operacional: OpenSuSE 10.1

Só não está tudo OK porque as teclas de acesso rápido (hotkeys) não funcionam, assim como as teclas Fn+Fx, porém é possível alterar o brilho do monitor usando o módulo Omnibook

O desenvolvedor desse driver já está com a documentação da Toshiba em mãos e brevemente esse problema com os hotkeys e com as teclas Fn+Fx estará resolvido.

O cartão de memória só funciona com o Kernel > 2.6.17, onde há maiores informações no
Fórum do GDH

Só mais um detalhe... eu não testei o modem, pois não uso isso a mais de 2 anos.

Um abraço,
Renato
Comentário de Julio Nascimento
ICC por 12 x de R$166,58: Estou tentado a comprar este Note que vem com Linux. Alguém sabe a distro, alguma ref sobre a máquina?
No site da Americanas.com
http://www.americanas.com.br/prod/518635/eacom?chave=home_leNot1999

Quem tiver detalhes por favor informe.
Comentário de Gustavo V.
Suse Enterprise 10.0: EU ja usei o ubuntu durante muito tempo no notebook (G40 IBM) e hoje estou usando Suse Enterprise.

Tudo funciona perfeitamente sem problema nenhum, modem, rede, wifi, e assim por diante.

Abraços

Gustavo Vieira
Comentário de Rodrigo Azevedo Moreira da Silva
HP Pavillion 5220: Já testei o ubuntu 6.06 LTS e tudo estava funcionando bem. Componentes testadados e funcionando out-of-the-box:
1 - Wireless
2 - Dvd-RW
3 - Ethernet
4 - Teclas de atalho para o som e quase todos os Fn.
5 - Video
6 - USB
7 - Som

As teclas de atalho restantes podem ser facilmente configuradas utilizando o utilitário do gnome.

O video precisou de ajuste fino na resolução através do pacote 915resolution.

O restante das portas não foram testadas.
Comentário de NatuNobilis
Toshiba Satellite A45-S250: Meu laptop funciona perfeitamente com Gentoo. Obviamente precisei configurar tudo na mão, como de costume com o Gentoo. Mas todos os liveCDs que eu já usei nele detectaram tudo sem problema nenhum.

Até o ACPI funciona 100%. Tem também o daemon fnfxd, que faz as teclas de função funcionarem como deveriam, aumentando e diminuindo o brilho e ligando/desligando a saída VGA.
Comentário de Paulorcf
Dell 110L Slackware: Funcionou perfeitamente, a placa de rede o driver de rede é E100.
Slackware na véia...
rs
Comentário de Marcelo Campos
Toshiba Satellite M45-S359: Instalei o Debian GNU/Linux Stable e não consegui fazer funcionar nem a placa de rede, nem a wireless. Quando mudei para SID e Testing ai funcionou. Agora utilizo o Ubuntu 6 e roda que é uma beleza, inclusive a wireless.
Comentário de Newton
Oi Amigo, não sei o seu: Oi Amigo, não sei o seu nome mas comprei o mesmo Notebook que voce.

Estou tentando instalar o Kurumin 6 nele e não está dando certo,
qual versão do Kurumin voce usou?

Quando instalei o Debian, tudo correu bem, mas no primeiro boot
ficou aparecendo:

azx_get_reponse

repetidas vezes.

Se voce me ajudasse com alguma dica, e principalmente me dissese
qual a versão do Kurumin voce usou eu ficaria muito grato.

Newton Jose de Moura Junior




Comentário de Fabricior
ACER 5043: Tenho o mesmo note que o seu e instalei o Suse 10.1, nao estou conseguindo configurar direito a resolucao do monitor se possivel mande o xorg.conf para mim. Obrigado
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004