Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Que tal doar para projetos livres e de inclusão neste final de ano?


“Já não é de hoje que lemos vários artigos sobre como ajudar no Software Livre. Cada um ajuda de uma maneira, mão de obra, recursos materiais e até dinheiro.

Como não vivemos no mundo em que John Lennon Imaginava, a última forma de suporte (dinheiro) é a que faz muitas coisas acontecerem. Evidência disso é que os maiores projetos de software livre têm além da sua forte comunidade um grande suporte financeiro, seja através de doações dos próprios usuários, de modelos de negócio estruturados ou de grande empresas. Exemplos não faltam. Mysql, OpenOffice.org, Firefox e o próprio Linux.

Na minha visão, a doação de dinheiro para esses projetos é muito bem vinda. Mas e quanto aos projetos de menor porte mas de mesma importância? Como que esses projetos sobrevivem? Uma coisa lhe digo, somente quem é desenvolvedor e mantêm um projeto sabe o quanto é difícil de conciliar trabalho, escola, projeto, vida social, cônjuge ...etc. A coisa fica ainda mais complexa quando o projeto "dá certo", e usuários do mundo inteiro começam a lhe enviar questionamentos, sugestões e críticas. Por isso quem nunca passou por isso, não faz a mínima idéia do que seja.

É mediante essa situação que farei a minha parte. Após lançar o Livro "DNS Por Daniel Zilli" pela editora Ciência Moderna (www.lcm.com.br), estarei doando ao criador do MaraDNS uma porcentagem sobre a venda do livro. Já que o mesmo passou por dificuldades no início desse ano e mesmo assim não abandonou o que hoje na minha opinião é o servidor mais seguro de DNS do planeta. Talvez essa doação não resolva todos os seus problemas (e nem é minha intenção), mas certamente eu estarei mais tranqüilo comigo mesmo. Pois nada mais justo eu compartilhar um pouco do que eu ganhar com a pessoa responsável pelo sistema, e conseqüentemente pela existência do livro. Por isso quanto mais o livro for vendido, mais o MaraDNS será beneficiado.

Agora, você pense se pode fazer o mesmo. Se você faz uso regular tanto pessoal ou profissional e gostaria de contribuir, não hesite.”


Enviado por Daniel Zilli (zilli·danielΘgmail·com) - referência.

O BR-Linux também doa regularmente para projetos de inclusão e de fomento ao desenvolvimento livre, e neste final de ano doou 100% do faturamento com anunciantes de dezembro, divididos entre 4 projetos (3 nacionais). Cada um sabe o quanto pode e quanto deseja contribuir, o importante é parar para refletir a respeito.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leandro Godoy
Parabens Danel ...: Espero que mais iniciativas como a tua surjam no proximo ano ...

Abraços


www.opencode.com.br
www.blogmind.com.br
Comentário de zilli
Não é espírito natalino.: Primeiro quero agradecer pelo feedback recebido.
Segundo, gostaria de dizer que essa atitude minha não é espírito natalino, mas porque somente agora o livro foi lançado. Esse tipo de ajuda deve existir durante todo o ano, e não só agora.

Abraços e boas festas!
Daniel Zilli
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004