A corrida das
500 milhas de Indianápolis é um dos grandes eventos do automobilismo mundial, e a deste domingo tem uma atração especial para os entusiastas das corridas que também gostam de código aberto:
um carro exibindo o patrocínio dos fãs do Linux.
O carro 77, conduzido pelo brasileiro Roberto Pupo Moreno, levará o mascote do Linux a 350 km/h no seu destaque frontal. A façanha foi possível devido ao esforço de voluntários dos EUA, com participação de usuários de vários outros países reunidos no site
tux500.org, que recolheram doações e contribuições de indivíduos de forma a obter os quase US$ 20.000 necessários para adquirir este espaço de patrocínio. Passaram longe de obter o dinheiro necessário para um destaque lateral ou no aerofólio, mas foram muito além do que as análises pessimistas previam.
A visibilidade imediata desta publicidade é algo que só poderemos avaliar após a prova, mas a repercussão na imprensa já começou, como atesta esta
galeria de fotos do News.com.
Atualização: O carro 77
abandonou a prova antes de completar a primeira hora da corrida. Como ele estava bem longe dos primeiros na fila de largada, o abandono da prova foi talvez a única oportunidade que o Tux no bico do carro teve para ser exibido por mais do que um breve instante nas imagens ao vivo da cobertura oficial. Só o pessoal do Tux500 pode avaliar se os 18.000 dólares dele foram bem investidos, mas desde já desejo melhor sorte no próximo evento em que eles decidirem participar! ;-)
muito bom!