Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dell tem planos de virtualizar PC


“Uma notícia publicada no UOL Tecnologia diz que a Dell tem planos de vender PCs com Linux e Windows instalados utilizando virtualização para o uso. As máquinas virtuais dividiriam a utilização dos sistemas e acesso a rede fornecendo maior segurança. "Uma máquina virtual, que simula um PC normal, poderia operar com o Windows Vista e tratar de tarefas cotidianas de computação, enquanto outra poderia ser usada apenas para navegar na Internet, limitando quaisquer ameaças de segurança aos parâmetros da máquina virtual -que poderia ser apagada. Uma terceira máquina virtual poderia operar com uma versão do Linux compatível com os programas no computador usado no trabalho do usuário. E uma quarta poderia operar com softwares para Windows XP que não sejam compatíveis com a máquina Windows Vista. O novo modelo de computador pode ser colocado à venda já no ano que vem, disse Kettler em entrevista por telefone, durante a conferência LinuxWorld, em San Francisco."”


Enviado por Diogo Santos (crashvkΘyahoo·com·br) - referência (tecnologia.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
poem hd nisto!: Que ideia puxada pelos cabelos !
--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de viniciusfs
Será que não fica um tanto: Será que não fica um tanto quanto complexo pro usuário 'normal'?
Comentário de Psycho Mantys
hpc em casa: Sera que nao vai ficar "Um pouco pesado"? ou a dell quer supercomputadores na casa de todo mundo? E complicado...

--
L.U. 450347
Comentário de Wallacy
Bem, acho que peso e HD não: Bem, acho que peso e HD não são o problema, uma que os HDs atuais são gigantes, e que as maquinas provavelmente não rodarão simultaneamente.(Espero)
O grande problema pra min é o preço, pois ira ter que pagar a licença do Windows XP e do Windows Vista, mais por um lado, se já tem o XP, pra que por o vista? instala uma skin no XP e o usuario vai ficar feliz!!!
E teria que "bolar" um esquema muito bom para o usuario comum possa utilizar os múltiplos sistemas virtualizados. Pois acho que a maioria iria "abrir" o vista e ignorar os outros.... (ou o XP).

A idéia é boa, é o que eu faço aqui em casa, possuo o openSuSE na minha maquina, e deixo no desk o ícone do "Windows XP", virtualizado. Porem confesso que nunca usei, só meu pai que usa, rs.. (creio que tem haver com um programa que não rodava no wine..)
Comentário de 7933-0
Pelo visto o preço deve ir à estrafostefa...: Essa solução proposta pela Dell é um tanto problemática e cara. Já pensou ter todas essas máquinas virtuais rodando ao mesmo tempo, uma pro Office, uma pra internet, uma pro linux, uma para os aplicativos não compatíveis com o Vista, e ainda ouvindo música no WMP ou ripando um CD por exemplo, e uma ou mais máquinas travarem? Se os processadores não forem realmente poderosos e não houver muita memória disponível é possível que o usuário tenha um "quase ecatombe" na sua máquina. É esperar pra ver se esses planos vão realmente se concretizar.

Uma solução mais simples, barata e também eficiente seria usar um sistema com o Ubuntu nativo ter e o Vista/XP virtualizado.


===================================
Para ser realmente livre, use GNU!
Comentário de Wallacy
Ops errei..: Deixei escapar o parte do texto que dizia...

...A Dell está desenvolvendo computadores capazes de operar com versões múltiplas do Windows e do Linux ao mesmo tempo....

Esse ao mesmo tempo me preocupou, achei que seriam somente maquinas virtuais normais, que se iniciariam quando o usuario tivesse "afim".

Bem, pode ser um erro de edição da uol sei lá, acho que nenhuma pessoa com bom senso pensaria em deixar tantos os rodando simultaneamente, a não ser... que esse "programa" que utilizem para gerenciar as maquinas virtuais, sejam capazes de retirar somente o recurso "X" da maquina virtual, o que acho uma implementação meio duvidosa.

Bem, vamos ver como Dell ira por isso em pratica. A idéia é boa, mais um pouco fora da realidade...
Comentário de evandrofisico
provavelmente não: Pelo que vejo a idéia da Dell é aproveitar o fato de que a maioria de suas máquinas novas vem de fábrica com processadores dotados de extensões de virtualização, de forma que a maioria das soluções de paravirtualização (xen, kvm, vmware recentemente) roda com velocidade quase nativa so's sem altera-los.

Quanto a questão de porque trazer a virtualização pra o desktop, existem uma série de hipoteses:

1 - Adicionando um hipervisor previamente ao sistema previne-se a infecção pela futura levada de rootkit's, os rootkits hipervisores (vide bluepill)

2 - DRM: colocando os so's pra rodar em cima de virtualização é possível controlar a o acesso ao hardware, construindo uma camada de "trusted computing", fazendo com que o sistema interaja somente com a camada do hipervisor (vide PS3 rodando linux)

Comentário de Wallacy
Bem, mais isso não: Bem, mais isso não continuaria com as redundâncias dos SO's que estariam sendo utilizados?
Pois pelo que entendi todos iriam está rodando "simultaneamente" e muitos processos estariam em redundância, pois ainda teríamos os muitos processos que o windows carregaria na memória tanto o xp tanto o vista, os que e que o linux, (talves os do mac)... visto que a estrutura dos SO's se manteria....
Bem, olhando por um lado, isso só acarretaria um pouco mais de consumo de memória, o processamento seria pouco afetado...
Bem, lá vai eu de novo "repensar" novamente sobre a situação, essa implementação é até viável pensando na memória sendo a principal afetada (em relação ao preço)... mais ainda assim pediria um hardware (no geral) muito superior aos atuais, creio que a cache, e registradores para comportar tantas instruções seria insuficiente, toda vez as instruções de base teriam que ser recarregadas, e o uso da ram seria abusivo... (ao trocar de aplicação de SO's diferente)...
Pra ser sincero, isso é bem mais complicado que meus conhecimentos, não sei até que ponto poderia se gerenciar o uso da memória, afim de se conseguir fazer o que a dell planeja. Espero que implementem, pois traria muitos benefícios, é claro, se não tivesse preços abusivos...

Pra ser sincero, estou confuso quando a proposta deles.
A idéia é só um pc com maquinas virtuais, cada um com seu desk, igual nos padrões atuais... seria como "agora estou usando windows" fecha e abre a outra maquina e "agora estou no linux", pois entendi que eles iriam unificar em um unico ambiente, onde cada aplicativo iria está associado a um OS.. pois se sim, qual seria o OS de base?.. ahh.. creio que só estou complicando as coisas .. hehe..

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, tudo o resto se torna simples jogo de crian
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004