Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Drivers proprietários de impressoras da Samsung interferem negativamente nas permissões do sistema

Usuários de impressoras Samsung estão em alerta desde que foi divulgado que os drivers proprietários da impressora Samsung SCX-4200 comprometem a segurança do sistema.



Aparentemente o seu desenvolvedor enfrentou problemas com o modelo de permissões do Unix e achou melhor dar uma mãozinha ao seu driver marretando via script de instalação o acesso de superusuário (suid root) para programas como o xsane, xscanimage e componentes do OOo. Seu script de instalação também toma a iniciativa de substituir alguns componentes do CUPS e faz mais algumas coisas nada divertidas. Nota zero para o desenvolvedor e a empresa, e mais uma boa razão para preferir drivers de código aberto.

Saiba mais (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Master Jedi
Não é bem assim...: Esse radicalismo e generalização não é bom para o Linux, como muitos acreditam. Quanto mais os fabricantes estiverem envolvidos com a produção de drivers para Linux mais ele se torna preparado para o usuário final. Erros como esse da notícia precisam ser corrigidos, claro, mas a generalização proposta é inaceitável. Software livre/Código aberto tem que conviver em harmonia com o proprietário, sendo que essa concorrência sadia só traz benefícios a todos nós. Assim como o software livre/opensource ainda não é capaz de dar 100% de assistência aos hardware's do mercado (é verdade, linuxers xiitas) o software proprietário também não o está. É duro de aceitar para extremistas, mas o usuário final não está interessado se o software é livre ou não. Ele quer que o device funcione (e muito bem).
Comentário de maiconfaria
Eu tenho uma ML-1610, uma: Eu tenho uma ML-1610, uma impressora laser muito boa e de facil manutenção. O software da samsung é bem feinho.

A melhor coisa é ir no site da Linux Foundation http://openprinting.org/show_printer.cgi?recnum=Samsung-ML-1610
Lá você encontra o ppd, ai é só utilizar a ferramenta de configuração de impressoras de sua distribuição.
Rápido, facil e limpo !
Comentário de brain
Misturando coisas diferentes: Há fabricantes disponibilizando drivers de suas impressoras em código aberto. A HP é uma delas, tendo divulgado drivers de código aberto oficiais e desenvolvidos por ela mesma para mais de 1000 modelos de suas impressoras.

Não vi qualquer radicalismo contrário à disponibilização de drivers pelos próprios fabricantes ali na notícia, e não acho que preferir drivers de código aberto tenha qualquer tipo de aspecto negativo nesta questão.

Aliás, radicalismo eu vi mesmo foi no seu comentário.
Comentário de Master JEdi
A opção de disponibilizar: A opção de disponibilizar os drivers em código aberto fica a critério do fabricante. Bom para a comunidade, bom para os usuários se isso acontecer. Mas não vejo motivos para demonizar quem não o faz, desde que o faça e funcione bem, mesmo que isso seja ideologicamente contrário ao conceito de software livre / código aberto.

O radicalismo que citei no primeiro comentário se referiu à leve tirada do autor, associando a ineficiência do driver proprietário específico com a indubitável "eficiência" dos drivers livres. Não foi das mais radicais, admito, mas digamos que a resposta que dei resultou do transbordo de vários absurdos, na minha concepção, relacionados à validade de se usar tanto software proprietário quanto não, que venho lendo aqui.

Eu adoro usar linux, mas quero (e tenho) a liberdade de instalar o que quiser e, não acho apropriado ser criticado por isso.

O grande passo para o Linux ser aceito de vez pelo usuário desktop é ter uma melhor compatibilidade com o hardware; e expurgar os softwares proprietários definitivamente não colabora nesse sentido.

Enfim, não querendo originar nenhum flame, liberdade é mesmo não restringir os usuários.
Comentário de wagnerluis1982
Splix: Eu uso Ubuntu, usei o instalador da Samsung e apesar de, com o driver proprietário, a impressora funcionar bem (melhor que com o driver padrão do Ubuntu - GDI), eu não gostei das mudanças que ele fez no CUPS, ele desatualizou o CUPS, usou uma versão anterior a original do sistema. E isso tudo sem perguntar se queria instalar.

Em uma nova instalação, eu testei o driver SPLIX (tem no repositório Ubuntu), feito para as impressoras Samsung, este funcionou melhor que o proprietáro. Porém, ao menos nesse pacote do Ubuntu, não testei com outra distro, o driver como padrão vinha com as opções em italiano (ou era francês), e não conseguia mudar a língua pelo gnome-cups-manager, daí eu tive que mexer manualmente pelo browser (localhost:652).
Comentário de hamacker
Tem uns bugs abertos no: Tem uns bugs abertos no udev+cupsys que não se entendem nas permissões com as impressoras da samsung. No Ubuntu Feisty voce não conheçe colocar essas sansungs para funcionar sem editar alguns arquivos e dar permissão ao udev no grupo lp, ou seja, dor de cabeça a vista.

Em tempo, impressoras que usam drivers GDI deveriam ser varridas do mapa.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de suxsys
Um ClosedSource-xiita: Essa realmente e nova pra mim...

O cara da noticia, mandou a noticia para os amantes da filosofia OpenSource e ele não tem o direito de demonstrar as falhas do Driver fexado com humor?!

Todos tem o direito de usar codigo fexado... assim como todos tem o direito de tirar onda =P
--
// Penso, logo comento //
Comentário de sem@email.com
Nao tem polemica na noticia,: Nao tem polemica na noticia, ela eh bem clara:

""Aparentemente o seu desenvolvedor enfrentou problemas com o modelo de permissões do Unix e ACHOU MELHOR DAR UMA MAOZINHA AO SEU DRIVER MARRETANDO VIA SCRIPT DE INSTALAÇAO O ACESSO DE SUPERUSUARIO (SUID ROOT) para programas como o xsane, xscanimage e componentes do OOo. Seu script de instalação também toma a iniciativa de substituir alguns componentes do CUPS e faz mais algumas coisas nada divertidas. Nota zero para o desenvolvedor e a empresa, e mais uma boa razão para preferir drivers de código aberto.""

Este tipo de coisa citada acima eh aceitavel no Windows (naturalmente inseguro). Mas nao eh aceitavel no Linux/BSD/UNIX. Quem nunca se "descabelou" de raiva depois que instalou um soft no Windows e, no final, descobriu que o depois do reboot o Windows nem iniciava mais e depois de horas tentando corrigir o problema voce acaba tendo que reinstalar o Windows de novo.

Gostei da ilustraçao.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004