Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dell com Ubuntu: Já disponível para venda


“Precisamente na página inicial do site oficial do Ubuntu, saiu ontem um anúncio destacando a disponibilidade imediata de computador Dell com Ubuntu. Por enquanto, esta disponibilidade é apenas nos EUA, mas deverá estar chegando no Brasil em (esperamos) pouco tempo.

O pessoal do Ubuntu montou uma página especial sobre computadores Dell com Ubuntu, informando também que a distribuição Linux encontra-se para venda com os computadores Dimension E520 N (desktop popular), Inspiron E1505 N (notebook) e XPS 410 N (desktop mais potente).”


Enviado por Júlio Santos Monteiro (julioΘmonteiro·eti·br) - referência (monteiro.eti.br).

A data da disponibilização confirma os boatos que se espalhavam desde a semana passada, e que inúmeros leitores haviam enviado para o BR-Linux. Tenho bastante curiosidade para saber como estas máquinas venderão. Se você estivesse trocando de micro no mês que vem e estas máquinas estivessem à venda no Brasil, você optaria por elas?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ceti
Já estou juntando grana: "Se você estivesse trocando de micro no mês que vem e estas máquinas estivessem à venda no Brasil, você optaria por elas?"

Com certeza. Isso me evita o trabalho de formatar o HD e instalar o Linux. Não vejo a hora de sair aqui.


--
long live rock!
Comentário de Paulo Dias
Eu estou usando Windows: Eu estou usando Windows Vista. Mas acho que se fosse comprar mais um micro, daria uma olhada com cuidado nesses Dell. Pela primeira vez, vi consistência numa venda de máquinas com Linux. Esta página especial que montaram com informações sobre o micro incluindo links para a página da Dell, demonstrou comprometimento com o projeto, sem falar do anúncio bem visível na página oficial. Passa uma boa imagem e tira aquela impressão de que simplesmente jogaram o Linux num PC só pra sair barato.

Parabéns para o pessoal do Ubuntu!
Que as outras comunidades aprendam com o bom exemplo.
Comentário de Eduardo Luiz
Com certeza...: Se fosse comprar (e quando for) vou preferir muito uma maquina Dell com Ubuntu do que esses computadores com o linux literalmente "jogado" na máquina, sem suporte a algumas das funções e tal, de forma que faz um serviço a favor da migração pro windows. Vamos ver os frutos desta união...se vai refletir numa melhoria no mercado brasileiro dos computadores com linux também. Dizem que a Itautec também está sendo mais responsável né?

Abraços
Comentário de DaniloDiogo
O laptop sim: As configurações destes computadores até que está boa também.

No caso eu analisaria a opção de ter um laptop Ubuntu. Na verdade, acho que passar totalmente do Windows para um Linux é um choque grande. Eu queria ter ao menos duas máquinas com sistemas diferentes (tá certo, três máquinas para incluir o Mac OS).
Comentário de anakinpendragon
Até agora tudo muito bom,: Até agora tudo muito bom, mas alguém conseguiu ver qual o chipset das placas que vão vir nesses computadores e notebooks? Eu procurei na pagina e não consegui achar nenhum detalhamento, já vou dizendo que se for com chipset Sis eu não compro, tem que ser no minimo Via e de preferencia Intel ou nvidia. Agora resta saber o preço que deve chegar aqui no Brasil, notebook com windows vista da Dell la nos EUA esta a $549 Inspiron 1501 . O modelo Inspiron E1505 N com ubuntu sai a $599. Ou seja, não vai ter vantagem de preço se os preços forem os mesmos praticados lá fora. A pagina com os notebooks para windows tem suas especificações completas, espero que logo coloquem também para os notebooks com ubuntu.

A especificação do modelo Inspiron:

http://www.dell.com/content/products/productdetails.aspx/inspn_1501?c=us&cs=19&l=en&s=dhs


Se chegar com os preços que acho que vão chegar, acho que vou preferir comprar o notebook CCE que vem com chipset intel.

http://www.americanas.com.br/prod/619920/eacom?paraleat&par=buscap3


Comentário de Gilzamir
Linux for all...: Eu tenho acreditado e defendido o uso de software livre, mas agora vejo que o GNU/Linux está chegando perto do ponto zero. Sim, não levem a mal. É que o marketing da comunidade é tão fraco que estavamos no ponto -. O ponto zero no desktop, acredito, é o ponto em que podemos contar o avanço, ponto-a-ponto como está fazendo o firefox, de usuários. E isto já estamos fazendo. Quanto aos usuário de Windows, desenvolvedores e fãs da Microsoft. Não tenho nada contra, a liberdade de escolha é isso. Mas vejamos, decidi entrar no clube do chacrinha (é assim que se escreve?). Comecei a testar como seria desenvolver para Windows. Primeiro, baixei o Visual C# Express Edition 2005. É uma ótima IDE, apesar dos seus 60 MB. Fui tentar instalar OpenGL. Baixei glut e (acreditando que o Windwos da suporte a OpenGL, pois em c:\windows\system32 há uma dll opengl32.dll), instalei apenas as libs e os headers da biblioteca glut (utilizado opengl para fins educacionais). Chegou o momento, fiz um "hello world" para testar, erros de referência: "header GL/gl.h not found...", "GL/glu.h not found..."....e assim vai. Até aí tudo certo, pois deveria estar faltando algum pack (como de costume por parte da Microsoft). Fui tentar instalar um tal de PSDK, pois esse pacote traz os headers e libs necessários para desenvolvimento windows e também os libs e headers para OpenGL, mas seu tamanho é mais ou menos 400 MB. Perdi a paciência, pois no gnu/linux ubuntu 6.10 bastaria instalar a libmesa e o glut, alguns megas de download. Para desenvolver um driver para Windows é necessário baixar uns pacotes e tem um negócio de certificado que só grandes empresas podem comprar. Agora eu digo, quem usa sistema operacional para fins educacionais, para ensinar programação em kernel mode, para ilustrar as teorias a cerca dos sistemas operacionais, simplesmente está cercado pela burocracia Microsoftiana de modelo de distribuição de software proprietário. Se as pessoas estão acostumadas com o Windows (seja o vista, XP ou qualquer coisa que não entra na minha receita), tenho pena delas, pois mais cedo ou mais tarde sentirão a necessidade de um modelo de negócios menos burocrático, onde acessar o código-fonte de um kernel do sistema operacional não obrigue você demonstrar que está associado a uma instituição de ensino superior. Para quem quer ensinar ou aprender (o meu caso): estrutura de dados, sistemas operacionais (teoria, exemplos e práticas) e outros ramos, os sistemas gnu/linux são o melhor ambiente de aprendizado. Para quem quer usar o linux no desktop, o GNU/Linux já está preparado para tal, caso contrário, a Dell não estaria se metendo nessa. Percebi links aqui para o meio bit, grande parte dos usuários daquele blog são fãs da Microsoft. Nada contra, mas porque o br-linux coloca um link do meio bit aqui se esse é um site voltado para o mundo gnu/linux?
Comentário de viniciusfs
Estou para comprar um: Estou para comprar um computador pra mim e infelizmente a Dell ainda não tem computadores com Ubuntu no Brasil, se tivessem com certeza compraria um deles.
Comentário de Venom
Concordo 1000% com o Gilzamir...: O Meiobit não foi, não é e nunca será um site voltado para o Linux.
Tanto é verdade, que um dos editores de matérias dele é um trolleiro com T maiúsculo e loverboy da M$ ao cubo.
Dêem uma olhada lá e confirmem o que eu disse.
Comentário de yamane
Sonhar é bom e não custa nada: - Dell XPS410n
- Intel Core2 Duo 6600 (2,4Ghz)
- 2Gb DDR2 667Mhz
- HD de 250Gb SATA
- Gravador de DVD DL
- Monitor LCD Samsung Widescreen de 19"
- Placa de vídeo nVidia 7300 (256Mb)
- Kit Multimedia 2.1
- Placa de som 7.1
- 1 Ano de garantia em casa no dia seguinte
- Preço: US$1150

Nesse país medíocre chamado Brasil nós só conseguiremos comprar o monitor e a memória RAM por esse mesmo preço... e olhe lá!

Att,
Renato
Comentário de Gilzamir
Grato: Obrigado pela dica! Mas da próxima vez pode se identificar? Estou pedindo isso porque pode sua crítica parecer um pouco, sabe, sem identidade. Essa é a minha retribuição pela sua dica. Interessante, eu conheço uma senhora que o nome dela é Dica!
Comentário de Critico
tá dando?: A Dell la nos EUA, enche os bolsos com grana e o augusto campos aqui, pula de alegria. dificil entender para quem critica tanto uma 'certa empresa'.
Comentário de Valdomiro
Oi...! e essa "certa: Oi...! e essa "certa empresa" é de onde? Só quem não pode encher os bolsos nos EUA é essa "certa empresa"? Se você não se incomoda que ela ganhe da forma que ganha, não deveria se incomodar com mais nada.

A questão da satisfação está no avanço do linux, independentemente de onde as empresas que o apoiem e ganhem dinheiro com ele estejam sediadas!

O problema não é simplesmente dinheiro, mas a popularização de um software de qualidade!!!


Comentário de Valdomiro
Oi...! e essa "certa: Oi...! e essa "certa empresa" é de onde? Só quem pode encher os bolsos nos EUA é essa "certa empresa"? Se você não se incomoda que ela ganhe da forma que ganha, não deveria se incomodar com mais nada.

A questão da satisfação está no avanço do linux, independentemente de onde as empresas que o apoiem e ganhem dinheiro com ele estejam sediadas!

O problema não é simplesmente dinheiro, mas a popularização de um software de qualidade!!!

Comentário de Morvan
Termômetro: A adoção do Linux, nos Estados Unidos, serve a um propósito muito bom, para nós: é um senhor termômetro. Se por lá se verificar uma considerável adesão / adoção, com certeza, teremos uma acolhida muito boa aqui, em Terra Brasilis. O nome Dell já nos traz uma promessa muito plausível de estrutura e suporte. Pode estar nascendo um divisor de águas para a adoção do Linux, em nível ocidental.
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de ivansb
HP / Positivo / CCE: Embora os primeiros "PC para Todos" fossem realmente "jogados", a HP, a Positivo e a CCE já oferecem micros mais completos que o básico, e com Mandriva, que já possui pré-instalado/configurado quase tudo que um usuário de desktop precisará.

Certamente, a entrada de mais um neste jogo vai botar pressão para melhorias dos demais.
Comentário de Gilzamir
Caixas de laranja: Você defende tanto os produtos da Microsoft, mas chega a ser hipócrita com seus comentários. Sabe quantas caixas de laranjas precisamos vender para compensar a compra de uma cópias do Windows: aproximadamente 90. Faça as contas: quanto custa um Windows XP Professional (ou a versão do Vista equivalente ao Windows XP Professional). +/- 750 reais. Quanto custa uma caixa de laranja para exportação: +/- $ R$ 8,50. 90 * 8.50 = 765.

Observe que os valores foram aproximados.

fonte do preço de uma caixa de laranjas:

http://www.portaldoagronegocio.com.br/index.php?p=noticia&&idN=7115
(apesar dos dados serem de 2006, o preço não deve ter mudado muito hoje)

Comentário de ivansb
Coragem rapaz!!!!!!!: Eu finalmente fiz isso já se vai quase dois anos... E não volto mais pro Desktop Windows nem a pau.

Tudo bem, não uso PC para jogos, prefiro usar um PS2, mas para todo o resto, estou achando o Desktop que utilizo (Mandriva com KDE/Firefox/OpenOffice/KOffice/amarok/akregator/KNewsTicker - comecei no desktop com Conectiva 10) muuuuito superior ao Windows XP, que usei por cinco anos e, quando uso Windows agora, me sinto "limitado".
Comentário de hamacker
Nao querendo ser chato, mas: Nao querendo ser chato, mas como voce vai saber se eles particionaram o /home separadamente ?

Se tiver tudo numa partição só, infelizmente eu teria de reinstalar tudo novamente.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de hamacker
Se voce comprar um: Se voce comprar um note/micro com memória abundante (no meu caso 1GB), voce instala o VMWare6 e mata a saudade do Windos95/98/2000/XP. É mais prático do que uma partição só para Windows.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de The Darkness
Eu também fiz essa: Eu também fiz essa migração e só tive alegrias.

Durante dois anos minha estação de trabalho tinha só LINUX (e nesse periodo foi a única da empresa que nunca teve problemas).
Em casa eu deixava o Windows para alguns jogos e usava o LINUX quando ia trabalhar ou estudar.
Mas em fevereiro meu HD deu alguns bad-blocks e o Windows XP teve uma lesão cerebral grave (esquecendo como se configura uma placa de vídeo) mesmo depois de reinstalado duas vezes me deixando somente com LINUX.

Estou usando só LINUX desde então inclusive para jogos.
Não tenho todos os jogos que gostaria de testar, mas estou para lá de feliz com os que tenho.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de alan
Ufanismo: Gilzamir,

Seu comparativo foi bastante infeliz. Comparar um produto intensivo em conhecimento, o software, independentemente de ser o Windows, a produtos agrículas e querer equiparação de seus preços é, no mínimo, ufanismo.

Veja o investimento em CAPITAL HUMANO em cada caso e note que o preço final de um produto é proporcional ao investimento para criá-lo, incluindo quanto se paga pelas pessoas, além, é claro, de sua qualidade.

Um país só cresce se produzir conhecimento e tecnologia. Qual país primariamente agrícola é rico?

Atenciosamente,
Alan
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - www.kelon.org

Comentário de Gilzamir
Ufanismo!: Eu nunca disse que um país cresceria sem produzir conhecimento e tecnologia, pelo contrário. Se temos como ter conhecimento e tecnologia sem "desperdiçar laranjas", para que "desperdiçar laranjas". Sei que nosso país precisa melhorara muito na educação de base, mas não é importanto produtos da Microsoft que consiguiremos melhor os indíces educacionais no nosso país e muito menos a produção tecnológica/científica. Nem mesmo utilizando software livre consiguiremos isso. Mas, se temos software livre, open-source, livre acesso ao código desses software e, além do mais, podemos criar um sistema operacional sem importar uma linha de código da Microsoft, não vejo o motivo do seu argumento.

Não sou radical. Pelo contrário. Sou muito conservador. Não sou do tipo que satanizo a Microsoft, mas também não sou do tipo que escolhe o que não é melhor para o nosso país só para dizer para os outros que eu sou sensato.

Para um estudante de computação, eu aconselho GNU/Linux. Para aqueles que querem ver a balança comercial brasileira positiva, eu aconselho duas coisas. Primeiro, sempre escolher ou produtos nacionais ou produtos que não desfavoreçam a balança comercial brasileira (a não ser que esses produtos sejam essenciais para o desenvolvimento cientifico, tecnológico, social, econômico ou para manter algo em produção) ou quando não existe um produto nacional ou um produto que favoreça mais nossa balança com qualidade superior. Segundo, não comprar um windows caro quando um gnu/linux pode resolver o problema do usuário.

Não sabia que defender o uso do GNU/Linux nas esferas educacionais e no computador pessoal fosse ufanismo.



Comentário de apimente.br
Eu compraria sim!: Com pouca pesquisa no Google você pode descobrir como mudar seu /home para uma partição separada sem precisar reinstalar o Sistema completo.
Você vai precisar apenas de um LiveCD que tenha alguma ferramenta de particionamento (fdisk? GParted? cfdisk?) e de edição (vi? vim? emacs?).

Com relação à pergunta eu seria um que compraria uma máquina assim, e se não ficasse satisfeito com o Ubuntu colocaria minha distribuição preferida (Mandriva). Mas não teria pago o imposto da Microsoft.
Comentário de tenchi
Também sinto isto: Desde que larguei o Windows eu passei a me sentir mal, pois uma das exigências do mercado de trabalho atual é ter conhecimento em Windows. Mas quando sento em frente a um sistema deste não sei o que fazer. Aperto Ctrl+Alt+F1 e ele não faz nada. Aperto Alt+F2 para abrir o assistente "executar" e ele não faz nada . Abro um terminal (DOS) e tento logar como root, e não loga!
Tento ir para o diretório raíz, mas o / não existe!
Tento montar um CDROM, mas ele não monta! (Mas abre a janela chata do autorun...). Tento fazer alguma mais complexa, com um grep, e o grep não existe, nem o sed ou qualquer outra coisa que use RegExp...
Tento ir para qualquer outros desktop virtual, e ele não vai!

Ou seja, não usar Windows faz mal, e torna você uma pessoa não preparada para o mercado de trabalho, e menos ainda para a vida, pois não se esqueça:
"O mundo roda Windows" - não vê o tanto de vírus, operações ilegais, espiões, e travamentos sem explicação? O kernel dele se chama EUA-1.0.
...

Obs: não precisa nem dizer que fui irônico (ou seria sarcástico)?

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de rádisson
também fiz isso!: Aqui em casa também instalei o MANDRIVA. No começo minha esposa foi muito resistente, reclamava disso e daquilo. Não acho isso, não acho aquilo. Hoje, brinco com ela, para que volte para o windows, e ela me olha com desdém, rs. Com certeza também me sinto Ilimitado.
Você conhece alguma comunidade tão consistente que dê suporte a windows, como existem as comunidades do linux? Sempre que estou no sufoco, recorro a mandrivabrasil.org, e peço ajuda ao pessoal de lá. A ajuda sempre vem e o pessoal é muito colaborativo (talvez seja por isso que ainda não testei outra distribuição, não conheço outras comunidades, ;-) ).
Comentário de pm
$$$: Quanto sai importando pra ca ?
Comentário de thebluesgnr
http://linux.dell.com/wiki/in: http://linux.dell.com/wiki/index.php/Ubuntu_7.04/Default_Partitions

Na Dell o /home não está separado. Mas eles documentam bem as diferenças entre a instalação padrão do Ubuntu e a de fábrica (que são bem poucas), então se você formatar não sai perdendo em nada.

Reinstalar o Ubuntu você faz em 20 minutos. A grande questão é que estas máquinas são compatíveis com o Ubuntu de fábrica, então você não precisa ficar se perguntando se coisas como wifi, suspender, resolução da tela e outras vão funcionar no computador.

Só por curiosidade, o HP/Compaq V6210BR vendido aqui no Brasil que vem com Mandriva sai particionado com 14GB para /, 1GB para swap e o resto é o /home.


Comentário de Kirk
Dell com ubuntu: Esse é o backstage da Dell trabalhando com linux ubuntu.
Parece que o negócio é serio mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=bjxVXKEJnM4&mode=related&search=

Comentário de maiconfaria
Poderiamos usar essas: Poderiamos usar essas laranjas para investir em educação, quem sabe em melhorias no programa espacial brasileiro pra retomarmos o envio de satelites.
Muito melhor do que entregar montanhas de dinheiro para a Microsoft, que não agrega nada a sociedade brasileira !
Comentário de talexbh
Laranjas: Concordo com o Gilzamir, tem de acabar essa história de o Brasil enviar uns seis navios de açúcar para receber uma ou duas caixas de cacarecos de utilidade duvidosa.

Pôxa, tem sido assim a uns 450 anos!!! Só mudam as personagens... a metrópole era Portugal, agora é os EUA... quanto aos produtos... antes era açúcar, agora é laranja, soja, minérios, etc... De espelhos, canivetes e outros cacarecos, passaram a nos enviar para ruindows e outras coisas que possuem similares de melhor qualidade.

Só uma ressalva: não é o faturamento integral da m$ que vai para o exterior: eles tem de pagar tributos, salários e encargos sociais da meia dúzia de gatos pingados que trabalham para eles aqui...

Salvo engano, a m$ do Brasil está organizada como uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada (M$ do Brasil Ltda). Se fosse sociedade anônima e pelo porte que ela tem, ela teria de divulgar suas demonstrações contábeis anualmente nos jornais (se fosse de capital fechado) e se fosse de capital aberto, ainda teria de fazê-lo trimestralmente na bolsa. (maiores detalhes vide Lei 6.404/76 www.planalto.gov.br a partir artigo 175 mais ou menos)

Agora vou provocar os loverboys de plantão da M$: o que a m$ faz pelo Brasil face ao grande volume de grana que ela remete para Redmond? Cadê a transparência dela, já que ela não divulga suas demonstrações contábeis aqui no Brasil, ao contrário se esconde sob forma de uma Ltda para não ter de divulgar tais informações?

Para mim, ela faz muito pouco pelo Brasil... se parássemos de comprar os produtos deles e gastássemos com TI+SL essa grana remetida para os EUA, com certeza geraríamos muito mais empregos e desenvolvimento aqui no Brasil.

Comentário de alan
Você não entendeu: Meu comentário sobre ufanismo foi em cima do seguinte:

"Sabe quantas caixas de laranjas precisamos vender para compensar a compra de uma cópias do Windows: aproximadamente 90."

Não tem nada a ver com Linux, Windows, Mac, etc. Por isto que falei:

"Comparar um produto intensivo em conhecimento, o software, independentemente de ser o Windows, a produtos agrículas e querer equiparação de seus preços é, no mínimo, ufanismo."

Quando digo e logo em seguida questiono "Um país só cresce se produzir conhecimento e tecnologia. Qual país primariamente agrícola é rico?". Tecnologia, aqui, não necessariamente tem a ver apenas com computadores, pois envolve inovação, biologia, engenharias, etc.

Sua comparação foi infeliz porque não é necessário muito conhecimento para produzir laranjas e qualquer um pode fazê-lo, por isto que elas são baratas.

Abraço,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - www.kelon.org

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004