“O OSNews tenta analisar o fato de não haver "grandes lançamentos inovadores" nas principais UIs para o Linux, KDE e GNOME, e se pergunta se isso não é sinal de que a idéia de Linux no Desktop não é uma bolha que explodiu.”
Enviado por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com) - referência.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
E o Plasma, ainda existe?: Mas existe um ponto que esse artigo levanta com razão: é preciso um maior diálogo das comunidades de desenvolvimento dos WM com os usuários finais, mostrando o que está sendo feito nos projetos.
E o autor deste artigo comprova isso, porque parece estar meio por fora das coisas...
Um bom exemplo disso é o Projeto Plasma (nova UI do KDE 4), que promete tudo mas no fim não consegue, ou não pode, entregar nada. A página do projeto tem pouquíssimas informações, nada de 'mockups' ou qualquer coisa concreta; à lista de discussão praticamente não tem movimento.
Assim fica difícil, parece até coisa da M$: "aguarde, vamos lançar algo incrível, mas não encha o saco, é tão incrível que temos que guardar segredo; quando sair você vai adorar...".
Bullshit: Bullshit ! Desde quando o que o software proprietário faz (em média) é inventivo ? O Windows Vista é inventivo ?! Copiaram a idéia do sudo para aumentar a segurança, os efeitos visuais do Mac, o IE7 é um clone malfeito do Firefox e tantas outras "novidades".
Logicamente há várias exceções tanto do lado proprietário quanto do SL, mas como em tudo na vida, a maior parte dos desenvolvimentos são gradativos, feitos com cópias e melhorias daquilo que já existe. E o SL garante muito mais reaproveitamento de código e "mutações geéticas" de código do que o modelo proprietário.
Dinheiro ajuda sim no desenvolvimento mas se isso bastasse já teríamos muito mais alternativas proprietárias a softwares proprietários dominantes como o MS Office, o Windows, o Corel Draw e o Photoshop, não acham ? A coisa não é tão simples assim e envolve conceitos de merado, complexidade de desenvolvimento, etc.
E se o KDE e o Gnome não são tão diferentes assim da GUI do windows é porque justamente usam qualquer diferença nas interfaces como um obstáculo para que os usuários migrem para o linux . Ora bolas, se querem algo bem diferente o linux tem o Enlightenment, Fluxbox, Windomaker e outros desktops. O Windows é que nãotem, não é mesmo ?
Fora a questão da não existência de certos programas, jogos e drivers proprietários para linux por culpa única e exclusiva dos fabricantes de hardware e software, não há motivos reais para não usar um desktop linux.
Muita coisa precisa ser feita para melhorar ainda mais o linux nos desktops, mas o linux já está pronto há muito tempo e quem não está usando só está perdendo tempo e dinheiro. A receita é simples: evite comprar hardwares sem pesquisar antes da sua compatibilidade com linux, evite desenvolver softwares internos com linguagens, frameworks e dependências de software porprietário ou que rodem somente no windows, não queira que o linux seja igual ao windows porque ele é na realidade diferente e melhor e invista na sua educação, que vai melhorar o uso do linux e também sua cabeça.
Pelo que entendo, projetos: Pelo que entendo, projetos de SL não contratam equipes de testadores de programas, que ficam em salas isolados, sendo filmados e tendo anotadas as suas ações/reações diante do software.
O plasma deve ser a nova cara do KDE, talvez já pesente no KDE4, e deverá sair quando estiver pronto, não antes nem depois, pois, felizmente não há pressão econômica sobre os desenvolvedores que trabalham, quando podem e produzem o que bem entendenrem.
Quem não concordar com isso se contente com o Vista ou o OS X da Apple, que já são bem "bunitinhos". Agora se não tiver grana pra tanto, espere mais um pouco, afinal de contas, já aguardamos uns doze anos para considerarem que o Linux estivesse pronto para o Desktop, por que não esperar mais uns meses?
Saúde e Boas Festas a Todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Ninguém irá dizer isto pra: Ninguém irá dizer isto pra você. Teaser é coisa de PR, não de desenvolvedor.
Pode esperar porque vai demorar bastante para ser lançado. Devemos lembrar que há um port para QT4 acontecendo (de toda a base do KDE), algo tabalhoso e frustante.
De qualquer modo, você sempre pode baixar o útlimo SVN e ver o que acontece.
Há várias notícias e detalhes nas listas de e-mails dos desenvolvedores, no dot.kde.org e no blog dos desenvolvedores.
Também é bom lembrar, caso alguém não saiba, que todo o domingo no kde.org é postado um resumo do aconteceu na semana, o que é bastante interessante pois permite que as pessoas saibam como anda o desenvolvimento, das versões estáveis e do 4, antes de sair escrevendo o que não sabem.
Mas o que eu disse na minha postagem foi que acho que falta um pouco de comunicação entre as partes, só isso. Sem ela não ainda reclamar quando aparecem artigos como esse.
Não me importa se o KDE 4 sair em 2007 ou 2009, o 3.5.x já é bastante maduro, rápido e possui todos os recursos que eu preciso (e muito mais).
De fato...: Realmente, apenas lembrando o colega acima que existe o BB para Windows (http://www.bb4win.org/ - descontinuado, no entanto criaram suas derivações como BBlean [http://bb4win.sourceforge.net/bblean/], que eu uso no Windose). Entretanto o KDE está de fato muito bonito, rápido e sólido.
Quem realmente deveria dizer ou não o status e alarmar sobre os gerenciadores de janelas deveriam ser os desenvolvedores e ajudantes do projeto! São esses comentários que importam pra mim.
Pra mim estorou sim!: Eu concordo que já estorou e já escrevi sobre isso no meu blog. Eu infelizmente perdi as esperanças. O Linux tem inúmeras qualidades mas acho que ele não vai chegar onde achávamos... Vocês já perceberam o tanto de gente pró linux que mudou para o mac osx?
Meu post.. http://webdoispontozero.com/blog/?p=5
Já chega desse: Já chega desse papo....
Nessa altura do campeonato dizer que linux não está pronto para o Desktop.........caramba....isso não acaba ?
Eu escuti isso desde que iniciei no linux em 2002....e os mais antigos devem estar loucos de ouvir essa besteira.
O Linux é um desktop melhor que o windows.....
Já não cabe mas esse tipo de comentário......ficou ridículo e é um atestado de burrice.
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Não somente o Linux...: Pro usuário final não importa qual SO esteja rodando, desde que o desktop seja funcional e tenha os aplicativos necessários.
Este texto foi postado de uma distribuição chamada FreeSBIE (LiveCD, rodando num emulador), baseada no FreeBSD 6.2, infelizmente ainda é um RC.
Munido de XFCE 4.2.3.2, Firefox/Thunderbird 1.5.0.7, GAIM 1.5.0, Gnumeric 1.6.3 e Abiword 2.4.5, posso afirma que a mesma atende as minhas necessidades, os aplicativos possuem os mesmos comportamentos em todas as plataformas (vide a primeira frase).
Non-M$ OS peca de forma indireta, por culpa dos grandes fabricantes de softwares, que não os portam para outros sistemas.
--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone