Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desktop 3D: Ubuntu 7.10 virá com o Compiz

O comitê técnico do Ubuntu votou ontem a favor de ativar o Compiz, com seus recursos de desktop 3D, no Ubuntu 7.10, cujo lançamento está programado para outubro. Embora o Compiz tenha estado presente nas versões preliminares, o comitê teve dificuldade em determinar se ele está ou não confiável e funcionalmente completo o suficiente para merecer a aprovação para a versão definitiva. Ainda assim, os votos favoráveis foram quase a totalidade, com apenas 1 voto contrário.

Saiba mais (arstechnica.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de welrbraga
Pelo visto, a menos que a: Pelo visto, a menos que a versão do X.org tenha drivers decentes pra minha placa de vídeo genérica (SiS on-board) eu terei que desativar isso. porque em plena época em que a ATI ibre seus drivers não dá pra pensar em comprar uma placa nova agora.
--
Teclado BR-Nativo (Apoie, use!)
http://www.tecladobrasileiro.com.br
User Linux: #253605
http://gtk-br.codigolivre.org.br
Comentário de Naboa
Na boa: Na boa... compiz ainda está muito imaturo para ser usado como default em uma distribuição q todo mundo ta usando...


Comentário de walfredojunior
SIS on-board: Desculpa falar mas o problema não seria exatamente o X.org,, mas sim a sua placa de video ,, infelismente videos onboard não tem bom desempenho..


Comentário de Jonathan
Dúvida: Por que o Compiz e não o Beryl? O Fusion provavelmente ainda não está "pronto" para tal responsabilidade, embora eu ache que os outros 2 também não, conforme o naboa disse (muito imaturos).
Comentário de dockism
é o compiz ou o compiz: é o compiz ou o compiz fusion?
Comentário de tenchi
Quem é mais...: Ué... o compiz já vem na instalação padrão do slackware, e nem por isso o usuário é obrigado a utiliza-lo. Mas confesso que o compiz ainda tem alguns - na verdade comigo somente um, e olha que eu testo sempre a ultima versão, via git - que não permitem que ainda seja considerado estável, não podendo, por exemplo, ser comparado à interface aero. Façam o teste: Quando estiverem utilizando ele, dêem Ctrl+Alt+F2 para ir para o tty2. Voialá, você perde o controle total sobre o teclado, e a máquina fica inacessível (bug disponível também no beryl do feisty). Só resta reset. O Windows Vista não tem esse problema? Não. Basicamente pelo fato de o usuário não ter acesso aos terminais reais. Sua falta de recursos o ajuda a ter menos bugs ;-)

PS: Quem souber como reportar bugs aos desenvolvedores do compiz, agradeceria a informação, pois não achei nada no site compiz.org

PS2: O que não pode é o pessoal do ubuntu colocar ele como default. Assim, o sistema vai ficar mais pesado ainda (já imaginaram utilizar o live, que é pesadão, mais compiz? rsrs), e usuários que não tem hardware suportado ficarão na mão. Mas é claro que não farão isso, falei só de brincadeira ( o pessoal do ubuntu é meio sensível à estes comentários ;-)).

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Laércio
É o Compiz Fusion, sim!: Eu instalei a versão preliminar "Tribe 5" do Ubuntu 7.10 no meu laptop. Fiquei surpreso ao descobrir, ao final da instalação, que o sistema ativou o Compiz Fusion "by default" (não tem aquela entrada 'Habilitar efeitos 3D na ára de trabalho' no menu do GNOME).

Thomas Edison: o verdadeiro gênio da lâmpada.
Comentário de thiagoaraujos
Será?: Minha Intel Onboard tem o desempenho fluido e maravilhoso com apenas 16 MB de memoria no compiz-fusion ;) Os problemas que o beryl tinha com a placa se foram. Agradeço à Intel por ter liberado os drivers.
Comentário de NetWalker
Bug Report Compiz Fusion: Sendo o caso, aí estão as instruções. :)
http://wiki.compiz-fusion.org/HowtoSubmitBugReports
Comentário de spook
Beryl/Compiz/Fusion = instabilidade e bugs: Com toda certeza nem o Compiz, nem o Fusion e Beryl estão preparados para ficarem o tempo todo ativos sem causar problemas.

Um amigo meu tem problemas no Debian quando a proteção de tela entra, quando o Beryl está ativado. As vezes ele consegue voltar ao Gnome dele, outras não, precisando abrir outra sessão e matar o X. Recentemente existia um bug (corrigido) onde muitas aplicações Java simplesmente não funcionavam, pois a tela ficava toda cinza. No KDE, se algum recurso de animação de menus estiver ativado junto com o Beryl, você tem como resultado um "flicker", uma tremulação, até o menu aparecer. Se não me engano quando o recurso de sombra está ativado no KDE, o Beryl faz uma sombra em cima da sombra, horrível.

É só ligar ele no meu KDE que acho inúmeros problemas. Acredito que os desenvolvedores o conheçam (são todos escancarados), mas por algum motivo não arrumar, ou não dependem deles, o fato é que existe muitos problemas, que com certeza não ocorrem no Mac nem no Windows Vista.

Não gosto de falar o que disse agora, adoraria estar errado e poder usar sem medo todos estes recursos, mas é minha experiência de uso com o Beryl/Compiz.
Comentário de nemesis
caminho perigoso: Ubuntu ao trazer Compiz por padrão, parece começar a trazer software proprietário para a distribuição, afinal, para se obter bom desempenho é necessário drivers proprietários, pelo menos nas placas nvidia...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Vandrei
Ainda não sou a favor do: Ainda não sou a favor do Desktop 3D (por enquanto) quem sabe na próxima versão do Ubuntu ele já esteja um pouco mais maduro. O maior problema do Desktop 3D é em relação as pessoas que não possuem placas de vídeo aceitáveis (SIS e VIA). Provavelmente eles vão fazer como o Mandriva Linux que o usuário vai ativar em um menu o recurso 3D o que é bom porque é reversível.
Comentário de Carlo
Desktop 3D: Ubuntu 7.10 virá com o Compiz: Eu instalei o Ubuntu 7.10, e o compiz veio ativado por padrão, mas eu nao acho as opções dele, como antigamente para mudar as bordas de janelas, cores e tal. Alguem sabe onde esconderam isso? Antigamente eu ia no emeral e la tinha umonte de opções. Mas agora que ele ja vem instalado eu nao acho. Sera que colocaram so medate? Pois o unico efeito que eu vi, foi a janela fica mole quando vc arrasta ela, quando vc clica numa outra janela elas trocam de lugar com uma frescurinha, mas só, nao achei os themas nada.

ps.: Ja que vai por poe direito, não?
Comentário de cwars
Na realidade eles sabem: Na realidade eles sabem muito bem desses problemas, se reparar o Compiz Fusion está na versão X.5.6 (Esse X representa o numero que não me lembro agora, mesmo usando o Ubunto com o Firefox + o plugin cooliris), que significa que está ainda na sua versão instavel, desta forma contendo ainda bugs que estão sendo resolvidos, mas de forma muito rapida, pois a cada dois dias da semana sempre tem alguma atualização do Compiz Fusion (coloquei os repositórios deles no aptitude) e estava assim que possível testando para ver se estava ao nível usavel, estava até conseguindo jogar OpenArena com o Compiz Fusion ligado, contudo como ainda não está na sua versão estável que é a X.6.0 é óbvio que não nem tão cedo vai ficar pronto.

E camarada, fazer um gerenciador de janelas que usa o controle com base da placa 3D e opengl não é nada simples ou fácil, pois é trabalhoso já que estão implementando idéias que nem no Vista ou Mac sequer existem, não reclame sobre tais idéias, pois são delas que todo mundo com hardware insignificante está podendo rodar tais aplicações, enquanto que no Aero isso não é possível, exigindo por Default um hardware pesado e sem falar que sempre cai quando há alguma atualização do Vista, de forma que foi mais uma propagando do que realmente uma funcionalidade nova do sistema, já que neste caso o Aero não é como o Aqua que é Default por natureza, mas parte da concessionária Windows, que nem todos possuem tal funcionalidade.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de cwars
Eles colocaram tudo que é: Eles colocaram tudo que é perfumaria num único aplicativo que está listado em preferencias, já você configura tudo, até mesmo os temas do gerenciador de janelas ou efeitos 3D

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Carlo
Aquilo nao se aplica ao compiz: Aquilo nao se aplica ao compiz, são os Themas que qualquer um pode usar sem instalar o Compiz. Eu quero o gerenciador de Themas do Compiz.
Comentário de popolony2k
O Ubuntu sempre...: ...liberou código proprietário em sua distro e portanto é uma das distros menos indicadas para os que desejam utilizar um sistema não proprietário.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Raphaz
Atualização: Comigo aconteceu algo estranho. Ao atualizar o sistema e o compiz, o xgl deixou de funcionar... simplesmente deu pau! não sei o que houve, mas aconteceu depois da minha última atualização do sistema...
Comentário de nemesis
sério? Que estranho, eu me: sério? Que estranho, eu me lembro de ter que baixar e instalar o driver da nvidia. Adobe Acrobat, Java, Flash e codecs patenteados também não são encontrados na instalação padrão.

mas, pelo visto (ou Vista), isso está para mudar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ei, é themes ou temas,: ei, é themes ou temas, ok?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de andretomasi
Experiência: Olá, apenas gostaria de deixar minha experiência.. defendendo o Compiz-Fusion e o Ubuntu, estou utilizando o Gutsy em meu notebook, com o Compiz-Fusion ativado, e funciona sem nenhum problema, já consigo usar sem bugs desde o Feisty, inclusive rodo o Autocad 2000 nele diariamente. Os problemas de Java (facilmente resolvidos) não apareceram nesta instalação, e as ferramentas de configuração estão bastante "user-friendly".. quanto à instalação em máquinas com placas de vídeo onboard, minha noiva tem um Acer com vídeo Sis 760 (uma das sortudas sem driver suportando aceleração 3D), e no note dela instalou normalmente, sem ativar o CF.. pelo que percebi o Compiz-Fusion só é ativado quando detecta uma placa de vídeo com aceleração 3D.

[ ]'s

André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86
Comentário de Vitor Ruas
O Ubuntu é uma grande distribuição: Cada vez estou mais ciente que o Ubuntu é o elo de ligação que faltava para atrair o utilizador céptico ao Linux.
Comentário de spook
Completando...: Eu não falei que é fácil ou difícil o que eles fazem. E você deu a deixa que gostaria de comentar.

O Beryl é muito mais completo em termos de recursos do que o Vista ou o Mac, não discuto isto, mas do que adianta tudo isto se, quando você liga o bendito, fica esperando pelo pior? Se o Beryl tivesse metade dos recursos, sem dar (quase) nenhum problema assim como no Vista e no Mac, eu estaria usando, contudo ele tem um caminhão de efeitos legais mas não está usável, pelo que disse na mensagem anterior.
Comentário de hamacker
compiz não é um desktop: compiz não é um desktop 3D, é apenas um desktop com firulas opengl.
tem coisas bonitas, mas que não acrescentam nada na usabilidade, como por exemplo escrever com fogo na tela ou ver a tela com pingos dagua.

http://hamacker.wordpress.com
Comentário de hamacker
Estou usando o: Estou usando o compiz-fusion (a fusão do compiz e beryl) no Ubuntu Gutsy usando NVIDIA proprietário e a estabilidade está fantastica, só tem um recurso que ainda está parado, não é possivel trocar de usuário dinamicamente para uma sessão já aberta que esteja rodando o compiz, a tela fica totalmente preta e o cursor do mouse que embora funcional não tem nada a ser clicado nessa tela preta.

http://hamacker.wordpress.com
Comentário de laurocesar
AutoCAD 2000...: Cara, como você faz isso? Roda usando o Wine? Funciona redondinho? Exige muita memória / processador?

Sou Eng. Eletricista e uso diariamente o AutoCAD e ele é o principal motivo de eu não poder migrar definitivamente para o Linux.

PS: Uso o AutoCAD 2004 no win XP, em minhas máquinas tenho o Arch Linux 2007.8 e Ubuntu Feisty.

Um abraço.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de cwars
Correção: Gerenciador de: Correção: Gerenciador de Janelas, não Desktop...

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de cwars
Por essa razão eu ainda: Por essa razão eu ainda não estou com o compiz fusion ativado, e uma outra razão é que eu ainda perco desempenho quando vou jogar o jogo mania driver.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004