Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

DreamLinux: distribuição brasileira com visual caprichado

Foi lançada uma nova versão da distribuição DreamLinux em 16/07/2006. Os brasileiros fizeram um trabalho bastante profissional no visual da distribuição - screenshots podem ser vistos aqui - que pode ser customizada através da ferramenta Mkdistro. A Mkdistro é particularmente útil para a instalação do Linux num grande lote de máquinas com características e usos semelhantes. O administrador usa um computador de testes com a DreamLinux rodando, faz os ajustes necessários de acordo com o tipo da máquina, instala e desinstala programas de acordo com as necessidades da empresa e, através da Mkdistro, gera uma distribuição remasterizada cujas cópias poderão ser instaladas nos demais computadores do lote.

Ao que parece, a ferramenta pode ser instalada com outras distribuições Linux, mas é recomendável que se use a DreamLinux mesmo. Os motivos são: a) o capricho visual da DreamLinux; b) o gerenciador de janelas XFCE é relativamente leve e oferece muitos recursos sem exigir demais das máquinas; e c) para quem é fã dos pacotes .deb, eles são usados pela distro. Em resumo: vale a pena queimar um CD com a distro e experimentar. Imagens iso podem ser obtidas no Projeto Linorg ( http://www.linorg.usp.br/isos/dreamlinux/ )
” A nota foi enviada por Jamanta, que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Visual bem limpo, leve e: Visual bem limpo, leve e prático. Com certeza, em certos casos menos é mais!
Comentário de Lord
Bonita: Bonita mesmo, bem polido o visual.
Comentário de PoolS
Eu achei o esforço positivo: Eu achei o esforço positivo para manter a padronização das cores+desktop+icones, mas sempre fico lembrando que no fundo, bem lá no fundo, a Apple fez um bom trabalho...
Comentário de ricardomoc
Usuário: Realmente muito bonita. Gostaria de saber se agora existe a possibilidade de criar novo usuário com as mesmas configurações que o usuário default. Explico: para manter o visual que se tem no live-cd após a instalação, só utilizando o usuário padrão. Ou então copiar os arquivos de configuração do usuário padrão para o diretório do novo usuário. Se for criado um usuário com o conteúdo do /etc/skel o visual ficava sendo o do XFCE.
Comentário de timm
Eu juro que eu não entendo...: 1) Distribuiçao brasileira com nome americano? Por quê, se nosso idioma tem tantas palavras legais?
2) Por que toda distribuição Linux (ou sistema operacional) que quer ter um visual caprichado, como o DreamLinux, tenta copiar e fazer no estilo MacOS?

Ahh gente, assim é brincadeira =//

-----------------------------------

Desculpem a sinceridade, mas acho que nós não precisamos ficar copiando tudo aquilo que copiam da gente se podemos fazer muito mais do que isso!
Comentário de Dm7
Sobre o nome - talvez uma: Sobre o nome - talvez uma forma de dizer que a distribuição não pretende se limitar ao mercado nacional?
Comentário de ozp
pra q?: pra que mais uma distribuiçao?

Nao seria mais produtivo usar o ubuntu e fazer um MOD?
mesma interface, mesmo esquema, soh q em vez de ficar com uma distro isolada fica com um ubuntu customizado

o esquema do linux deveria sair apenas do kernel linux e incorporar grande parte do sistema.

Unir esforços, colaborar, juntar forças

zilhoes de distros é fragmentar, separar, desunir e enfraquecer

PS: o comentario é para todas as distros, em relacao ao dreamlinux achei que a interface é bonita.

Comentário de timm
Conectiva não era limitado: Conectiva não era limitado ao mercado nacional ;-)
Comentário de Vandrei
Já utilizei ele no meu: Já utilizei ele no meu computador e é fácil, para configurar a minha impressora foi alguns cliques de mouse e ela estava operante ;)
Comentário de giganttee
Sempre batem na mesma tecla,: Sempre batem na mesma tecla, impressionante! É falar em nova distro e vem o mesmo papinho que não leva a nadad e sempre: unir ao invéz de dividir forças. Gostaria que essas pessoas fizessem o que acham que é o certo: unirem-se. Por que não se unem e produzam algo construtivo ao invéz de ficar em cima da mesma tecla sempre? Isso cansa.
Comentário de Hugo
Você já pensou o que: Você já pensou o que (não) seria do seu amado ubuntu se seu fundador pensasse desta forma?

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de tobias_felipe
Por quê o Ubuntu não desaparece e colabora com o Debian?: Esse negócio de unir forças em torno de uma ou duas distribuições é besteira, Software Livre é LIBERDADE! e liberdade de escolha também se encaixa nisso.

Tobias Felipe
Comentário de spook
Contraste na barra de tarefas: Na barra de tarefas, o azul escuro no fundo fica muito ruim com as letras em preto. A letra podia ser branca, como no menu. Sei que a culpa é de quem fez o tema, mas podiam arrumar isto :) São pequenos detalhes, como este, que incomodam muitos usuários, e não existe no Mac OS X nem no Windows.
Comentário de bebeto_maya
É a distribuição mais: É a distribuição mais original do Brasil, e uma das mais do mundo...Passei um tempo usando-o...Muito boa, de fato.

Um trabalho de design primoroso, que não vi nem no Ubuntu...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de cenoura
E conectiva é palavra da: E conectiva é palavra da lingua portuguesa ?


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de hamacker
Já usei uma barra inferior: Já usei uma barra inferior ao estilo MacOSX igual a dessa distro com o superkaramba ou gdesklets, no visual é bonitinho, mas pessoalmente foi um desastre : consumo excessivo de memória. Neste caso, "menos foi mais" para o lado da memória. Só recomendaria esse tipo de desktop para quiosques onde o numero de aplicativos a serem executados é pré-estabelecidos.

Junte ao visual enxuto, voce ter que usar a opção "run" para rodar a maioria dos aplicativos não dispostos na barra e vai ver uma tremenda perda de velocidade também.

Também gosto das interfaces tidas como "espartanas", acho que é o caminho, mas é preciso equilibrar o uso com enfase em desktop, corporativo e quiosque, onde cada um tem suas necessidades.
Comentário de ricarab
Devagar demais...: É interessante como as grandes distros Linux até hoje não fizeram um grande trabalho de arte! Vejam que não estou me referindo a detalhes pequenos... Não! Estou me referindo a um trabalho de arte completo como o do Linspire/Frespire, DreamLinux e tantas outras distros "menores".

Vejam que quando me refiro a "grandes trabalhos de arte" é algo como olhar para a tela e dizer: uowwwww, nossa! Ainda não se vê isso...

Sempre tive a nítida impressão que o mundo do software livre não se importou muito com isso... Até agora! Tem havido muitos trabalhos em direção a tornar o trabalho de arte mais profissional, prova disso são as promessas do KDE4, xgl etc, mas ainda falta um pouco para chegar lá!

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de hamacker
As distros tentam manter uma: As distros tentam manter uma aparencia sóbria ou séria e deixar aspectos cosmétidos para o usuário. Eu concordo com eles, a medida que voce foge do centro corre o risco de ser taxado de "distro para kids" ou "distro para nerds". Acho que todo mundo que tenta agradar todo mundo no aspecto aparencia, o tiro sai pela culatra, isso recentemente aconteceu com o kurumin e debian-cdd-br e pouco antes o pessoal não gostava do mandrake por parecer infantil.

Tema é tema, quem não gostar, troca, parece fácil, mas tem gente que critica o tema default.

Quando o pessoal vê o XGL rodando, aí sim vem o "oohhhhh, que sistema é esse ?".

Comentário de Covarde Anonimo
Todas as distros são para:
Todas as distros são para nerds.

Comentário de Covarde Anonimo
Sempre batem na mesma tecla,: Sempre batem na mesma tecla, impressionante! É falar em nova distro e vem o mesmo papinho que não leva a nada de sempre: dividir forças ao invéz de unir. Gostaria que essas pessoas fizessem o que acham que é o certo: dividam-se. Por que não se dividem em grupos e produzam algo construtivo que o Linux ainda não tenha ao invéz de ficar lançando distros bonitinhas que não acrescentam nada de novo? Isso cansa.
Comentário de Dm7
Tô de acordo. Deixe a casa: Tô de acordo. Deixe a casa vazia, e o dono é quem coloca os móveis!
Comentário de CWagner
E quem seria esse dono?: E quem seria esse dono? Seria por acaso o inatingível "usuário leigo" que só sabe clicar em ícones que estão à sua frente?

Tem gente que acha que se não colocar as coisas na fuça do cidadão ele não consegue fazer nada.

O DreamLinux é um projeto audacioso e merece destaque, cada distro tem sua caracterísica e mérito, o que não desqualifica as menores como projetos sérios. Não que o seu comentário esteja nessa linha de raciocínio, Dm7, mas muitos reclamam do Linux por não ter uma grande empresa por trás, apesar de muitos sequer sonharem quem são os clientes da RedHat, Suse e Gentoo e mandriva.

Parabéns à DreamLinux e que continuem inovando e sempre buscando melhorar a interação do usuário com o sistema.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Não deixe de assistir a este documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela BBC de Londres.

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml

Assista e divu
Comentário de Damarinho
Virose: (*_*)
Isto parece-me uma virose de Designers; evita-se poluição visual, mas esconde a informação. Isto afeta tambem alguns sites, em que é necessário sobrepor o Mouse para gerar contraste (preto/branco).
Exite até plugins e configuração em Browser que elimina este tipo de disturbio de comunicação.



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Damarinho
Arte: (*_*)

A Forma não subverte a Arte.
A comunicação iconográfica é um recurso valioso, porque sua imagem traduz até um período-textual.
A matéria formal da iconografia não deve abusar do "movimento" (flash), que perturba e distrai do foco do propósito.
A Arte imita a Vida. E as cores falam. Mas tamanho de ícone deve ser reconsiderado, e os grandes ícones (como em um Linux Indu (ELX), gera desperdício de memória e degradação de desempenho.




(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Damarinho
Post Scriptum: (*_*) CWagner

Seu post-scriptum (PS) foi oportuno.
Cidadão Kane foi classificado pela crítica internacional como o Melhor Filme do Século passado.
Mas a confluência com a Rede Globo é incompatível.



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Damarinho
Gaveta: (*_*)

? Que tal um recurso que em um só ìcone (botão), ao abrir-se mostra outros ícones executivos ?

Gnome - Applet Gaveta. E que permite também incluir outra Gaveta.




(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Damarinho
Constante ausente: (*_*)
Em nenhuma distribuição Linux há alternativas ou indicativos para uso de PIM, no formato de documentação hierárquica, em XML ou TXT.
Citando:
tuxcards
treeline
zim (Desktop Wiki)
hnb (em modo texto)



(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
Comentário de Antoine
É...: ...ou você não sabe ler e precisa de um dicionário que mostre? Nesse caso, http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx e procure.

fem. sing. de conectivo

conectivo


do Lat. connectere, unir

adj.,
que liga;
que une;
que estabelece conexão;
Anat.,
filamento nervoso que une, entre si, os pares de gânglios de uma cadeia nervosa;
s. m., Bot.,
membrana que une as duas células da antera;
Gram.,
palavra de união ou de conexão.
Comentário de Dm7
CWagner, sobre a descrição: CWagner, sobre a descrição do usuário leigo que vc menciona... vamos rever a classificação, algo como... usuário "Windows"! Acima desse está o usuário leigo, e por aí vai. Talvez eu não tenha me colocado no nível do usuário "Windows". O DreamLinux para mim é algo mais original, eles parecem explicar bem a razão de ser dessa distro. A propósito, eu considero o visual do DreamLinux bem limpo e prático.
[]s,


Comentário de Alessandro
Excelente Distribuição: Excelente Distribuição, realmente um Live-Cd completo e bem funcional, com programas bem escolhidos e pronto para uso. NOTA 10.

Não gostei do visual, realmente gosto do Desktop limpo, apenas uma barra com relógio e um menu inicial, mas gosto não se discute.

E este XFCE para min é um dos melhores Desktop Linux, bom, leve e fácil , não consigo entender outros Live-Cds com GNome e KDE que levam uma eternidade para inicializar e o sistema fica uma carroça.

Realmente esta distribuição me impressionou positivamente.

Comentário de Hugo
Diz a wikipedia que esse: Diz a wikipedia que esse documentário não foi feito pela BBC.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de CWagner
Obrigado, Hugo.: Obrigado, Hugo.

Já verifiquei e o jm, já me corrigiu. O documentário foi produzido pela Channel 4 de Londres ou da Grã-Bretanha (não sei ao certo), mas citei o documentário não por ter sido eito por A ou B, mas por achar importante divulgar algo que acho relevante ainda nos dias de hoje, haja visto que o documentários tem aproximadamente 10 anos e as coisas continuam praticamente do mesmo jeito.

Por favor, se puder baixe o arquivo e exiba em escolas, empreste aos amigos, ou exiba em casa mesmo.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de brandizzi
Que tal...: ...tentar isto?

# cp -r /home/<nome-do-usuario-padrao>/.* /etc/skel

:)

PS: tentaê. Se der certo, mande um toque para o autor da distro. Eu só o não faço porque... eh... ei, eu devia estar trabalhando agora! :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004