Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Depois da Dell agora é a vez da Lenovo levar notebooks com Linux ao consumidor final


“Após a Dell anunciar que irá vender laptops com Linux, a Lenovo, uma empresa de Hong-Kong que em meados de 2005, comprou a Divisão de PCs da IBM, anunciou na LinuxWorld que vai vender notebooks com o Linux pré-instalado.

Segundo o G1 (Globo), "Os laptops começarão a ser vendidos no quarto trimestre deste ano e estarão disponíveis tanto para os clientes corporativos da Lenovo quanto para os consumidores comuns."

Essa notícia é muito interessante, pois indica uma visão de negócio baseado em estudos e projetos e não somente como fazem alguns montadores de computador do Brasil, que apenas instalam o Linux e de forma grosseira.”


Enviado por Roger de Almeida (rogerdealmeidaΘgmail·com) - referência (g1.globo.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emersonmello
Não entendi: Veja essa notícia de 2006 aqui do BR-linux:

http://br-linux.org/linux/linux-no-thinkpad-continua

"Lenovo nega que vá abandonar Linux em seus notebooks"
07/06/2006

"......todas as ofertas correntes de Linux na linha Thinkpad continuam mantidas, e serão ampliadas no terceiro semestre, como fruto de uma parceria com a Novell."

Humm, então a Lenovo já vendia notebook com Linux, certo?

Realmente, confuso...


Comentário de brain
consumidor final: Pelo que entendi, a diferença agora é que haverá um conjunto de ofertas para o consumidor final nos principais mercados, e não apenas ofertas para consumidores corporativos e mercados emergentes.
Comentário de hardware
Sim, finalmente: Sim, agora o foco será o usuário final. A linha ThinkPad já possuía oferta de Suse para o setor corporativo - e se o corporativo tá comprando, nada mais natural que acabe chegando no usuário final também.

No inicio da semana encaminhei noticia em que a Acer anunciou laptops com Ubuntu para o usuario final: http://laptoping.com/acer-aspire-5710z-ubuntu-linux.html. Assim já são quatro grandes empresas a adotar o Linux, HP/Mandriva, Dell/Ubuntu, Acer/Ubuntu e Lenovo/Suse.

Em meu ponto de vista o melhor seria que todas adotassem uma única distribuição, o que alavancaria o uso com a difusão, conhecimento e suporte a este sistema. Parece que a HP vai mudar para o Ubuntu também e abandonar a Mandriva - ao menos foi o que saiu no SlashDot a umas senamas atras.

Vamos aguardar até estas ofertas chegarem em terras Brasilis, assim teremos maquinas de qualidade com Linux de qualidade e não os Frankstein's vendidos atualmente no varejo só para cumprir obrigação legal e não atender às necessidades do consumidor.
Comentário de Ricardo Lima
Essa notícia é muito: Essa notícia é muito interessante, pois indica uma visão de negócio baseado em estudos e projetos e não somente como fazem alguns montadores de computador do Brasil, que apenas instalam o Linux e de forma grosseira.

Acho que essa crítica não é construtiva. Até porque eu acredito que a iniciativa da lenovo não tenha vindo tanto de "estudos" e "projetos" mas sim de acompanhamento do mercado.

Acredito também que o linux tem muito o que evoluir no quesito compatibilidade, como scanners, modems dial-up (yes, estamos no brasil), webcams e outras cositas mais. Ou faria sentido dizer que o windows também admite instalação grosseiras?

Mas é isso aí. Notícia muito muito muito interessante :)
Comentário de emersonmello
Ah bom, agora sim :): Ah bom, agora sim :)
Comentário de emersonmello
Ah bom, agora sim: Ah bom, agora sim :)

obrigado
Comentário de Roger de Almeida
Quem deve evoluir são os fabricantes:

Grandes empresas não lançam seus produtos sem planejamento. Para planejar tem que verificar a viabilidade tanto de produção como de venda, dentre outras coisas e isso é estudar o mercado. Além disso, não é o Linux que tem que evoluir em termos de compatibilidade mas é o contrário, os fabricantes é que devem evoluir, liberando ou construindo driver's para gnu/linux.

Roger()
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004