Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Deixando o Linux com cara de Windows XP


“Uma das fases mais críticas de um processo de migração para Linux é a resistência do usuário. Uma forma de amenizar isso pode ser colocar a cara do sistema um pouco mais parecida com o que ela usava anteriormente. A fim de facilitar o processo de migração para Linux, escrevi este artigo que mostra como é possível deixar seu Linux um pouco mais parecido com o Windows XP.”


Enviado por Herbert de Carvalho (contatoΘherbertdecarvalho·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Yuri Malheiros
Até que da pra enganar os: Até que da pra enganar os menos entendidos :P

Eu não acredito muito que apenas essa aparência superficial de Windows XP possa ajudar um novo usuário, no máximo o que pode acontecer é ele se sentir mais em casa.
Comentário de brandizzi
Pela culatra?: Eu duvido, muito, muito, muito que um Linux com cara de Windows seja melhor para um Linux noob. O problema está naqueles detalhezinhos que não, não são como no Windows. Pessoalmente, se o que eu pegasse como Linux fosse uma coisa parecida com Windows XP, a primeira coisa que iria pensar quando visse algo que fosse diferente seria: "Putz, um clone acochambrado! Para que vou mexer com isto?"

Quando você apresenta o clone do Windows XP, você aumenta ainda mais as espectativas de que Linux deve ser (e será) igual a Windows, o que é inverídico. Quando o Linux tornar-se diferente, o choque será maior que ver um KDE 1 desconfigurado à primeira vez. Eu acredito que um GNOME redondinho causaria muito melhor impressão[1], mesmo porque me parece até mais fácil e intuitivo que Windows para os "não intoxicados" :p

Aliás, se é para parecer Windows, por que usar Linux? Certamente tem o aspecto da liberdade, mas nem todos o têm tanto em conta ao se dar ao trabalho de fazer isto. Eu, pessoalmente, acho que as pessoas deveriam ao menos aprender a usar Linux porque o Linux é como é, e fazê-lo parecer com Windows neste caso seria um oxímoro. Obviamente, esta é minha opinião.

Por outro lado (e embora não tenha visto o artigo) acredito que possa ser muito útil para aqueles que efetivamente gostem da aparência do Windows XP mas preferem o Linux. Do mesmo modo, um usuário iniciante que explicitamente peça a mesma aparência também pode aproveitar muito disto. Enfim, apesar de eu discordar da premissa, tenho fé no artigo :)

[1] Ok, ok, fui tendencioso, não resisti :D

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de jeanck
Eu prefiro Linux com cara de Linux: Não é por nada... mas eu prefiro o linux exatamente por ser diferente do ruindows...

Para mim o xp e o vista parecem CDs interativos da Xuxa...

Abraço!
--
Jean Cazorla Karpinski
jeanck@jeanck.com.br
www.jeanck.com.br
Comentário de Candango
que horror!: que horror!
Comentário de Thadeu
Eu prefiro Linux com cara de Linux: Estou contigo, daqui a pouco vão tirar os Desktops Virtuais, só porque o rwindows não os tem.
Abraço
Thadeu
Comentário de escovadordebit
Veio na mente...: Quem vê cara não vê coração...

(não pude resistir...)

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de mrecondo
Já tiraram: Quando instalei uma das versões do suse, opensuse 10.1 ou a preview do sled 10 (desculpem por não lembrar), percebi que os desktops virtuais haviam sumido. Juntando isso com o novo menu da novell, realmente parece um "terreno amigável" para usuários windows que querem/precisam/foram obrigados a ir para o linux.

Michel Recondo

Comentário de Connochaetes Taurinus
Usuários reagem de maneira: Usuários reagem de maneira diferente um do outro. Para alguns, certamente a semelhança visual com o Windows tornará a mudança menos impactante e mais fácil de absorver, o choque será menor. Conheço alguns assim.
Comentário de CWagner
De novo, toda hora?: De novo, toda hora?

Nada contra quem goste de personalizar seu desktop, mas quantas vezes lemos notícias desse tipo?

Quando não é um tema é uma distro inteira que tenta ser "igual" ao XP. Tudo bem, cada um sabe como usar o seu tempo, mas sinceramente já esgotei minha cota de "achar que isso é normal".

Espero que sejam felizes com seus pseudo windows. Pelo menos é menos pior que instalar o XPiratão. Mas acho que estão fazendo pouco, se o esforço for para enrolar o usuário final, afinal de contas terão que personalizar o OpenOffice.org, o Mozilla Firefox, o GAIM, o AMSN, o GIMP, o Amarok, o aMule, etc... Se for para fazer o serviço que façam completo, afinal de contas o usuário não pode se dar ao luxo de perceber que está usando outra coisa que não seja o WinXP e seus companheiros.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de jeanck
O.O: Não creio! Que absurdo!
Até o pager eles mataram...
só podia ser coisa da Novell...

Alias, alguém consegue me explicar como que a Microsoft,
que copia tudo que ela encontra pela frente,
ainda não copiou definitivamente o sistema de áreas de trabalho no linux??

Sério, é uma das melhores funções disponíveis no linux...
Tsc tsc... Eles nem sabem copiar direito...

Abraço!

P.S.: ignorem o Powertoys do XP, que permite isso, porque é uma aplicação não default, instável e completamente obscura dentro da própria Microsoft.


--
Jean Cazorla Karpinski
jeanck@jeanck.com.br
www.jeanck.com.br
Comentário de hamacker
Deve-se escolher bem se deve: Deve-se escolher bem se deve ou não utilizar esses artifícios, pois o efeito pode ser ao contrário, visto que o KDE pode até ter os ícones parecidos com o Windows, porém com o comportamento completamente diferente.

Quando o usuário comportar-se como um winuser no KDE vai ficar bastante frustado em não conseguir fazer suas tarefas cotidianas. Por outro lado, quando ele já se dá conta de que o sistema é diferente, ele provavelmente vai estudar e perguntar caminhos alternativos para completar as suas tarefas.
Comentário de blackcloud
Copiar não...: Quer alguma coisa que seja 100% igual ao Windows? Pois use Windows, oras.

Quando vem alguém me pedindo milagre, do tipo "quer rodar o programa X no Linux com a mesma velocidade do Windows", ou "quer que seja igual ao Windows", eu já aconselho usar Windows (1) mesmo.

(1) NÃO é "Ruíndows", "Windons" ou "Windoze".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004