Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Decreto pode acelerar chegada da banda larga a escolas

O decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União no dia 12/07, que adiou o início da instalação dos Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) para 1º de janeiro de 2008, vai acelerar a adoção da banda larga nas escolas públicas, segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa. De acordo com o ministro, o decreto permitirá que o governo e as empresas de telefonia troquem a meta de instalação dos PSTs pela conexão em alta velocidade das 142 mil escolas públicas federais, estaduais e municipais do Brasil.

“Este é o primeiro passo para colocarmos a internet banda larga nas escolas. Com a conexão, será possível integrar outros serviços públicos importantes para a população, como postos de saúde, associações comunitárias e delegacias de polícia”, afirma disse Costa. O Ministério das Comunicações prevê que, no máximo em cinco anos, o projeto alcance 100% das escolas de ensino público. O ministro calcula investimentos de cerca de 1,4 bilhão de reais no projeto.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de a13x
missão impossível: tem muitas escolas que não tem nem energia elétrica
... nem computador, nem professor de informática, nem segurança pra manter um computador na escola
aqui na minha cidade tem um programa do governo federal chamado pró-jovem, o governo mandou os computadores com linux e um software que só funciona no windows!
vai entender
Comentário de maiconfaria
Estão se mexendo, muito boa: Estão se mexendo, muito boa iniciativa.
Uma pena que novamente o governo precisa tomar a iniciativa, se dependece de nossas empresas de telecomunicação o correio ainda seria a cavalo.

Comentário de CWagner
Realmente é tudo muito: Realmente é tudo muito complicado, ou não.

Um dos maiores entraves para a adoção e uso de Software Livre e Informática nas escolas públicas são os professores, e não os alunos, como muitos acreditam ou querem nos fazer acreditar.

Os detentores do conhecimento temem ver mais ainda casos de alunos que saibam mais que eles, pois nunca souberam ou esqueceram como aprender, experimentando e usando.

As crianças e os jovens não têm medo de errar, de refazer e reinventar quando necessário. Os professores por outro lado, e principalmente os do setor público aproveitam a tal estabilidade para manterem o processo atual e sequer se dão ao trabalho de questionarem de forma racional o que lhes é imposto pelas "autoridades" das Secretarias de Educação e do MEC.

O que deve haver é um investimento em todas as áreas deficientes da educação no país inteiro, e não somente em informática, ou somente nos professores ou somente no que quer que seja.

Todos sabemos o que acontece quando os recursos faltam onde devem chegar, basta abrirmos os olhos e não ignorarmos o que nos acontece todos os dias. Milhares morrem todos os dias por falta de investimentos em infra-estrutura, segurança, saúde e mais do que qualquer coisa, educação. E todo dinheiro que não chega às escolas vai direto para o bolso dos corruptos e corruptores.

Água potável, energia elétrica, ar-condicionado, quadras de esporte, postos de atendimento médico. Tudo que falta nas escolas vocês podem encontrar nas casas, condomínios e assembléias dos nossos "representantes".

Culpa nossa que mantemos esse sistema imoral de distribuição de renda e recursos.

Saúde e Paz a todos.

P.S.: Meus pêsames às famílias das vítimas do que pode ser mais uma irresponsabilidade na aplicação do dinheiro público.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004