Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Distribuição portuguesa Caixa Mágica troca base OpenSUSE por Mandriva

O Linux Caixa Mágica, distribuição portuguesa em atividade desde 2000, deixou de ser baseado no OpenSUSE e adotou o Mandriva como sua fundação, segundo o blog europeu Tux Vermelho.

«Assim, a CM irá partilhar com a Mandriva a base (core) dos RPMs e os instaladores / configuradores. Quanto às razões da escolha terem recaído na Mandriva, pesaram alguns fatores que segundo o comunicado da CM, são os seguintes:

* Distribuição RPM-based com bom suporte a hardware e facilidade de utilização
* Já é parceira da CM em projetos europeus
* É a única grande distribuição com centro de decisão na Europa
* Forte presença no Brasil cujo mercado interessa para futura expansão da CM

Apesar de haver um entendimento entre a CM e a Mandriva, continuará a haver uma total autonomia de marcas e a CM irá continuar a apostar na utilização do Apt-rpm, suporte a 3G e ADSL, tal como a localização para português. Um dado interessante neste comunicado é que ele foi distribuído diretamente à comunidade em vez dos meios de comunicação, por uma questão de respeito para com a sua "Comunidade Mágica"»


Saiba mais (tuxvermelho.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ceti
Gostei: Fizeram muitíssimo bem em trocar. Semana passada instalei o SUSE 10.3 de brincadeira e não consegui instalar um único programa com o Yast. É claro que pesou meu desconhecimento da distro, mas isso não é desculpa: antes eu havia instalado o Mandriva (pela primeira vez na vida), versão 2008 e eu, acostumado com o Synaptic do Debian, não tive dificuldade nenhuma em instalar/desinstalar/atualizar pacotes e a distribuição.

Parabéns, Caixa Mágica, fizeram o certo!

long live rock!
Comentário de Wallacy
Discordo, uma porque no: Discordo, uma porque no caixa mágica o processo era diferente, na verdade essa noticia é mais referente aos repositórios que as ferramentas da distribuição. E nenhum dos usuários da caixa mágica estava tendo problemas com isso.

E não existe nenhum problema para se instalar programas no OpenSUSE 10.3, é bem provável que foi algum outro problema.
via linha de comando: zypper install nomedopacote
Modo Grafico: YAST > Gerenciamento de Sofwares > Selecionar pacote > apertar OK(encerrar).

Acredito que não existia repositórios configurados. Logo:
Yast > Repositórios da Comunidade.
Selecione os desejados, e em OK (encerrar).

A distribuição em sí não apresenta problemas, simplesmente a peculiaridade que não vem com repositórios pré instalados, antes é necessário adiciona-los.
E o gerenciador do YPM é muito semelhante ao Synaptic, porem, mais organizado.
Tentou também com o 1-click-install?

Se eles quiseram mudar, bem, isso é com eles, direito deles, mais não culpe o openSUSE.

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Emerson Gomes
http://software.opensuse.org/: http://software.opensuse.org/search

Suse é possivelmente a distro onde é mais fácil instalar software e com os repositorios mais atualizados hoje em dia, devido ao build service.

Bem por ai, a culpa não é do Suse.


Comentário de EthraZa
É vai ver que eles (CM): É vai ver que eles (CM) gostam da idéia de downgrade do core da distro deles! (hã hã)
A escolha nada tem haver com usar uma distro mais bem lapidada e robusta pra usar como base! Também não tem nada haver com uma política menos obscura e nenhum acordo duvidoso!

ps. CM, sua escolha não foi boa... foi ótima! ;)
Comentário de Companheiro
Como assim vc nao conseguiu: Como assim vc nao conseguiu instalar nenhum programa no OpenSuse?

A limitação deve ser a sua, e é mental.
Comentário de Wallacy
Preprare-se então para ver: Preprare-se então para ver seus repositórios mais lentos....
Eles basicamente escolhem a distribuição da qual vão usar os repositórios xD :)
Nada contra o mandriva, mais use o caixa mágica e verá, "mais bem lapidada e robusta?" discordo, mais não vou entrar nesse mérito aqui.
Pra ser sincero também gostei, aliviar a carga dos repositórios é sempre bom!! :) Aposto que a equipe do OpenSUSE ta chorando !!!

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Ricardo Carlini
Eu uso debian e sou mais: Eu uso debian e sou mais feliz assim...

Comentário de Xar-OP
Wallacy,: Wallacy,

Fique descansado que os repositórios da Mandriva não vão ficar mais lentos nem os da OpenSuSE vão ficar mais rápidos. É que a Caixa Mágica sempre usou os seus próprios repositórios.
É certo que sendo baseada no Suse 10.1 (a actual CM 11) mantém cerca de 90 a 95% de compatibilidade com os pacotes da Suse mas da experiência que tenho creio que a grande maioria dos usuários da CM usa apenas os próprios repositórios da CM.
Penso, por outro lado, que uma escolha do core de uma distribuição não tem nada a ver com o uso de repositórios. Se ler a carta com atenção verá que não foi essa a razão da escolha da Mandriva.
Quanto a mim a CM é e continuará a ser uma excelente distribuição em particular para Portugal (devido ao suporte a hardware) e em geral para os países de língua portuguesa.
Fica aqui o convite para que a experimente e para que visite o site da comunidade onde poderá esclarecer tudo o que quiser (http://comunidade.caixamagica.pt/).

Um abraço de um português que usa Caixa Mágica.
Comentário de Wallacy
Conheci o CM visitando: Conheci o CM visitando muitos Blogs portugueses, apesar de haver sua própria "lista de repositórios" eu também via muitos usuários comentarem que usavam os repositórios do opensuse, as ferramentas do CM, são deles, do CM, o core em sí, vai se adequar a essa mudança de distribuição, pelas diferenças nos pacotes, de um certo modo não é muito errado falar que é basicamente uma escolha de pacotes (ou repositórios), já que o CM vai continuar sendo o CM, e tendo suas características, não vai ser mais rápido, nem mais seguro, nem conter "melhores pacotes", para boa parte dos utilizadores (como vejo em comentários nos blogs portugueses), não vai causar uma grande mudança técnica na distribuição, mais uma readaptação a base do mandriva.
Pra ser sincero, acho o CM uma ótima distribuição, sempre testo as novas versões, mais pra min essa noticia afeta bem mais os "repositórios" que qualquer outra coisa, claro, o mandriva tem muitas boas características que, e mais bla bla bla... (também conheço o mandriva e gosto muito).... eu só tava provocando um pouco :), sindrome de loucura mesmo, estou cansado, e falando besteira ao vento....

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004