A universidade italiana de Pavia recentemente concedeu um grau honorário a Richard Stallman, e seu discurso na ocasião foi transcrito e publicado em um site da FSFE. No discurso, Richard Stallman fala do imperativo ético de usar software livre, com foco em indivíduos e escolas.
O texto é interessante. Inicia falando do caráter da inovação, e afirmando que a questão mais importante a levantar ao considerar o avanço tecnológico é: "como isto afeta nossa liberdade? como isto afeta nossa solidariedade social?", para em seguida comparar os avanços tecnológicos e os retrocessos sociais e éticos que em sua visão ocorreram em paralelo.
Stallman afirmou que a Apple, Google e a Microsoft projetam software especialmente para restringir o usuário, e aproveitou a oportunidade para anunciar que distribuiria na saída do evento adesivos de uma campanha contra o Windows Vista. Neste ponto, ele dirigiu sua palestra para a questão do software livre, que ele descreve como não sendo técnica, mas sim ética, social e política.
Veja a transcrição completa do discurso no link a seguir.
Saiba mais (fsfe.org).
(nota: não escrevi isto para trollar nem flamear, apenas pensando alto)
(nota2: note que eu falo sobre a *forma* como o RMS fala destes conceitos com relação ao software; não estou falando contra SL em si)
--
hhhh@.@h@....@.&... "You shall not pass!"