Na plataforma Microsoft se você quer montar um servidor de e-mail (ex), você (compra e) instala o Windows 2003 Server, mas se é apenas uma estação de trabalho, você (compra e) instala (uma outra versão) Windows XP ou Windows Vista.
Falam que o espaço de tempo entre os releases do debian é longo, mas, comparando com a Microsoft acho que a release do debian foi sim, rápida.
Acredito sim, pelo número enorme de pacotes e mantendo um tempo entre as releases de 18 meses a 2 anos, o debian tem totais condições de se tornar S.O. de desktop e também atender, com altíssima qualidade, a servidores.
Se vocês querem S.O. ROCK SOLID, usem debian.
Hoje já se fala de um instalador para facilitar a vida dos usuários.
Bem, se a filosofia não era aquela que ouvi (ou li) então realmente precisa continuar evoluindo para o caminho da facilidade de instalação e configuração, e se a idéia é manter a distro só para experientes, e, que "ralem" os novatos para aprender, então, não há com que se preocupar, pois se for reduzida a metade seus usuários ainda assim será para pessoas experiente em linux.
De qualquer forma a algo de incontestavelmente bom do Debian para o mundo linux que é, dentre muitas outras coias, o tal do apt-get, presente, por exemplo na distro que uso hoje, o BigLinux.
Abraços,
Valdomiro.