Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dividindo arquivos tar em múltiplos volumes


“Muitas vezes queremos dividir os arquivos gerados pelo tar para caber em um dvd ou um cd, por exemplo. Para mídias como fita dat ou disquetes, a opção sozinha "-M" resolve, mas e quando quisermos fazer isso em sistema de arquivos para posteriormente gravar em mídias?

Um exemplo prático: um arquivo de 1Gb e queremos separar em dois arquivos para caber em 2 cds de 700 Mb, como podemos fazer? No link abaixo, veja como resolver esse problema.”


Enviado por Jeronimo Zucco (jczuccoΘgmail·com) - referência (jczucco.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Hummm, o artigo do colega: Hummm, o artigo do colega usou .tgz e .gz como extensão de arquivo, porém não usou parametros de compactação com o tar como -z ou -j. Não é isso um erro ?

Alias, se não me falha a memória, o tar não aceita parametros de compactação quando se usa -M para multivolume.

Comentário de Tiago Cruz
Eu faço mais ou menos isso: Eu faço mais ou menos isso para levar minhas ISO's de DVD de 4GB no meu pendrive de 2GB....rsrsrs....

Mas comprimo usando o rar mesmo...

rar a -v100000 nome arquivo.iso

Eu não tinha usado ainda o slipt de linux => windows, mas esses dias testei com o type ao inves do cat e funcionou...

Em vez de cat aquivo1 arquivo2 > arquivofinal.iso
usei
type arquivo1 + arquivo2 > arquivofinal.iso

Aqui tem mais sobre o assunto
http://www.everlinux.com/blog/2007/08/17/como-gravar-dvds-em-particoes-fat32/
Comentário de hamacker
se voce vai sair do trivial,: se voce vai sair do trivial, então pula logo para o 7z.
Na minha opnião melhor que o rar e ainda por cima é livre e tem excelentes gerenciadores visuais (também terminal) tanto para windows como para linux.
Comentário de alsampaio
Não querendo desviar o: Não querendo desviar o curso da conversa, mas gostaria de deixar aqui registrado minha adoração pelo formato .7z. É uma excelente escolha para aqueles que tiverem a curiosidade de testar. E ainda por cima é livre.

Mais que apoiado vosso comentário, hamacker.
Comentário de tenchi
E ainda...: Tem uma taxa de compressão bem maior que qualquer outro compactador do mercado. Pena que isso o torne um pouco mais lento também ;-) Mas ainda bem que é possível ajustar a taxa de compressão.
Pena não ter muitas boas interfaces no Linux, assim como têm no Windows (a própria interface nativa é uma prova).

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Fabiano Pires
DAR e KDAR: Para tarefas de backup em disco/cds/dvds mais complicadas, prefiro utilizar o DAR (http://dar.linux.free.fr). O TAR é voltado para operações em fita (leitura sequencial - para acessar a posição 10, vc tem de passar por todas as anteriores). O dar é projetado para midias tipo disco (leitura aleatória - o acesso à uma posição é feito diretamente). E já está presenta na maioria das distribuições. Vale a pena dar uma olhada.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004