“Meu post tem o mesmo título de um artigo de Bryan Richard para a Linux Magazine (Dell and Desktop Linux: Can it Work?). Repercussão das manifestações pró-software livre no recém lançado website IdeaStorm da Dell. O autor conclui que apesar de encorajadoras, e de certamente proporcionar bons elementos de discussão para os fornecedores de soluções Linux, as manifestações no IdeaStorm não devem se traduzir em alguma mudança verdadeira do modelo de negócios da Dell (e de praticamente todos os fabricantes de PC) que é simplesmente o de vender, da forma mais eficiente possível, máquinas com o Microsoft Windows.”
Esse negócio de usar Linux só nos Pcs de baixo custo só força a idéia de que o Linux é algo barato e ruim.
Já Pensou, vc vai há uma loga comprar o seu superPC, e acha um Sistema superbonito, todo 3d (não sei se esse recurso já está estável), Sem aquele monte de gambiarras, caracteristicas dessas distribuições que usam o PC do Lula. Quem sabe um ubuntu, ou mandriva? Já com o Wine instalado, para usar aplicativos win32 também? Não precisaria (nem deveria, pois desagrada o usuário avançado) ser algo com a cara do Windows, mas algo muito mais agradável, como um KDE cheio de temas, transparências, Barras do superkaramba espalhadas pelo Desk, e essas frescuras todas.
Bem, isso seria simplismente um sonho. Acho que isso não acabaria com o Vista - que não é intenção de nenhum fabricante -, mas mostraria para o usuário que ele tem "LIBERDADE" - êta tema polêmico - de escolha.
Quem sabe assim o Linux não ganharia incentivos por essas empresas também?
Obs: O pc com Linux não deve ser mais barato q o com o Vista, por motivos já citados acima.
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana