Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Distribuição espiã" removida do site da MPAA

Lembra que há menos de 2 semanas foi divulgado que a MPAA estava oferecendo para universidades dos EUA uma "distribuição espiã", a pretexto de dotá-las de ferramentas que permitam (a elas, e não à MPAA) acompanhar quanto tráfego de P2P é originado em sua rede interna, mas permitindo acesso indevido aos dados coletados? Segundo o Slashdot, algo deu errado nos planos desta entidade que reúne grande parte dos estúdios e outras empresas da indústria do cinema norte-americano, e da qual ouvimos falar freqüentemente em assuntos relativos à perseguição de usuários que disponibilizam para download ou compartilham cópias ilegais de filmes.



A distribuição da MPAA era baseada em uma variante do Ubuntu, e o texto leva a crer que a organização estava praticando o que ela costuma classificar como pirataria, ao distribuir o software sem ter licença para tal, uma vez que não estava cumprindo os termos da GPL.

Matthew Garrett, desenvolvedor do Ubuntu, após tentar repetidas vezes contato com a entidade, resolveu dar um passo além, e entrou em contato com o provedor em que os arquivos estavam hospedados, e logo o link para download foi removido. Talvez permaneça indisponível, mas por outro lado, talvez vejamos em breve a MPAA se adequando publicamente aos termos da GPL, o que seria interessante também.

Saiba mais (yro.slashdot.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de George Kihoma
Eu penso que o Mathew agiu: Eu penso que o Mathew agiu errado. Deveria ter processado a tal organização pela infração da patente., ou seja, por pirataria.

Comentário de brain
Mas qual patente?: Mas qual patente?
Comentário de renan_s2
"e o texto leva a crer que a: "e o texto leva a crer que a organização estava praticando o que ela costuma classificar como pirataria, "

Doce ironia...
Comentário de edempoa
É complicado mover o: É complicado mover o processo sem que o reclamante mostre que tentou resolver o problema pela via conciliatória.
Comentário de andremachado
Embora nós, usuários de: Embora nós, usuários de software livre, não devamos usar o termo "pirataria", concordo que a MPAA teve o que mereceu e não possui mais nenhuma moral para legislar sobre qualquer coisa.
Comentário de brain
liberdade, vocabulário e atividade legislativa: Me parece que não há restrições ao uso do vocabulário pelos usuários de software livre, embora eu esteja ciente de que existem recomendações contra determinadas acepções. De uma forma ou de outra, me parece que a MPAA não legisla.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004