Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Detecção da rede local em chipset Nforce - PC Chips a13g+


“Estava com problemas para subir a placa de rede dessa motherboard de baixo custo, uma pcchips a13g+. Ela usa um chipset Nforce, e deu um certo trabalho para achar informações sobre a instalação do driver. Eu uso Ubuntu server, e consegui instalar. Aqui vai minha dica.”


Enviado por Rodrigo Manga (rodrigomangaΘyahoo·com·br) - referência ().

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Morvan
Uso o Fedora: ... e o driver "ForceDeth" é instalado automaticamente. O chpiset da minha placa-mãe é Nvidia2 (é uma Asus).
[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Fabiano Pires
Uso o Etch: ... e o driver também é instalado de foma automática. O problema é que o driver não detecta o MAC Address da placa, e "cria" um MAC Address aleatório a cada vez, o que acaba ferrando os scripts de inicialização e o UDEV. A cada boot tenho de :
1) Remover o driver
2) Apagar o arquivo de controle das interfaces de rede do UDEV
3) Carregar o driver novamente

Ou seja, não dá pra usar em um servidor! Fora que também não dá pra fazer um controle por MAC, já que o mesmo muda sempre. Em tempo: Não, eu não reportei esse bug ...
Comentário de Morvan
Ressaltando a importância: ... da contribuição do autor do "Post", diria a você e a outrem que, caso a sua placa tenha um "ChipSet" Nvidia[2], dependendo ainda, da implementação, pelo fabricante, da função, é possível assinalar ("setar") um MACAddr no BIOS; ainda, no seu caso, em particular, é possível criar uma regra, no UDEV, que amarre um MAC a ela, a placa. Pode ser feita, a regra, pelo nome do driver da placa (forcedeth, no caso), pelo seu número de revisão, pelos seus recursos (Capabilities), etc.
À guisa de exemplo, veja[m] abaixo uma regra do UDEV:

ACTION=="add", SUBSYSTEM=="net", DRIVER=="forcedeth", SYSFS{address}="00:0...", ...

Para aprofundar, dê uma lida no: Writing Udev Rules, por Daniel Drakes.

Lá, bem como em outros tutoriais, você verá como é prático atribuir e checar propriedades via UDEV. Ainda pode-se pensar em um script que mude o MAC com o IFConfig.

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de rodrigomanga
No meu caso a placa não: No meu caso a placa não tava subindo nem com reza brava, apesar q quando testei com kurumin ela funcionou perfeitamente, só no ubuntu server q não rolou.

Mas tá ai, fica a dica para todos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004