Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios publica matéria anti-Linux

Depois da Veja fazer aquela matéria, agora é a vez da Pequenas Empresas Grandes Negócios. Nela há uma matéria sobre o Linux, de título 'Por que o Linux não emplaca', além de usar dados antigos e já questionados por diversos veiculos de mídia, o tom da matéria dá como ser melhor usar as soluções Microsoft por conta do TCO e usa um ar de surpresa para mencionar o fato do Linux funcionar nas empresas, como se isso fosse algo fora do comum.” A nota foi enviada por Anderson (andersonΘdrhardman·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

A matéria é só para assinantes, mas a chamada na capa do site diz: “Por que o Linux não emplaca? -- Entenda a razão de a maioria das empresas preferir pagar para usar o sistema operacional Windows, da Microsoft, em vez de adotar o programa gratuito que tem o pingüim como símbolo

Mais detalhes no News Peer.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leonardo_lopes
Alguém pode dizer qual o: Alguém pode dizer qual o endereço que devemos usar para spam dessa vez? :D

Quem se habilita a escrever uma nova carta?

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de bardo
É brincadeira um negócio:
É brincadeira um negócio desses?! Será possível!? Será que não tem nada que regule a ética desse povo jornalístico e que tenha alcance? Não para fazer censura, mas para mostrar as falhas gritantes quando acontecem.

Isso não vai acabar... :-(

"Grandes negócios, pequeno empresário" (Humberto Gessinger).

E uma revista se vende, tirando oportunidades concretas de melhoria e economia para os pobres empresários seu leitores...

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Maurício M. Maia
Produto MS: O conteúdo dessa revista é recheado de propagadas da Microsoft, só como exemplo, na edição passada (Julho, no. 209) há uma matéria sobre apresentações (Apresentações sem tédios, pg 106) com trechos como:

Antes de preparar a apresentação em PowerPoint, software de Microsoft, defina qual a mensagem central...

No PowerPoint, evite produzir slides com muito texto...

Em duas páginas o PowerPoint é citado 5 vezes!

Para se corresponder com a Redação
Endereçar cartas ao Diretor de Redação, PEGN
pegnl@edglobo.com.br
As cartas devem ser encaminhadas com assinatura, endereço e telefone do remetente.
Comentário de Antoine
A M$ tem $. Aliás, muitos $$$: Não tenho como ler a matéria (algum assinante publica aí!), mas está mais do que óbvio que é conteúdo comprado. Não existe mais tanta ignorância por parte de meios de comunicação para difamar o Linux dessa forma; quem o conhece a ponto de escrever algo sobre isso deve saber de todas as vantagens dele e ser, ao menos, imparcial nas comparações com outros. Sendo totalmente parcial assim, vê-se o que o dinheiro não faz, não importa de onde venha.
Comentário de Patola
Opinião embasada: O título parece realmente mais uma reportagem "estilo Veja", mas não é melhor ler o texto antes de falar qualquer coisa?

Que mania de reclamar de algo antes de ler...!!!

O máximo que eu consegui da matéria foi usando um login do bugmenot pra acessar o pequeno trecho que eles disponibilizam pela rede:

Sistemas

Por que o linux não emplaca?

Entenda a razão de a maioria das empresas preferir pagar para usar o Windows, da Microsoft, em vez de adotar o programa que tem o pingüim como símbolo

por Viviane Maia
fotos Roberto Setton

Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra
na edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de julho/2006, já nas bancas.



É grátis, seguro contra vírus e outras pragas virtuais e, além disso, o seu código pode ser modificado por qualquer usuário. Toda vez que se fala sobre o Linux, o sistema operacional criado há 15 anos pelo programador finlandês Linus Torvalds, a argumentação é a mesma. Mas, embora seja apontado como uma boa alternativa a programas pagos, como o Windows, da Microsoft, e o Mac OS, da Apple, o Linux não consegue conquistar o público. Segundo uma pesquisa realizada pelo Yankee Group, especializado em tecnologia, apenas 1% dos computadores do mundo, estimados em 900 milhões, usam o Linux, enquanto 97% estão equipados com o Windows (os 2% restantes usam outros sistemas operacionais)


O resto... só comprando a revista. Alguém poderia colar a matéria aqui?
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de eje del mal
Dom King: A M$FT é uma espécie de Dom King: ataca tanto de globo como de SBT, assim não importa quem caia, ela ganha. Ganha inclusive com a audiência da luta...

Aliás, a PEGN deveria publicar uma matéria sobre a Merdíssima, como uma novelha merda é sucesso de audiência (parece produto da M$FT...)
Comentário de Dorival Boege Jr.
É sempre assim...: Isso é típico de jornalistas e revistas que tem medo de mudanças devido a sua pouca capacidade de compreender o novo. O novo é melhor, e em uma atitude suicída tentam evitar que o novo se propague !!! Coitado do leitor, vai ficar preso a bosta da MickeySoftio !!!
Comentário de Renato L. Provazi
Matéria paga com certeza,: Matéria paga com certeza, não tenho dúvidas!
Comentário de Sonolento
Existe sim, o "observatório: Existe sim, o "observatório da imprensa". Tem site (q nao sei agora(google é teu amigo)) e progroma na Cultura / TVE.

Ok, não deve ter lá uma grande audiencia, mas vira e mexe e tem alguem importante da mídia debatendo ou sendo questionado. Então deve ter boa audiencia entre o povo do jornalismo.
Comentário de fernandohcorrea
Novamente temos que ir em defesa do Linux: Senhores,

Acho que não devemos ser extremistas sem que seja necessário, porém Pequenas Empresas Grandes Negócios é uma revista que da base para muitas empresas que nascem no mercado, e não podemos deixar essas empresas com falsas impressões sobre o linux...
Comentário de Sonolento
IDéia: Pessoal, uma idéia um pouco mais a longo prazo, ousada talvez, seria se alguém bem informado e bem embasado em dados atuais e reais(nada de mascarar defeitos) e também entendesse das diferentes licensas, de preferencia com representatividade reconhecida na comunidade, entrasse em contato com os SEBRAE.

Seria uma boa frente para informar, poderia até gerar negócios, como consultoria, afinal, quem ajuda mesmo as pequenas empresas no país é o SEBRAE. Até a a revista e o programa PEGN sempre indicam o SEBRAE.

Lançada a idéia.
Comentário de Alexandre Figueiredo
Patrocínio: Caríssimos,

Não posso afirmar que é uma matéria paga antes de lê-la por completo.

Mas, gostaria de lembrar a vós outros que a a PEGN já teve ou ainda tem parceria com a M$. Uma vez que aqueles livros de tecnologia que ela lançou teve a consultoria da M$ e o auxílio da HP Brasil. Eu tenho em casa.

Seria uma grande mancada a revista "dar uma visão distorcida da realidade" uma vez que ela tem de informar PMEs.

Isso aumenta ainda mais a incredulidade da revista, assim como outras que pisam mais não dizem o pq. É como aquela propaganda do Get the Facts! A M$ não diz o pq da escolha. Só diz que é a melhor opção. Ela não se baseia em nada. Nada é melhor apenas pq é melhor. Tem de haver um motivo!

De qq forma, penso que as PME estão desamparadas qto a tecnologia em geral. E nós, comunidade livre, poderiamos nos organizar e criar documentos úteis que auxiliam a escolha de máquinas - como a Info - e indicamos software úteis - como o FireFox, BROffice, GAIM -, criar uma rede básica, de até 30 máquinas, com serviços de mensageria (GAIM e e-mail), banco de dados livre (MySQL, PostgreSQL, etc.) e um servidor web (LAMP) e ferramentas de gestão, monitoração e gerência.

Para se ter um bom mercado de soluções livres, temos que tornar o Linux o mais próximo possível das PMEs.

[ ]s
Comentário de Void2
Pô mermão: Mano...tenho mó respeito por tu...fala aê, não me decepciona...quem tá do teu lado é uma morena né ???
Se naum...nem precisa fala...a casa caiu...
Comentário de gianrubio
Creio q todos aqui tem: Creio q todos aqui tem orkut

entao lá vai

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16798109633657129151
Comentário de grab
A reportagem tem base e referencias.: A reportagem cita diversas fontes, não apenas YG (mas sim, cita o Grupo em maior parte) e cita opiniões. Pode ser que a reportagem seja encomendada, mas as fontes nos levam a um problema maior. Esse negócio de TCO tem que ser esclarecido por nós, do SL, com maior ênfase. Mas não podemos crucificar a jornalista. A matéria em si é bem feita, apenas as fontes levam às conclusões que não concordamos.

Podemos sim é enviar a ela uma série de referências que contestam os dados publicados pelas fontes que ela mencionou, e quem sabe (ai sim dependeria dela) ela publicaria um complemento, ou mesmo outra matéria mencionando o uso vantajoso de SL.
Comentário de Fernando GNR
Não li ainda a matéria,: Não li ainda a matéria, pretendo ler.
Se realmente não houve imparcialidade na matéria, devemos nos manisfestar, esse tipo de coisa prejudica o GNU/Linux.
Afinal, já estou cansado de ouvir coisas do tipo...:
Linux é ruim, não tem nada, ruindows é melhor e etc de pessoas desinformadas ou mal informadas.
Comentário de silasrm
Ta Fogo a Matéria: Salve,

Eu ia colocar essa notícia, seria a minha primeira contribuição pro Br-(gnu/)Linux, pois meu irmão é assinante, eu peguei pela manhã e não coloquei :'(...mas colaboro com opnião e scaneamento.


Escaniei a Matéria agora, são 6 páginas mas só escaniei 5, a primeira não escaniei. :D

Uma parte, vamos dizer, descarada da reportagem é dizer, na pág. 64( ou na minha escaniada a scan0003.jpg) que a Seluque, empresa do ramo de automação que adotou o gnu/linux, é 'caso raro de opção pelo (gnu/)linux'...que isso? raro? o que ela tomou como fontes de sua reportagem que torne a adoção de gnu/linux um caso raro?

tá tudo aqui: http://silas.theducks.com.br/2006/07/11/sacanagem-por-que-o-linux-nao-emplaca-por-pegn/

*eu me responsabilizo pelo escaneamento, pois ninguem me deu e nem eu pedi licenca pra fazer. não responsabilizo ninguem e nem local onde estiver essas imagens.

Atenciosamente,

Silas RIbas - [.'./.]Dark.Earth
Comentário de anon
Bom não sei se é verdade,: Bom não sei se é verdade, mais certa vez li que a MS têm 10% de ações da globo. Alguém sabe a respeito ?
Comentário de bardo
Não consigo mais ler o:
Não consigo mais ler o resto.

Isso não é uma matéria, é uma arma de guerra!

Primeiro, coloca a "os defensores do Linux" como criaturas irracionais que odeiam o Bill Gates e apenas por isso divulgam o projeto.

Segundo, utiliza os mesmos dados da Veja e...

Sério, está horrível. Não são apenas distorções, são distorções com ar de imparcialidade e ataques preventivos tentando já de início invalidar nossos argumentos de defesa!

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Manoel Pinho
Matéria nojenta: Li esse artigo escaneado e só posso resumir que a matéria é nojenta de tanto FUD num artigo só. Nem a Microsoft com o discurso antigo (antes de dar uma de boazinha querendo promover interoperabilidade e padrões abertos) conseguiria tal proeza. Essa mulher copiou e colou um monte de FUD antigo retirado do material de marketing da M$ antigo, juntou mais uma pitada de ignorância e preconceito e escreveu essa baboseira. Nos chamos de fanáticos, comunistas, malucos e um monte de barbaridades.

Eu já estou p*** com esses pseudo-jornalistas de informática que escrevem baboseiras em revistas, sites e jornais de grande circulação. Não têm o mínimo que se prezaria de formação técnica em informática e só porque aprenderam a usar o windows e meia dúzia de aplicativos M$ devidamente pirateados em seus micros domésticos julgam ter autoridade para escrever artigos de informática.

Poderiam mudar o nome da revista para "Pequenas empresas, Grandes despesas com a M$".

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Fernando GNR
AUuhaUHAUUAUh : AUuhaUHAUUAUh
Só um comentário, eles falaram de problemas de compatibilidade do Open Office(como o comentario um pouco acima, só dar um salvar como .doc ou outra coisa).

Eles encheram a boca pra fala do Open Office, + nem preciso dizer como já perdi a conta de quantos alunos da minha classe, que fizeram trabalho no Power Point não conseguiram apresentar pois tinham feito em outra versão do produto, e não abria o arquivo.
Lembro de um professor já avisar:
"Testa aqui na escola antes, não quero saber de dar pau na hora" -alguma coisa assim.

Pensei que a reportagem seria pior...
Comentário de Metatron
Assustador: Boa noite,

No ano passado, parei numa banca de jornais e uma revista me chamou a atenção, na capa, colocaram chifres num sujeito e davam a entender que na verdade, nós brasileiros somos mesquinhos, egoístas, maquiavélicos...
Se isso é verdade em geral eu não sei, mas sem dúvida que isso vale para a nossa elite, que mancomunada com a MS, comprou esse texto.
Esse texto (li a partir das imagens escaneadas) possui um amontoado de mentiras, e erros técnicos que só poderiam ser feitos por alguém que não sabe nada de informática mesmo.
Meus caros, sempre me lembro do 4 de julho...do "dogueiro" até o próprio Bill, eles comemoram mesmo a indepêndencia americana, eles podem (e são) um império conquistador, mas são americanos de fato, amam o próprio país...enquanto nós vivemos uma tragédia sociológica, o povão brasileiro ama o Brasil, mas a nossa elite não, se vendeu faz tempo, e quem decide o destino de um país é a sua elite, ou seja, estamos ferrados.


yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de hamacker
A matéria tá cruel e bem: A matéria tá cruel e bem proposital, afinal de contas se voce reclamar, eles vão dizer : "tá vendo, esses são os *linuxsistas* que veem o linux como religião e exorcistas de bill gates." como foi dito na materia que haveria se alguem reclamasse contra.

A comparação entre Windows, Linux e Mac foi rídicula, a afirmação de que o "Windows trava menos quando usado em rede" de onde eles tiraram isso ? É justamente onde ele trava mais. É o trabalho de tecnicos capacitados e treinados que fazem de tudo, incluindo compra de licenças de outros programas de terceiros objetivando que ele trave o menos possivel ou que possa restaurar uma imagem prévia do sistema o mais rápido possivel.

Onde disseram que MacOSX não pode compartilhar arquivos com Windows e Linux ? Alias se o sistema de compartilhamento for NFS (usado entre servidores) é o Windows que não consegue acessar nem Linux e nem Mac a menos que se adquira um software à parte.

Windows mais bonito que os outros ? De todos os 3 sistemas, o Windows é de longe o mais artisticamente feio. Compare um Windows com uma placa de aceleração 3D e outra com 2D, é exatamente igual, a personalização não dá nenhuma vantagem para quem tem uma placa 3D. Coloque agora uma maquina Linux com ambiente grafico XGL(3D) e o MacOSX(3D) e veja os olhos saltarem.

Eles falaramm que usuarios utilizarem Linux ou Mac precisam de treinamento, pára com isso, e usuarios Windows não tem que ser treinados ? Usuarios de win98 tiveram paciencia para autoaprendizado no XP, mas não teria a mesma paciencia num outro SO, onde a maioria das coisas se resume a abrir, copia e excluir? A transição de win98 para XP, diga-se de passagem é muito ruim porque alguns de seus sistemas deixam de funcionar e atualização destes se fazem necessário, ou seja, uma atualização puxa as outras. Até hardwares precisaram ser jogados fora porque o sistema novo não possuia drivers.

Outra pérola foi culpar o openoffice porque o calculo da planilha estava errado, se um usuario erra um calculo numa planilha existe diferença se o erro foi no Excel ou no OpenOffice. Então porque culpar o OpenOffice pelo erro humano ? Se usar OpenOffice no Linux foi o problema para alguma empresa, não siginifica que comprar licenças do msoffice foi acertada. O novo formato ODF introduzido no msoffice novo deixa quem use msoffice possa cambiar com quem tem openoffice, será que valeu a pena ter investido tanto com o msoffice para ter exatamente o mesmo que o openoffice.

Outro vexame é achar que MacOSX e Linux tem poucos programas, mas a pergunta deveria ser "existem os programas que voce pretende usar no SO que foi escolhido ?" Usuarios são nada mais do que usuários, apesar de minha redundância voce deve prover a ele os programas que ele deverá saber usar, se ele não sabe usar então tanto faz se o sistema é Windows, Mac ou Linux.

Enfim, o artigo me aborreceu muito porque eles foram rápidos para elogiar o principal anunciante da Revista : Microsoft (perdí a conta de quantas vezes a palavra microsoft foi citada em forma de elogio) e foram extremamente rigorosos com os outros sistemas. A única pesquisa citada foi justamente a pága pela microsoft, sua principal anunciante, será que eles não achariam que isso mancharia a credibilidade ou estavam se lixando para isso ? Mesmo amantes do sistema de mswindows deverão concordar que o artigo não tinha tom jornalistico e mesmo na boa fé é dificil acreditar que tantos erros não foram propositais, são erros demais...

O Windows vai ficar aí por um longo tempo e dificilmente será abalado pelos outros SOs como o titulo sugeriria. Mas forçaram a barra mesmo assim, mais uma vez, é díficil não crer que a materia não foi paga, ninguem erraria tanto usando de boa fé.
Comentário de Tango
Nem eu aguento. Vou vomitar: Nem eu aguento. Vou vomitar se continuar lendo.
Isso é jornalismo? Eu jurava que era mais um case da Microsoft. TCO = Microsoft Propaganda.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Douglas Augusto
Creio q todos aqui tem:
Creio q todos aqui tem orkut


Errado.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de PauloM
Grande negócio: Não creio que seja desinformação ou ignorância. O texto é metodicamente escrito para detratar o Linux e endeusar a Microsoft. Seria melhor se estivesse como informe publicitário, não pegaria tão mal à PEGN. Pensando bem, talvez a Microsoft tenha feito um grande negócio com eles.
Comentário de MAJOR
Muito boa a reportagem, sou: Muito boa a reportagem, sou fanático por Linux estou trabalhando com ele a mais de 6 anos e digo, essa reportagem é muito boa.

Acho o Linux fantástico e em muitos aspéctos superior ao Sistema da Microsoft, porem a Microsoft também tem seu mérito.
Paremos e ser tal radicalistas e vamos olhar o que o Linux tem e bom e ruim, pois se acharmos que o mesmo é perfeito, então iremos cair no mesmo erro da Microsoft.
Estagnação.
A matéria é bem esclarecedora, mostra casos de sucesso e fracasso.
Muito boa mesmo.
Acho que todos os empresários, desenvolvedores, aministradores etc, deveriam sim, pesquisar a tecnologia em questão para ver se é ou não possível a migração ou implantação do Linux.
Vejo o caso do Banco do Brasil como uma grande decepção, pois a migração está super complicada. Faltou planejamento? Não sei, só sei que agora ou vai ou não racha.
Quanto a facilidade de utilização do Linux e o Windows sitada na matéria… convenhamos a sua Avó vai ter maior dificuldade para ver um email ou uma foto ou escutar uma musica no Linux.
Porem já não digo o mesmo do seu sobrinho, pois ele está crescendo com essa tendência e tecnologia.

Se você gosta do Linux não seja radical, pois radicalismo não leva a lugar nenhum.

Concluíndo, volto a repetir, Linux é Animal, mas não tiremos o merito da Microsoft.

Abraços
Comentário de Dm7
Olha, respeito completamente: Olha, respeito completamente sua opinião. Mas considerei a matéria parcial e tendencionista. Tinha a PEGN como uma publicação de nível, e depois dessa matéria estou repensando minha visão sobre a qualidade da revista. Considero que a Microsoft tem os seus méritos, porém não concordo com a forma como conduz seu monopólio, e ainda considero os méritos do Linux e do OpenSource maiores. A matéria é bem esclarecedora para quem é anti-linux, do meu ponto de vista. Exalta os argumentos do insucesso da migração para o Linux, sem permitir o contrário. Concordo com vc quando diz que as pessoas devem estudar sobre a migração ou implantação do Linux. E devem pesquisar muito, pois muitas decepções sobre a migração provém de uma visão míope e de uma perspectiva não real sobre o resultado esperado. A migração deve ser feita com esmero e máximo cuidado, já tendo em mente o que se pode e principalmente o que não se deve esperar do resultado final. Sobre a questão da facilidade de utilização, distribuições como a OpenSuse 10.1, Ubuntu e Mandriva estão em certos aspectos tão ou mais simples de se utilizar que o Windows, e percebe-se que caminham a passos largos nessa direção. Radicalismo? Não, de forma alguma! Também sou contra. Seja a favor, ou seja contra! Acredito na coexistência dos sistemas, todos com os seus méritos, alguns maiores e outros menores. [ ]s,
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004