“Nós já mostramos ao mundo que desenvolver software colaborativamente é melhor. A Wikipédia também prova que criar conteúdo assim também é positivo. Neste artigo proponho mais um uso do desenvolvimento colaborativo, dessa vez para propor soluções para nosso país, nas esferas política, econômica, social e quaisquer outras que você desejar.
No texto, tentei me afastar dos termos técnicos para aumentar o número potencial de leitores, tentando atingir a "grande massa". Sugestões são muito bem vindas!”
Na verdade, por trás do desenvolvimento colaborativo de software está o princípio da meritocracia, segundo o qual as ações que têm mérito (sob alguma métrica, socialmente definida) ganham força (adesão de mais usuários e desenvolvedores).
Enquanto na democracia há somente 2 possibilidades (os que vencem uma votação, e os que perdem, ou seja, projetos que são "aprovados", ou "rejeitados"), um sistema meritocrático admite infinitas possibilidades, cada uma com seu grau de adesão, ou de "mérito".
Na busca por soluções de problemas sociais, alternativas à democracia estatal, surgem as ONGs, cada uma com sua linha de ação, e com seu grau de mérito. Semelhantes aos projetos colaborativos de software, as ONGs não discutem apenas ideias, mas sim, implementam ações concretas. Se as ações de uma ONG geram resultados mais efetivos, então esta ganha adesões, e suas ações são copiadas por outras.
O problema é que não há uma forma fácil de conhecer e comparar essas ações e seus resultados... cada ONG tem o seu próprio site, muitas delas desconhecem recursos de TI que facilitariam a colaboração online (tais como Wikis, Fórums, RSS, demonstrativo financeiro, recolhimento de doações...).
Que tal se houvesse uma Meta-ONG, cujo papel fosse dar suporte à criação de sites interativos e colaborativos para outras ONGs, com ferramentas uniformes, de forma que essas ONGs não precisassem se preocupar com essa parte chata de TI??? - esse meta-site poderia, então, colher automaticamente estatísticas de acesso e atividade das diversas ONGs ali hospedadas...
Seria algo como um SourceForge para ONGs...