“Já não é de hoje que lemos vários artigos sobre como ajudar no Software Livre. Cada um ajuda de uma maneira, mão de obra, recursos materiais e até dinheiro.
Como não vivemos no mundo em que John Lennon Imaginava, a última forma de suporte (dinheiro) é a que faz muitas coisas acontecerem. Evidência disso é que os maiores projetos de software livre têm além da sua forte comunidade um grande suporte financeiro, seja através de doações dos próprios usuários, de modelos de negócio estruturados ou de grande empresas. Exemplos não faltam. Mysql, OpenOffice.org, Firefox e o próprio Linux.
Na minha visão, a doação de dinheiro para esses projetos é muito bem vinda. Mas e quanto aos projetos de menor porte mas de mesma importância? Como que esses projetos sobrevivem? Uma coisa lhe digo, somente quem é desenvolvedor e mantêm um projeto sabe o quanto é difícil de conciliar trabalho, escola, projeto, vida social, cônjuge ...etc. A coisa fica ainda mais complexa quando o projeto "dá certo", e usuários do mundo inteiro começam a lhe enviar questionamentos, sugestões e críticas. Por isso quem nunca passou por isso, não faz a mínima idéia do que seja.
É mediante essa situação que farei a minha parte. Após lançar o Livro "DNS Por Daniel Zilli" pela editora Ciência Moderna (www.lcm.com.br), estarei doando ao criador do MaraDNS uma porcentagem sobre a venda do livro. Já que o mesmo passou por dificuldades no início desse ano e mesmo assim não abandonou o que hoje na minha opinião é o servidor mais seguro de DNS do planeta. Talvez essa doação não resolva todos os seus problemas (e nem é minha intenção), mas certamente eu estarei mais tranqüilo comigo mesmo. Pois nada mais justo eu compartilhar um pouco do que eu ganhar com a pessoa responsável pelo sistema, e conseqüentemente pela existência do livro. Por isso quanto mais o livro for vendido, mais o MaraDNS será beneficiado.
Agora, você pense se pode fazer o mesmo. Se você faz uso regular tanto pessoal ou profissional e gostaria de contribuir, não hesite.”
Abraços
www.opencode.com.br
www.blogmind.com.br