O Linux.com coloca em perspectiva o recente lançamento da nova versão do Debian. Começa assim:
Por boa parte de sua história, o Debian foi a maior das distribuições não comerciais e filosoficamente livres. Agora, conforme desenvolvedores e usuários vêm desertando o Debian em prol do Ubuntu, a distribuição ainda tem um propósito? O Debian 4.0, que foi lançado esta semana, representa um esforço coletivo para responder a esta questão. A filosofia por trás do lançamento é melhor sumarizada pela página inicial do subprojeto Debian on the Desktop, que diz: "Faremos tudo que pudermos para tornar tudo muito fácil para o iniciante, ao mesmo tempo em que permitiremos aos especialistas fazerem suas experiências."
Saiba mais (linux.com).
Hoje já se fala de um instalador para facilitar a vida dos usuários.
Bem, se a filosofia não era aquela que ouvi (ou li) então realmente precisa continuar evoluindo para o caminho da facilidade de instalação e configuração, e se a idéia é manter a distro só para experientes, e, que "ralem" os novatos para aprender, então, não há com que se preocupar, pois se for reduzida a metade seus usuários ainda assim será para pessoas experiente em linux.
De qualquer forma a algo de incontestavelmente bom do Debian para o mundo linux que é, dentre muitas outras coias, o tal do apt-get, presente, por exemplo na distro que uso hoje, o BigLinux.
Abraços,
Valdomiro.