Todo mundo já sabe que a Dell está para lançar micros e notebooks com Linux, mas o calendário ainda não está claro - exceto que será "nas próximas semanas" no mercado norte-americano. E a ZDNet da Inglaterra foi em busca de mais detalhes sobre o cronograma internacional, trazendo algumas informações interessantes também para nós.
Segundo representantes da empresa, há grande atenção à questão do suporte ao usuário que comprar estas máquinas. Portanto, o lançamento internacional depende de preparar o suporte que atende cada país.
O resumo da ópera: não vai ser imediato no mundo todo, mas aparentemente é pelas razões certas. Aqui no Brasil já vimos o que acontece com micros com Linux pré-instalado e suporte de má qualidade pelo fabricante.
Saiba mais (news.zdnet.co.uk).
Sobre o "Computador para todos", tive experiência com dois modelos da Positivo, realmente deixa muito a desejar a primeira versão com 128mb de ram (não só o hardware, o linux é praticamente não usável, acho que é conectiva 10 ou a primeira versão do mandriva), porém esses novos modelos[1] com 256mb de ram e um linux muito bem configurado (mandriva) me deixaram bem impressionado.
[1] http://www.pernambucanas.com.br/aspx/Catalogo/DetalheProduto.aspx?Categoria=Informatica&SubCategoria=Informatica_Computadores&SubSubCategoria=Informatica_Computadores_Desktops&Produto=38223