Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Distribuições nacionais: Não confunda Litrix com Librix

“O Litrix é um projeto mantido por mim há mais de 2 anos e o Librix é uma distribuição desenvolvida pela Itautec e lançada há menos de 1 ano. Escrevo um texto no site do Litrix para que os usuários não façam confusão na hora de pedir suporte.”


A nota foi enviada por Vagner Rodrigues (vagnerΘlitrixlinux·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Trecho: “Tenho recebido algumas mensagens em alguns casos seja pelo site ou via Fórum ou até mesmo via Orkut sobre perguntas sobre o Librix que eu não tenho dado suporte, apesar de tentar ser o mais cordial possível. Ué porque você não da suporte ao Librix? Simples pois o meu projeto se chama Litrix e não Librix e Librix é de responsabilidade da Itautec (E espero que ninguém fale que eu estou plagiando eles pois tenho provas que o Litrix veio ao mundo antes do Librix basta verificar a Edição 91 da revista PC-Master da editora Europanet). Apesar de ambas as distribuições atualmente terem a mesma raiz atualmente ( o Gentoo ), acredito que não é responsabilidade dos responsáveis das distros dar suporte a Distribuição do outro.

Este é um problema que o pessoal do Ekaaty nunca vai ter ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alexandre_Martins
"De veras": Também, com um nome desse E-ka-a-ty ou Eka-a-ty :-) realmente muito esquisito. Pô, com todo o respeito ao trabalho do pessoal do Fedora Brasil, mas o Morimoto foi bem mais criativo na hora de nomear uma nova distro brasileira quando a criou; este novo derivado do Fedora não sei nem pronunciar (alguem pode dizer?).

Insinuei o Kurumin a propósito porque estranho muito a utilização de palavras em inglês para denominar as "distros" brasileiras. Porque não valorizar as palavras que estão incorporadas ao nosso idioma (curumin, por exemplo, é bastante usado em Manaus, e creio que em todo o norte, para denominar as crianças, ou os gurís e as gurias como dizemos aqui em boa parte do sul, está incorporado no Português e ter origem Tupy).

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de TheNullPointer
Morimoto original? E o: Morimoto original? E o Guarani, da Conectiva, que veio muito antes do Morimoto se basear no Knopix que é baseado no Debian ;-)
Comentário de bebeto_maya
Gosto é como nariz...: Pois é...Não gosto de Kurumin porque lembra coisa pequena, iresponsável...Não que o projeto seja ruim, muito pelo contrário...Mas questão de gosto não se discutre.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de KubLin
Distrowatch: no Distrowatch fala que é baseado no SLAX e Slackware
se mudou precisa dar um toque pros caras
falou
Comentário de Alexandre_Martins
Sim, original... e muito mais que a "Falecida": No nome que é do idioma Tupy da nossa terra e a sacada de colocar o K no lugar do C, mantendo a pronúncia e identificando-o com o KDE.

E o Guarani da (Falecida) Conectiva, ou o que sobrou dela, foi meu primeiro Linux, o único pelo qual não paguei pela caixinha poruque o descobri por acaso numa revista da época (do 4 ao 10 eu comprei).

O Guarani era o Conectiva 3.0, substituto CL 2 que era substituto do CRHL ou Conectiva Red Rat Linux, distribuição na qual se baseou o CL enquanto existiu (nenhum demérito, também foi assim com várias outras, entre elas o próprio Suse e a Mandrake que surgiu depois do CL e acabou abocanhando-o mais tarde). Já o uso do nome Guarani, foi abandonado pela CL, assim como do seu antecessor, o Parolin (esse sim, engraçadinho), não durou mais que um ciclo desenvolvimento ou a versão que acompanharam. No CL 4 já não havia qualquer referência ao Guarani. O Kurumin, se não me engano estamos no 6, e com o mesmo nome!

Então, se é para desqualificar a condição de originalidade que eu, não usuário atual do Kuruma, afirmo ter o Morimoto, a "Falecida" não serve nem pra exemplo.

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Qual delas?: Neste tópico foram cidadas pelo menos 5 distribuições, Litrix e Librix no tópico, Ekaaty e Conectiva nos comentários. A qual delas tu te referes como tendo mudado? Desculpe, não entendi teu comentário.

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004