Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Clientes Dell nos EUA pedem Linux e OpenOffice pre-instalados


““Apenas alguns dias após a Dell abrir o novo website de atendimento aos clientes, eles descobriram que o recurso mais pedido (margem de 2 para 1!) é a opção de ter o Linux pré-instalado em todos os novos PCs da Dell. (E o pedido numero 3 é o OpenOffice pré-instalado.) Agora será mais difícil ele manterem um antigo mantra ‘Não há demanda de Clientes do Linux.’””


Enviado por Edson Matias Junior (ematiasjrΘbol·com·br) - referência (linux.slashdot.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Eu mesmo deixei de comprar: Eu mesmo deixei de comprar computadores da Dell por duas vezes por não vir com Linux ou com uma opção de vir sem SO nenhum.
Minha namorada comprou um esse mês nas Americanas.com, veio com Linux e foi um ótimo negócio.
O problema é que o Linux que vêem é alguma distribuição podre de alguma pequena empresa tentando lucrar uma grana fácil. Uma customizaçãozinha do Kurumin (não que eu não goste do Kuruma, muito pelo contrário).
O que precisa ter é o seguinte:
Uma empresa dê suporte (pago) para alguma grande distribuição, como Ubuntu ou Kubuntu. Aí as máquinas vêem com o Ubuntu e a empresa ganha o dela, a vendedora ganha o dela e o usuário sai feliz.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Marcelo
Eu reclamei no site da intel: Eu reclamei no site da intel a falta de drivers pros sensores de temperatura da placa mãe
Se todo mundo q usa linux reclamasse os problemas qtem com os fabricantes eles iam passar a olhar o linux com outros olhos .
Comentário de popolony2k
Fica uma frase para os usuários brasileiros .....: .....de que adianta um sistema operacional Livre e superior se suas mentes não são compatíveis com essa tecnologia ?

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de ricardovm
Ubuntu: Por que Ubuntu? Se eu recebesse uma máquina com Ubuntu, logo faria a troca. Usei Ubuntu por alguns meses e simplesmente não gostei.

Parece que virou mania: "instala Ubuntu lá". Ué, se a pessoa não gosta dele, dá na mesma o Ubuntu e essa "distribuição podre de alguma pequena empresa tentando lucrar uma grana fácil".

Comentário de FelipeCN
Porque o Ubuntu, ao: Porque o Ubuntu, ao contrário da "distribuição podre de alguma pequena empresa tentando lucrar uma grana fácil" é bastante conhecida, então é (mais) fácil encontrar ajuda/programas/etc.

E para um usuário final, quanto mais "mastigado" melhor.
Comentário de ricardovm
Conhecida: O que eu vejo é sempre Ubuntu. Nunca Mandriva, openSUSE, Fedora e por aí vai.

O que precisa ter é o seguinte:
Uma empresa dê suporte (pago) para alguma grande distribuição, como Ubuntu ou Kubuntu.

Para boa parte das distribuições essa empresa já existe.
Comentário de MARCELO2007
Descobriram a América: Acho que o público está percebendo que comprar computador com Windows pré-instalado é o mesmo que pagar por ele, e ele pode ser obtido de graça. Já se tocaram que é mais barato comprar um computador sem Windows e depois tascar um Windows Piratex em lugar do Linux.
Comentário de emanuelsan
O que é importante:
Não sei esse pessoal que vc fala, mas eu gostei de ter a opção de comprar hardware de boa qualidade sem ter que pagar por software que não vou usar e acho que uma grande parte dos que frequentam esse site pensam assim.

Quanto a distribuição linux que viria, acho muito complicado contentar a todos. Se viesse a distribuição X, os que gostam muito da Y ou da Z reclamariam, e vice-versa.

Eu acho que nesse e noutros casos nós devemos relevar a escolha do fabricante/fornecedor do hardware. O que deve interessar para nós é que venha com o GNU/Linux, que é um reconhecimento ao software livre que todos nós usamos. Devemos reclamar se a distribuição que vier não tiver bem configurada, reconhecendo todo o hardware.

Mesmo que venha com uma distribuição que não se gosta, isso não é problema, basta se instalar a preferida.

Eu, por exemplo, manteria a distribuição "original" numa partição e colocaria a minha "preferida" em outra, mesmo que a "original" fosse a mesma que eu usasse (vcs acham que eu abriria mão de instalar eu mesmo a minha distribuição "preferida"! Escolhendo os pacotes que quero, dimensionando e nomeando as partições do meu jeito, usando os repositórios que confio!).

Eu manteria a "original" para compará-la com a "preferida", para sanar problemas de reconhecimento de hardware e/ou para o caso de perder a garantia.

Comentário de MARCELO2007
O que é verdade: --acho que uma grande parte dos que frequentam esse site pensam assim--

Não foi com "uma grande parte dos que frequentam esse site" que a Dell pesquisou.

--(vcs acham que eu abriria mão de instalar eu mesmo a minha distribuição "preferida"! Escolhendo os pacotes que quero, dimensionando e nomeando as partições do meu jeito, usando os repositórios que confio!)--

É muito muito muito muito muito muito difícil fazer um linuxista entender que a enorme maioria das pessoas tem coisa muito melhor que fazer da vida que ficar instalando, testando, mexendo, testando, tirando screenshot, escrevendo review, ajustando, customizando, testando de novo etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc.

As pessoas querem pegar e usar. Sem rodeios.

Acho que nem abrindo a cabeça de linuxista com picareta esse tipo de idéia entra.

Hein? Como é que é? Ubuntu? Ah, sei. Já leu a Garota Sem Fio desta semana? Nem com ajuda de especialistas ficou tudo jóia.

Seja de Linux ou de linuxistas, a palavra é uma só: dificuldade. MUITA dificuldade.

O povo quer Linux pra não pagar pelo Windows e instalar pirata, isso sim.
Comentário de emanuelsan
Na verdade eu não estava discordando de vc: Meu caro Marcelo2007,

Quem disse que eu estava discordando diretamente da sua afirmação :


Já se tocaram que é mais barato comprar um computador sem Windows e depois tascar um Windows Piratex em lugar do Linux.


Mas não sei em que estatística vc se baseou para escrever isto. O que sei é que esses Window$ OEM que vem com os equipamentos são baratos, talvez o público pesquisado (eram terceiro-mundistas querendo dar uma de espertos?) quisesse realmente software livre.

Adimitindo que vc esteja com razão, com o tempo muitos desses usuários aprenderão o que é ter liberdade (como eu aprendi). Já cheguei a usar um software caro que foi disassemblado e desprotegido para que cada aluno de uma classe pudesse rodá-lo (eu era um dos alunos). É por essas e outras que eu fico com o software livre, posso compartilhá-lo, copiá-lo, xeretar e modificar os fontes além de ter a consciência tranqüila.

Por hora acho bom que a M$ perder receita. Isso força ela a tomar atitudes mais duras com os usuários e mostrar pr'a eles o que é estar em suas mãos. Vamos ver se esses usuários continuarão conseguindo instalar o novo Window$ Vi$ta (assim como fazem com o XP) e se sair numa boa.


Já leu a Garota Sem Fio desta semana?

Não vi nada de mais lá, vc tá muito mais revoltado que a usuária em questão.

Vc quer dizer que se fosse windows ela não teria que ralar para colocar tudo funcionando? Ir atrás dos programas, instalar, reinstalar, é anti-vírus, é anti-spyware, é firewall, ... M$ Office, Corel Draw, Photoshop, etc. etc. etc. Melar tudo e começar instalando o S.O. novamente... Pegar um vírus e ... reinstalar tudo novamente... Receber mensagem da M$ dizendo que o windows dela é pirata sem ser, ou sendo pirata e ter a certeza que existe software espião da M$ fazendo sabe-se lá o que na sua máquina. Daí comprar um hardware novo (pois o windows que comprou necessita de mais recursos) e reinstalar tudo novamente...

Algum dia ela aprenderá que a coisa certa é instalar linux.






BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004