Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Decola o projeto de desenvolvimento gratuito de drivers para Linux


“Greg Kroah-Hartman, hacker de Kernel do Linux e autor do livro Linux Kernel in a Nutshell, anunciou no final de janeiro sua intenção de oferecer desenvolvimento grátis de drivers livres, atuando em conjunto com fabricantes de dispositivos no interesse de alcançar melhor portabilidade de dispositivos para usuários de Linux, drivers de melhor qualidade e menos drivers rodando a partir de blobs não-livres.

E segundo o LWN este projeto está mais próximo de tornar-se realidade, pois o empregador de Kroah-Hartman - a Novell - decidiu que a prioridade do desenvolvedor agora é este projeto. Com isto, segundo o seu próprio relato, ele terá oportunidade de gerenciar os diversos desenvolvedores e drivers como parte de seu trabalho diário.”


Enviado por Julio Pacheco - referência (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
acho que isso responderia,: acho que isso responderia, de certa forma, a uma pergunta minha que ficou de fora das 10 perguntas enviadas à novell ("o que a novell está fazendo pra diminuir a dependencia de drivers fechados" ou algo assim)

ponto pra novell :)
Comentário de Douglas Augusto
Drivers ofuscados: Não se esqueçam que o desenvolvimento desses drivers ocorre sob o acordo NDA ('non-disclosure agreement'), isto significa que efetivamente só alguns desenvolvedores do Linux, os únicos que terão acesso a documentação, seriam capazes de mantê-los e entendê-los.

O driver, embora tenha código fonte disponível, não pode revelar as especificações do dispositivo, isto quer dizer que para outros desenvolvedores, o código é bem próximo a um binário --por exemplo um desenvolvedor *BSD não poderá implementar uma versão BSD estudando o código do driver no Linux.

Isto tudo pode parecer muito bacana, afinal teríamos drivers em "código aberto", mas na verdade o acordo NDA é um baita golpe baixo. Isto porque com esse acordo, aquele grande apelo para liberação efetiva das especificações simplesmente perde-se, e todas as iniciativas menos populares (como o OpenBSD, Syllable, etc.) são prejudicadas, em outras palavras, é um golpe contra a liberdade. No nível técnico significa que qualquer um de fora da panela seria virtualmente incapaz de colaborar com correções/melhorias ou escrever documentação.

Este cenário é um triste exemplo das conseqüências da "praticidade ao extremo", como adotada/difundida por Linus Torvalds e compartilhada por outros desenvolvedores do Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004