Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Divulgação da campanha das FSFs contra DRM

O Alexandre Oliva, secretário da FSFLA, me enviou hoje material de divulgação da campanha das FSFs contra DRM. Considerando a relevância do tema, reproduzo na íntegra e convido todos a refletirem sobre o texto abaixo:


DRM: Defeituosos por projeto

Em defesa dos nossos direitos e pela liberdade no mundo digital, a FSFLA denuncia que os sistemas de Gestão Digital de Restrições (DRM) são defeituosos em seu projeto.

Os DRMs (Digital Restrictions Management systems ou sistemas de Gestão Digital de Restrições) são mecanismos técnicos de restrição ao acesso e cópia de obras publicadas em formatos digitais. Embora seus proponentes os chamem de "Gestão Digital de Direitos", quando analisamos seus objetivos, é evidente que só servem para gerir restrições.

Uma característica particular dos DRMs é que sua implementação não se limita ao técnico, também adentrando o legislativo: seus proponentes impulsionam, com grandes campanhas e lobby no mundo inteiro, projetos de lei que proíbem a produção, distribuição e venda de dispositivos eletrônicos a menos que estejam equipados com DRMs, e criminalizam qualquer esforço de inibir as DRMs, independentemente de essa inibição implicar violação do direito autoral ou não.

Na visão de quem o propõe, este controle deve ser inclusive mais forte que a lei: se a inibição de DRM é delito, estas empresas se convertem da noite para o dia em legisladores privados, já que podem implementar restrições e controles arbitrários, completamente à margem do que a lei lhes permite, e processar quem os evite pelo simples ato de tentar exercer seus próprios direitos.

Quando um dispositivo equipado com DRM não faz o que o usuário deseja, isso não se deve a um erro, deve-se ao fato de ter sido deliberadamento projetado para impedir que o usuário o faça, impondo os desejos dos provedores das obras sobre os direitos dos cidadãos. Os defeitos são parte do projeto, ou seja, são Defeituosos por Projeto.

A Free Software Foundation iniciou a campanha Defective By Design para denunciar publicamente a ameaça dos DRMs. Una-se à campanha visitando http://defectivebydesign.org/

Também está on-line a carta "Et Tu Bono", com que os ativistas que defendemos a liberdade no mundo digital tentaremos trazer Bono à luta pública contra os DRMs. Assine a petição em
http://defectivebydesign.org/petition/bonopetition

Na América Latina temos muito trabalho para fazer em relação a DRM. Some-se a nossa equipe da campanha na América Latina. http://www.fsfla.org/cgi-bin/mailman/listinfo/anti-drm


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lucas Willian Bocchi
Não entendi muito bem: Caros

Não compreendi muito bem a idéia do DRM. Qual seria a sua função? Fazer com que os dispositivos que possuam a tecnologia não consigam copiar determinados conteúdos?

O que seria na realidade?
Comentário de KamiKazeNH
Bem...: Não sei se você deve ter notado, mas alguns CDs que estão a venda no mercado vem equipados com uma "Proteção contra Cópia - Copy Controlled" (exemplo disso? Os novos da Marisa Monte) que em sistemas "não livres" você não consegue convertê-los para MP3 e escutar em seu player portátil.

Essa "trava" é o DRM.

:wq!

Fabio 'KamiKazeNH' Jr.

Comentário de Dstolf
Significa que: Significa que eles te impedirao de fazer qualquer copia que seja, mesmo que seja uma copia justa como manter uma mp3 no seu hd para nao ter que ficar trocando toda hora o cd do drive. Nos EUA, a legislacao esta chegando a um ponto que mesmo uma copia em buffer de memoria poderia ser considerada crime.

Burlar essa restricao, e' crime, mesmo que voce nao faca nada de errado. Vender um hardware que nao tenha essa restricao tambem e' crime.
Comentário de Copernico Vespucio
Finalmente: Finalmente a FSF implementou a alternativa correta para combater a DRM (ao invés de restringir a GPL).

Excelente campanha. Estou dentro.
Comentário de leonardo_lopes
A FSF sempre apoiou esse: A FSF sempre apoiou esse tipo de campanha... O próprio Stallman já foi criticado aqui por fazer isso.

Além disso, exigir que a distribuição de binários que usem DRM venham com as chaves não é uma restrição.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de nemesis
infelizmente: depois da notícia de hoje sobre a opinião de Stallman sobre outro assunto completamente não-relacionado, acho que suas opiniões vão surtir cada vez menos efeito em geral. Já posso até ver: "Ah, liguem pras opiniões desse cara, não! É só um pervertido!".

Mesmo que sejam válidas, como no caso da DRM.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
É a forma de fazer, não o objetivo: O q eu quero dizer é que apenas agora o RMS e a FSF decidiram se contrapôr ao DRM da forma correta: com uma campanha de conscientização, ao invés de fazer restrições com licenças ou em seus repositórios.

Dificultar a vida dos programadores e empresas que trabalham com soft livre não é a resposta.

O principal prejudicado com a DRM é o usuário final (pessoas físicas, pessoas jurídicas, governos) e é ele o principal ouvido no qual devem cair as advertências. Não através de imposições, mas sim de informação.

Por isso, parabéns a FSF (Deus e vocês são testemunhas de que raramente tenho dito isso) por essa campanha.
Comentário de Copernico Vespucio
a palavra e a garganta, a pena e a letra: Quando o que se diz faz sentido, as palavras logo ganham eco e a "importância" ou "infâmia" de quem falou logo deixa de importar.

Somos todos iguais na comunidade. Uma iniciativa que faz muito sentido foi levantada e, por acaso é do RMS. E ele é parte da comunidade, de um jeito ou de outro, assim como vc. e eu.

Não me importa se ele é turrão, mal-educado, "excêntrico", ciumento, e metido a messias... Assim como não me importa se ele é o autor das GNU tools e da GPL, o "dono" do conceito de software livre, etc.

Ele é um colega da comunidade com uma iniciativa correta e deve ser apoiado nela.

Ainda que suas outras opiniões (putz, pedofilia voluntária??? CREDO!!!) não sejam muito agradáveis.
Comentário de nemesis
sumido, hein: "Quando o que se diz faz sentido, as palavras logo ganham eco e a 'importância' ou 'infâmia' de quem falou logo deixa de importar."

em um mundo controlado por RIAA, MPAA, M$ e outras, vale o que elas querem e com certeza elas vão aproveitar esse deslize do Stallman pra cair matando e espalhando FUD...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Pois é...: Sumido sim... Tem vários projetos por aqui no trabalho clamando por atenção. :)

Hoje deu pra respirar um pouco, mas provavelmente devo sumir mais uma vez por um tempo... Tem até vários tópicos aqui no BR-Linux que preciso responder, mas falta tempo (tem até um post quilométrico de um C++níaco precisando de resposta em algum lugar...)

em um mundo controlado por RIAA, MPAA, M$ e outras, vale o que elas querem e com certeza elas vão aproveitar esse deslize do Stallman pra cair matando e espalhando FUD...

Só se pessoas como você eu eu (existem muitas por aí, acredite) não fizerem corretamente seu papel...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004