Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dicas-L: integração de clientes Linux a um PDC Samba

Se você tem uma rede com clientes Windows autenticando em um servidor PDC baseado no Samba, e deseja integrar também os seus clientes Linux a este servidor, não deixe de olhar este tutorial de Carlos Morimoto publicado pela Dicas-L. “Além de autenticar as máquinas Windows, o servidor Samba PDC pode ser usado para logar também os clientes Linux, centralizando a autenticação de toda a rede. Fazer uma máquina Linux se logar no PDC é mais complicado do que uma máquina Windows, pois temos que fazer várias alterações que alteram a forma como sistema autentica os usuários. Ao invés de verificar os arquivos '/etc/passwd' e '/etc/shadow', onde ficam armazenadas as contas locais, o cliente passa a utilizar o Samba e o Winbind (que permite que uma máquina Linux ingresse num domínio) para buscar os logins no servidor.” Veja o texto completo no Dicas-L.

Se você tem interesse no assunto, veja as informações sobre o curso de redes e servidores Linux que o Morimoto irá ministrar em São Paulo no fim deste mês.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004