Depois de aventar a possibilidade, no mês passado, de que poderia vender alguns de seus notebooks e desktops com Linux pré-instalado, a Dell informou ontem (28/03) nos Estados Unidos que irá, definitivamente, oferecer o sistema operacional de código aberto em alguns dos seus produtos em vista da demanda do consumidor.
Em um anúncio no web site IdeaStorm da companhia, a Dell afirma que vai oferecer alguns modelos específicos com Linux e que os detalhes sobre as configurações e versões serão divulgadas nas próximas semanas.
Nenhuma indicação ainda foi dada pela empresa americana sobre a data em que a linha de máquinas será lançada comercialmente.
Em um posto no blog corporativo da companhia (Direct2Dell), Matt Domsch, um arquiteto de software da Dell, disse que a fabricante vai trabalhar para assegurar que as necessidades de software serão atendidas aos usuários de Linux como parte da nova iniciativa da corporação em software livre.
Leia também:
Solutio360: Dell com Linux.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Um amigo meu, que ja havia usado Linux a uns 2 anos atrás, ou seja, tinha uma prévia vivência com Linux, estava apanhando para configurar a aceleração 3d no X no notebook dele que veio com Linux pré-instalado (marca Amazon, se não me engano). Alguém ja viu algum notebook com windows que vem com periféricos sem drivers?
Um Linux bem configurado e com todos os drivers funcionando de fábrica é o mínimo de se esperar!