Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Domingo teve Linux na Indy500 (atualizado)

A corrida das 500 milhas de Indianápolis é um dos grandes eventos do automobilismo mundial, e a deste domingo tem uma atração especial para os entusiastas das corridas que também gostam de código aberto: um carro exibindo o patrocínio dos fãs do Linux.



O carro 77, conduzido pelo brasileiro Roberto Pupo Moreno, levará o mascote do Linux a 350 km/h no seu destaque frontal. A façanha foi possível devido ao esforço de voluntários dos EUA, com participação de usuários de vários outros países reunidos no site tux500.org, que recolheram doações e contribuições de indivíduos de forma a obter os quase US$ 20.000 necessários para adquirir este espaço de patrocínio. Passaram longe de obter o dinheiro necessário para um destaque lateral ou no aerofólio, mas foram muito além do que as análises pessimistas previam.

A visibilidade imediata desta publicidade é algo que só poderemos avaliar após a prova, mas a repercussão na imprensa já começou, como atesta esta galeria de fotos do News.com.

Atualização: O carro 77 abandonou a prova antes de completar a primeira hora da corrida. Como ele estava bem longe dos primeiros na fila de largada, o abandono da prova foi talvez a única oportunidade que o Tux no bico do carro teve para ser exibido por mais do que um breve instante nas imagens ao vivo da cobertura oficial. Só o pessoal do Tux500 pode avaliar se os 18.000 dólares dele foram bem investidos, mas desde já desejo melhor sorte no próximo evento em que eles decidirem participar! ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Daniel Siqueira
Indy 500: A maior corrida do Mundo, agora com o melhor SO do Mundo! Heheheehe nem acreditei quando vi a matéria, que já está nos maiores sites de automobilismo por aí ;-)

muito bom!
Comentário de profano
Boa Sorte ao BLUE CAR: Saudações a todos;

Por absoluta falta de sorte (minha) estarei trabalhando Domingo e sem acesso à TV. De qualquer modo vou estar torcendo muuuito pelo BLUE CAR 77 (com o logo do TUX) e também pelo Roberto Moreno (Veterano, como eu), para que alcancem destaque nessa Corrida.

Quem sabe uma "Corrente Positiva" ajuda, né ??? (* BASÍÍÍU !!!)

[]'s a todos.
Profano.
Comentário de Terramel
Quero torcer tb :D: Tb quero torcer, mas nao sei se vou conseguir ver! Que horas começa a corrida? Que knal vai passar?

Abraços

GO GO GO LINUX! GO GO GO CARRO AZUL 77! BOA SORTE ROBERTO MORENO!

:D
Comentário de emxavier
Transmissão da corrida: De acordo com o site da Band, a corrida é às 13h, com transmissão ao vivo.

Mas de acordo com a programação é às 13:30h (?).

Roberto Pupo Moreno larga na 31ª posição.
Comentário de Rafael_
"Pow" poderiam fazer uma: "Pow" poderiam fazer uma campanha assim e usar o dinheiro para algo mais social. Pagar um bandeijão para desabrigados na cidade de São Paulo por exemplo. E depois ainda se sentem no direito de reclamar do governo Lula..

Mal ai pessoal, mas penso que já cansei de esquerdistas que não fazem nada e só reclamam, acordei meio indignado hoje apos ler a Folha.
Comentário de xultz
Se me lembro bem do: Se me lembro bem do desempenho do Moreno da F1, ele tá bem acostumado a dirigir em último. Não vejo muito nexo em gastar esse dinheiro no patrocínio de um carro que vai ficar em último lugar.
Comentário de Luiz Ricardo de Lima
Muito legal o esforço: É muito dificil juntar dinheiro e aplicá-lo honestamente, acho que já foi um grande mérito, mas... eu sou mais monaco na f1... :D

Quem sabe juntando dinheiro desde já não dá pra colocar um patrocinio num carro de f1... aí seria demais
Comentário de magsilva
Trata-se de um circuito oval: Trata-se de um circuito oval rápido. Cada volta dura ~ 40 segundos , coisa assim. Praticamente todos os pilotos ficam em evidência. Durante os pitstops, os últimos viram os primeiros. É ultrapassagem atrás de ultrapassagem. Enfim, é uma grande corrida! Não é como um GP de F-1, que o último colocado só é mostrado no grid de largada, para indicar que grid terminou de se formar.
Comentário de magsilva
Começa a 13h na hora deles,: Começa a 13h na hora deles, o que dá 14h aqui. Mas atenção! Hoje de manhã estava chovendo lá, então existe chance da corrida não ser hoje.
Comentário de Osky CG
IndyTux: Muito bom, parabéns ao Linux!
Comentário de Carlos Mafort
Acabou...: O carro 77 acaba de acertar o paredão e está fora da corrida... mas pelo menos o Tux ganhou um close das câmeras.
Comentário de MARCELO2007
Crash: The Tux car crashed? O Carro Azul da Morte?
Comentário de Oceanos
Prefiro: Blue Tux of Death: Prefiro: Blue Tux of Death
Comentário de Linxuer
Fala galera,: Fala galera,

Achei o valor até baixo em relação a exposição que foi obtida. Explico. Independente da posição na prova, durante a classificação todas as cameras ficaram focadas no carro por alguns minutos, pois cada carro anda sozinho na pista. O piloto original seria o Stephan Gregorie, que bateu, e sua "pancada" foi repetida várias vezes nas transmissões. Além disso, tenho certeza que esta foi a primeira vez que "fãs" literalmente bancaram a empreitada de uma equipe, o que reforça o caráter de comunidade. Podem ter certeza, que este fato foi comentado pela mídia.

O Linux tem que partir para este tipo de empreitada cada vez mais, sair dos circulos "geeks". Popularizar para crescer... Adobe, Microsoft, Oracle e outras empresas investem nos mais diversos esportes.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004