Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Do Windows ao Kurumin Linux: um vôo sem retorno e sem escalas


“"Ora, quando coloquei o live cd do Kurumin 2.12 no drive e reiniciei o computador, nada aconteceu: entrou simplesmente o velho Win. O fato me forçou a ler com atenção o artigo da revista, e pude aos poucos entender. Hoje percebo que naquele instante estava deixando de ser um analfabeto em Informática e começava a ingressar no mundo fascinante do Linux."

Usuário "comum" descobre o mundo linux. Relato bem detalhado de uma experiência de sucesso. Muito interessante para quem acha que o Linux ainda não está pronto para o usuário doméstico. O Kurumin, pelo menos, está !”


Enviado por Flavio Moreira (flaviaoΘbol·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de edneymatias
Fantástico: Putz!

Fantástico, emocionante e motivador!

"É esse o universo Linux"

--
Edney Matias
http://edney.prognus.org

Comentário de robsonsmar
Excelente!: Gostei muito do texto, muito bem escrito, realmente o autor está de parabéns!

E quanto à experiência desse "novo" usuário Linux, é gratificante para nós que lidamos com tecnologia e desenvolvimento vermos uma pessoa - de área completamente diferente da nossa - adquirir novos conhecimentos e ainda se alegrar muito com isso.

Podemos ser polêmicos, críticos, fanáticos, discordar uns dos outros em várias questões, mas a EXPERIÊNCIA PESSOAL de alguém, jamais podemos subestimar ou ignorar.

Se eu ainda não usasse Linux, ficaria no mínimo curioso para experimentá-lo, depois de ler este artigo.
Comentário de Spawn Look
nem sempre.. nem sempre..: Primeira distro que testei apos ver um colega usar foi o kurumin.. nao sei como ele esta hoje mas tive muita dor de cabeça com a versao 2.10 que comecei, principalmente por usar o debian unstable =/
ainda mais qdo via todo mundo falando em upgrade.. isso sempre detonava o ambiente grafico.. ai desisti e voltei pro win..
Só fiquei no linux pra valer dpois de ver que nao era mais possivel ver videos no win por ser pesado demais e esse problema nao acontecer com o linux..

acho que todo mundo precisa inicialmente é de um incentivo que o faça perceber a diferença

quase tres anos dpois: nem sei mais o que é win

--
_____________
Slackware \o/

Comentário de Copernico Vespucio
Pílula vermelha: Embora não seja comum...

Ler um professor de literatura falar de Lilo, Grub e Gateway caseiro chega a dar vontade de chorar... :-D

Kurumin RLZ!!!
Comentário de Angelo Rosa
Bem, sou usuário do Kurumin: Bem, sou usuário do Kurumin desde a versão 3.0, so que nunca pude abandonar o windows completamente. Primeiro porque os softwares gráficos que uso, tipo corel e indesign não existem similares compatíveis em qualidade no linux. O mais perto que chega é o Gimp, mas mesmo assim nao confio nele o bastante. Nunca achei a migração muito facil, não é tão prático com o windows, apesar de ser feito pra idiotas, mas é muito mais prático (para usuarios leigos).
Sou fanzao do Kuruma, acompanho a cada distro, repasso a copia dos meus cds pra uma galera. Fico no aguardo esperando o Lin ficar mais maduro.
Comentário de Douglas Augusto
Contagiante o relato: Evidenciou-se mais uma vez quão subjetiva é a escolha da distribuição predileta. Às vezes pequenos detalhes de projeto transformam-se em pontos cruciais para determinados usuários.

Software Livre é isso, diversidade para diferentes preferências e necessidades.


Comentário de Valdomiro
Belo relato,: Belo relato,

Também fui, durante um bom tempo, usuário do Kurumin. Como sempre testei muitas distros, descobri o BigLinux, descendente do Ubuntu, e que me surpreendeu e tem supreendido a todos que conheceram distros como o Kurumin, pela extrema facilidade de configuração e resolução de problemas, coisas que instalávamos pelos ícones mágicos, já estavam à disposição no Big.

Big e Kurumin estão de parabéns, e realmente podem incentivar pessoas a uma viagem sem volta para o maravilhoso mundo do softwarelivre.

Parabéns também ao Professor que nos mostrou ser um docente muito acima da média, que como todos os sábios considera-se aluno!


Comentário de pilgerowski
Programando: "E tenho certeza de que, teimoso e curioso como sou, se continuar lendo com atenção, aprenderei até a programar em Linux. Não há barreira para a curiosidade e a determinação humanas."

Alguém que conheça o professor Rogério Chociay por favor diga para ele que o Larry Wall, criador do PERL, também é da área de Letras. Acho que ele vai gostar de saber que existe uma linguagem criada por um linguista. :-)

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004