Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo confirma isenção tributária para desktops e notebooks até 4 mil reais


“A notícia vem do IDGNow: Ministro da Fazenda, Guido Mantega, enfatiza que o objetivo do governo é ampliar a produção desses equipamentos no País. Esta isenção não está diretamente relacionada ao programa Computador para Todos (ou seu irmão mais novo Notebook para Todos, ainda não batizado oficialmente), e nem se restringe a computadores com software livre.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta segunda-feira (22/01) a isenção de PIS e Cofins para computadores – desktops e notebooks – avaliados em até 4 mil reais à venda no mercado brasileiro.

Durante o anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro enfatizou que o objetivo do governo é ampliar a produção desses equipamentos no País. Até então, apenas os equipamentos com preço até 2,5 mil reais estavam isentos desses impostos.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dstolf
dúvida:: dúvida:

esse desconto inclui máquinas importadas?
Comentário de ivansb
Tomara que não: Tomara que não.

Com certeza um dos objetivos é incentivar a indústria nacional e combater os piratas (mercado cinza). Não faria o mínimo sentido isentar importação.
Comentário de The Darkness
O problema é que nós aqui: O problema é que nós aqui no Brasil até onde eu conheço não produzimos nada, somente montamos. (Se eu estiver desatualizado, sintam-se a vontade para postar novidades)

O grande problema dessas isenções é que vamos estar enviando divisas para o exterior com subsídio.

Acho que esses subsídios deveriam ser restritos somente a casos onde eles realmente fossem indispensáveis (como inclusão digital de pessoas de baixa renda)

Nos outros casos a solução é incentivar a indústria nacional a produzir internamente e com isso conseguir redução nos custos e nos preços.

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de maiconfaria
Sobre combater a pirataria - meio off: Alem de exaltar o novo pacote do governo.

Sei que é meio, off topic mas a questão da pirataria é estratégica para a disseminação do uso do software livre em desktops... eu gostaria de perguntar por que não existem ações da policia federal para acabar com a pirataria dentro das universidades públicas ?
Estou cançado de ver barbaridades dentro das universidades, hoje um colega foi derrotado em um refendo dentro do laboratório (10 x 1 ), ele tinha implemetado uma solução usando xdmcp para máquinas antigas usando um modesto servidor, depois da votação o linux foi substituido por XPirata e as maquinas antigas destinadas em médio prazo ao lixo.
Três absurdos:
- tornaram uma instalação pública ainda mais escrava de um padrão proprietário ( sem a devida necessidade ).
- crime de pirataria
- disperdicio do patrimonio público e do dinheiro público.



Comentário de JCCyC
ABES neles: Sem dó nem piedade. Falo sério.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004