Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ClassMate PC para usuários finais no Brasil: distribuidora dribla Intel e já está vendendo

CIASupri vende notebook educacional no Brasil. Intel diz que modelos não são para usuários finais, mas para colégios. Por mais que a Intel seja a responsável por orquestrar a venda da plataforma educacional ClassMate PC no Brasil, o notebook voltado a estudantes já pode ser comprado por usuários finais interessados no Brasil.

A distribuidora CIASupri vem vendendo o notebook educacional, que está sendo avaliado pelo Governo Federal como opção para equipar escolas públicas a partir de 2008, por 391,40 reais.



Oficialmente, o ClassMate PC estaria disponível apenas para colégios particulares e organizações voltadas ao ensino por meio dos fabricantes CCE e Positivo, responsáveis por montar o ClassMate PC no Brasil.

Procurada pelo IDG Now!, a Intel Brasil afirmou que "foco deste produto (ClassMate PC) são instituições de ensino, privadas ou públicas e no país sua distribuição é feita pela Positivo e CCE". Colégios ouvidos pelo IDG Now! que declararam interesse nos laptops também admitiram que não receberam ainda as plataformas.

Mesmo afirmando que tem como clientes "instituições de ensino, ONGs e projetos sociais", o gerente comercial da CiaSupri, Maurício Ferreira, admite que pode indicar revendedores por onde interessados possam comprar o ClassMate PC, e também confirma não ter contato oficial com a Intel para a venda de notebooks, trazidos "por um parceria da Flórida", o que confere a cada compra prazo de entrega de até sete dias.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de puelocesar
Onde eu compro?: Onde eu compro? :)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de MaxRaven
Tinha de ser no Brasil: Para variar um pouco, algum empresario visando apenas o lucro a qualquer custo resolveu colocar algo que deveria ser restrito a disposição de qualquer um, mas não podia ter ocorrido lá nos EUA (verdade que vem de lá) ou então em outra localidade, tinha de ser aqui?

Só uma coisa, aqui em casa o negocio teve aceitação, acharam mais bonito que o irmão dele (o EE) e o primo (o XO), compraria um para mim :D, desde que o foco fosse o usuário final.

http://www.maxraven.info
Comentário de Marcelo Ulianov
Será que um dia vão: Será que um dia vão aprender que não existe mais uma maneira de " bloquear " nada ? Era óbvio que isso iria vazar ao público em geral, e não tem pq não ser assim !!! É ridícula a posição da Intel, de querer limitar o acesso a um produto. Tem mais é que vender para quem quiser comprar !!!
Comentário de apimente.br
É proibido proibir!: Seria condenável se essas máquinas estivessem sendo produzidas com subsídios governamentais, como isso não está acontecendo (até onde sei) não vejo porque limitar a venda apenas às escolas, muitos poderão se beneficiar de uma máquina de preço acessível e isso ainda teria o efeito (talvez seja isso que a Intel não quer) de provocar uma queda de preços nos Notebooks "convencionais".
Comentário de MaxRaven
mas ai que está ...: A ideia não é justamente por essa e o XO como as maquinas para programas governamentais? O XO será colocado a venda por um tempo lá nos EUA para financiar o projeto, pague 3 leve 1 (ou algo assim), ai acho valido, até porque a intel tem outro produto similar, mas focado no usuário final.
Como eu disse, compraria um desses sem problemas, achei bem bacana o jeitão dele, desde que seja voltado para usuários normais.

http://www.maxraven.info
Comentário de sem@email.org
Da para alguem me dizer qual: Da para alguem me dizer qual eh o problema em vender um produto sem subsidio federal no comercio varejista? Por um bom preço...?

Ah, agora entendi! O problema eh o preço!
Eh crime vender notebooks por um preço acessivel abaixo do tropico de cancer !


Comentário de MaxRaven
Já que o XO e o ClassMate não são notebooks, explico: Já como disse acima, eles não são notebooks tipicos, mas sim projetos voltados a introdução de tecnologia a serviço da educação em paises pobres.
Primeiro veio o XO, mas a Intel, em prol da economia de mercado, resolveu que o melhor é que tenha concorrencia (na verdade ela também queria roer esse osso) criou o ClassMate e em parceria com a Asus fez o irmão voltado para usuário final, o Eee ( http://br-linux.org/linux/news.com-eee-pc-deve-comecar-a-ser-vendido-este-mes ), assim ela criou uma divisão dos produtos, um para fins educacionais e outro para usuário final, contudo a ideia do ClassMate é justamente que seja comprado pelos governos e instituições com incentivos fiscais, já o segundo não, ambos tem custo reduzido, mas o ClassMate tem objetivo de ser mais barato, justamente para chegar as mãos das crianças.
Por mim, tanto o ClassMate, quanto o Eee deveriam ser parecidos, gostei muito do formato do primeiro, contudo não quero o mesmo Sistema Operacional que venha nele, afinal eles (o do CM e do XO) estão sendo projetados para ser uma experiencia unica para as crianças e eu quero um SO normal, sem precisar formatar, fazer gambiarras e etc...

Ai vem um empresario que não tem nenhum comprometimento com os projetos educacionais e sai vendendo, por favor, vai ter amor ao dinheiro assim no inferno.

http://www.maxraven.info
Comentário de Roberto Santos
XO e muito melhor: Gostaria de mostrar aqui alguns pontos do ClassMate PC
- 4 horas com bateria (XO com 8 horas, E-book 13 horas)]
- sem manivela (XO com manivela)
- precisa da bateria do carro em infrastrutua fraca (XO pode rodar com 2 Watt!)
- precisa de tomada de energia (XO não precisa de tomada de energia)
- sem camera (XO com camera 640x480, imagina que o aluno pode tirar fotos da natureza e comentar)
- não pode usar com luz do sol (XO pode usar com luz do sol)
- sem slot para flash (XO com slot MMC/SD para flash)
- resolução 800 x 480 (XO 800 x 600 colorido, 1200 x 600 preto/branco
- sem rede Mesh (XO com rede Mesh até 1 km)
- a tela nao gira ( XO a tela pode girar 180° para ler um E-book)
- com DRM (XO sem DRM)
- ecologicamente não muito correto (XO muito correto ecologicamante como bateria, display)
- não fala se pode deixar cair (XO pode deixar cair de 1 metro)
- não fala sobre chuva , poeira (XO pode pegar chuva e poeira)
- só tem interesse para vender no Brasil, Mexico, India (XO quer vender no planeta tudo)
- com fins lucrativos (XO sem fins lucrativos)
- Laptop mais barato (XO é um projeto de educação)

Sobre o lado do ensino veja http://samadeu.blogspot.com/2007/05/porque-o-olpc-xo-pode-mudar-o-ensino.html

Espero que eu não errei. Não encontrei muito sobre o lado técnico do Classmate (Watt, Slot)

Comentário de CWagner
De acordo com essas: De acordo com essas informações, falta apenas ter certeza de quando poderemos adquirir um XO no mercado.

Se tiver condições, gostaria de comprar um fazendo questão de pagar mais caro para financiar outro(s), afinal de contas, se fazemos isso aqui no Brasil para bancar a farra dos políticos, por que não fazê-lo conscientemente para beneficar quem realmente precisa?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Cadu
Piada: - sem camera (XO com camera 640x480, imagina que o aluno pode tirar fotos da natureza e comentar)

Hehehe... Tudo muito certo, mas essa foi uma boa piada.

Tem gente que pensa que dar laptops para crianças vai mudar a mente delas. Tem gente que pensa que por causa de um laptop, todas elas vão ficar felizes da vida, vão esquecer dos problemas em casa, na comunidade onde vivem, da falta de água tratada, da família às vezes destruída, do irmão que tá na cadeia, do quarto dele, onde dormem 5 crianças, e por aí vai. Tudo isso tem muita influência na vida de uma criança.

Eu trabalho com crianças pobres na Austrália, e nem são tão pobres assim se comparado com as crianças do Brasil, mas eu nem vou te dizer para que eles usariam essa câmera. É difícil imaginar essas crianças rindo felizes da vida porque tiraram foto de uma flor.

Tem coisas mais importantes do que dar um laptop para crianças pobres. Tem coisas muito mais importantes. Mas infelizmente esses povo só vai descobrir isso daqui 5-10 anos, quando os resultados desse projeto aparecerem (ou não aparecerem).
Comentário de cppware
No inferno também?:
Vender laptops baratos no inferno? Acho que ninguém teve essa idéia ainda. Quem sabe dá mesmo certo? Poderíamos fazer até uma promoção para compras em lotes; sei lá... personalizar para grupos nazistas etc...

Só que, ao contrário no educacional da intel, este não poderia ser de plástico.

=======================
Gustavo L. Santos.
Comentário de cppware
Fotos: Mas eu acho que elas tirariam fotos da natureza! Quem sabe, formemos futuros médicos que se dedicaram bastante à anatomia do corpo humano enquanto eram estudantes de escolas públicas...

Sinceramente, o laptop é algo que mexe diretamente com a MENTE da criança; comida mexe com o estômago. "Ah, mas sem comida o cara não pensa". É um bom argumento mas estou com preguiça de pensar em uma maneira de respondê-lo (será que estou com fome?); entretanto, se as crianças forem incluídas digitalmente hoje, amanhã (5, 10 anos) terão mais facilidade em trabalhar num mundo globalizado, e poderão comprar quantos pratos de lasanha quiser!

Mas, pelo que entendi, o ClassMate é menos altruista do que o XO; ClassMate é só mais um produto comercial, com menos qualidades do que o XO, sob o aspecto educacional.

Amigo, fica calmo. Vamos esperar pra ver. Acho que é uma boa idéia!

================

Gustavo L. Santos.
Comentário de popolony2k
Tô com vc ....: ...e não desmerecendo a iniciativa Classmate ou X0, mas no País em que vivemos temos que analisar se tal projeto é realmente focado para a educação ou se tem mais algum amigo do Presidente, Senador ou Deputado que está sendo beneficiado nessa brincadeira, pois tecnologicamente o projeto é lindo, mas ainda não vi nenhuma estratégia quanto a sua utilização, o que envolve professores, alunos, salas de aula, enfim, infra-estrutura.

Ou vamos dar os notebooks para as crianças e esperar que elas tirem fotos da natureza etc etc etc....

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Marcelo Ulianov
O problema é o: O problema é o conteúdo.Não adianta largar uma máquina na mão das crianças e achar que elas vão saber filtrar o que é bom, e o que é ruim. E com o baixíssimo nível de nossos professores, não sei como isso pode melhorar...
Comentário de MaxRaven
Crinças X Professores: Eu levo muita fé nas crianças, não tenho muito contato com elas, mas com aquelas que tive, se der uma maquina dessas, bem projetada e que não deixe "pre-conceitos" de terceiros influir teremos em pouco tempo as crianças ensinando os professores.
Meu medo é a politização disso tudo, já deixei gravado num outro post, vão deixar esse projeto como um Ás na manga para as proximas eleições, quando não tiverem mais nada para prometer vão falar "Olha, vamos dar laptops para seus filhos, votem em mim que farei acontecer uma revolução na educação", mas sabemos que para haver a revoluçao temos de investir nos humanos, ou seja, nos professores, senão vão tirar "fotinhas" da natureza mesmo.
http://www.maxraven.info
Comentário de eje del mal
Conclordo prenamente, tio!: Aê, a gente podermos dar merenda a 1 real, desjejum a 1 real, albergue a 1 real e Bala Juquinha a 1 real, assim a gente não precisarmos nem se preocuparmos com os aspecto social das pessoa, porque elas já tão tendo tudo.

Pra que estudar, pra que dar pespectiva, pobre tem que ser eternamente pobre. Rico na Daslu, pobre na Daspu!

Mente pequena!!!
Comentário de sem@email.org
"XO e muito: "XO e muito melhor"

Indubtavelmente.

"http://samadeu.blogspot.com/2007/05/porque-o-olpc-xo-pode-mudar-o-ensino.html"

Excelente reportagem/entrevista! Pegou o assunto nos principais detalhes.
Comentário de Vera Gilda
boa resposta: Eu tinha pensado em responder alguma coisa sobre o comentário negativo da foto, mas quando li a sua mensagem pensei: não preciso responder nada, está muito bem respondido. É uma pena que não dêem a devida importância para a educação. Seres humanos foram feitos para pensar também, então não basta apenas saciar o estômago.
Parabéns pela resposta!

Comentário de maiconfaria
Tudo culpa do presidente: Tudo culpa do presidente !
Isso que nem chegamos ao período eleitoral.



A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de maiconfaria
O objetivo do projeto é ser: O objetivo do projeto é ser independente dos professores, é claro que se eles forem capacitados melhor.
A ideia é desenvolver as aptidões que ainda não foram destruídas pela escola !


A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de maiconfaria
Um comentário com este...: Um comentário com este... patético.... típica coisa que se ouve de playboy reclamão.
O fato é que as coisas não se resolvem sozinhas por obra de um ser sobrenatural, também não serão resolvidas de uma hora para outra.
Visto seu pessimismo que mais se assemelha a prepotência e preconceito de que crianças pobres não são capazes de nada e que existe uma casta superior a qual você se inclui, acho que meus argumentos não te convencerão. Mesmo assim vou ressaltar que o projeto OLPC consitse em criar oportunidade de educação de qualidade para os que tiverem interesse, posso te adiantar que estas crianças "faveladas" não tem acesso a livros, professores capacitados etc. Mesmo que elas procurassem não encontrariam nada, com o OLPC elas terão esta oportunidade.

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de sememail
"Tem gente que pensa que dar: "Tem gente que pensa que dar laptops para crianças vai mudar a mente delas"

Nao sei, vamos ter que testar, ou nao? Ou sera que so rico tem direito de testar novas tecnologias com seus filhos? Tipo hipoterapia ?

Nunca, em tempo algum, as criaças pobres brasileiras tiveram direito a um gesto de confiança por parte das elites, estas mesmas elites que sao pais e maes de jovens que espancam empregadas domesticas em pontos de onibus.

Vai ser a primeira vez em 500 anos que algo parecido vai ser feito em um pais de terceiro mundo!

"Tem coisas mais importantes do que dar um laptop para crianças pobres."

Eh verdade!!!!

Para começar um salario justo para os pais! 380 Reais nao eh salario justo! Conta ai na "Ostralia" que o salario minimo no Brasil eh de 160 U$! Mas cuidado, alguem pode te chamar de mentiroso!

Para finalizar, voce como educador , voce deve saber que o interesse cientifico de A. Einstein foi despertado por uma simples bussola que ele ganhou de presente!

O governo federal subsidiou a Petrobras por mais de 50 anos e hoje a Petrobras eh uma das maiores empresas petroliferas do mundo.

O governo federal subsidiou a Embraer por mais de 40 anos e hoje a Embraer eh uma das mais importantes empresas do setor no mundo. Eh capaz de fabricar um aviao que sofre um choce a 1800 kh com outro aviao e consegue pousar depois!

Sera que nao daria para o governo federal subsidiar a educaçao basica no Brasil por pelo menos uns 10 anos? Para ver o que acontece!

Jogamos dinheiro fora como se fosse jornal velho! 4 bilhoes pelo Pan do Rio!

Sera que nao da para investir uns 500 milhoes nas nossas crianças? Pelo menso uma vez?
Comentário de popolony2k
Os fatos estão ...: ...aí !!!!

Veja a situação política do Brasil.....ruim, como sempre. Amigos, parentes e parceiros favorecidos, como sempre....alias, como sempre foram nesses 500 anos de Brasil, inclusive a culpa é do presidente, como sempre foi nesses mesmos 500 anos ...ou vc se esqueceu que os que estão lá em cima já atiraram muita pedra, antes ???

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004