“"Primeiramente olá a todos meus leitores. Creio que o título possa expressar bem o que sinto. Irei desabafar neste post a grande verdade do mundo dos computadores do ponto de vista dos Desktop e multimídia (note que não estou citando servidores, redes nem jogos). Trabalho com Design Gráfico, gosto muito da área de multimídia e gostaria muito de me aprofundar em outras áreas como animação 3D, modelagem, cinema, som, etc. Mas confesso que me sinto extremamente limitado tecnologicamente ultimamente. Fruto de muito suor (só Deus sabe) conseguimos comprar aqui em casa um computador bom (pelo menos do meu ponto de vista). No entanto, mesmo com toda esta potência de hardware, me sinto limitado do ponto de vista do software e do sistema. Me sinto como que em uma Ferrari, mas numa pista com limite de 60km/h. Pensando muito nos últimos dias, pesquisando, cheguei a uma infeliz (ou feliz, dependendo do ponto de vista, como tudo no mundo) conclusão.
É muito estranho que empresas como Adobe e Autodesk não consigam enxergar mercado para seus programas no Linux.
Há programas já consolidados há muito tempo e que traria alivio para quem usa software livre onde é preciso preencher algumas lacunas com software proprietário.
Como foi mostrado acima, algumas pessoas se interessam pelo software livre, mas simplemente não podem usa-lo na sua totalidade porque algumas ferramentas não estão disponiveis.
Confesso que adoro o Linux como plataforma de desenvolvimento e para rodar aplicações criticas que exigem processamento etc..
Mas na area de Desktop o MacOSX está muito a frente, realmente é inovador.
Eu vou comprar um Macbook e rodar linux para trabalhar via virtualização. Enquanto aguardo o Linux chegar ao mesmo ponto quem sabe. Eu acredito que isso seja sim possivel mas vai demorar um pouco.
E acredito que o Linux nessa area tirou muitos programadores do buraco, pelo baixo custo e sem ter que ficar pagando programas proprietários ou usando programas pirata e pelos recursos que ele oferece que são extremamente superior a antiga novell ou windows NT/2000 etc...
Deu oportunidade a colocarmos a mão com total liberdade a um banco de dados robusto como MySQL e tantos outras coisas.
VIva a liberade. Viva o Linux , viva a GPL.