Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Daniel Robbins, o fundador do Gentoo Linux, deixa o projeto novamente

O motivo está relacionado ao estado das interações entre os diversos participantes do projeto. Daniel Robbins não foi o único desenvolvedor a se afastar do projeto esta semana por conta da mesma situação. A entrada sobe Daniel Robbins na Wikipedia confirma seu pedido de afastamento em 4 de março.


“Menos de 2 semanas após ter se reintegrado ao grupo de desenvolvedores do Gentoo, Daniel Robbins, o fundador do Gentoo Linux, parece sentir-se insatisfeito e está deixando o Gentoo pela segunda vez.

O motivo da insatisfação de Robbins parece ser com o estado atual das discussões sobre encaminhamento e desenvolvimento do Gentoo causado por alguns usuários da lista. Robbins tentou impor restrições às discussões na lista de e-mails "gentoo-dev" (lista de e-mails utilizada para discussões sobre desenvolvimento do Gentoo), mas acabou sendo repreendido por não ser mais o líder do projeto e sim um desenvolvedor, como todos os outros.

Robbins relata que há pessoas que procuram, primariamente, atacar desenvolvedores -- termo "ad hominem" -- ao invés de colaborar com o projeto. Porém, muitos são contra as restrições, pois, além da moderação ser difícil e, na maioria das vezes, inútil (basta trocar um e-mail e assinar a lista novamente), elas feririam a filosofia do Gentoo: liberdade.

Por não concordar com a falta de restrições, Robbins decidiu deixar o projeto pela segunda vez, como pode ser visto no comentário #20 desta thread.”


Enviado por Carlos Antônio Marinho (carlinhos23rjΘyahoo·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de BonVoy
Boa Viagem !:
Boa Viagem ao Arquiteto Chefe !

Primeiro, ele criou... depois deixou... reintegrou... e partiu...

A base está solida e ha pessoas competentes para fazer o serviço que ele faz.
Comentário de rafael.sales
Acho que ele deveria: Acho que ele deveria abandonar o projeto e criar um outro com suas ideias, pois desenvolvedores existem muitos mais ideias nem sempre são encontradas.
Comentário de GamaBunta
Nada existiria sem o cara...: Nada existiria sem o cara...
Comentário de leo.fontenelle
Outro que saiu do Gentoo: Há poucas semanas Diego Pettenò também saiu do Gentoo. Eu não acompanhava seu trabalho de perto, mas como usuário do Gentoo lia freqüentemente seu nome em vários projetos, inclusive o empacotamento do KDE e a instalação do Gentoo sobre o kernel do FreeBSD. Parece que será uma grande perda para usuários do Gentoo...
Lendo seu blog fica claro que ele está cheio de serviço, mas o problema mesmo teria sido mesmo um desentendimento com outros desenvolvedores. Felizmente, ele continua trabalhando com software livre!
Comentário de phess
Parece que ele ainda desenvolve: Segundo o Gentoo Weekly Newsletter, o drobbins saiu e voltou em outro papel.
Comentário de brain
Volta dos que não foram: Pablo, apesar de esta edição do Gentoo Weekly News ser datada de 5 de março, esta "reentrada" do drobbins como desenvolvedor da arquitetura AMD64, mencionada ali, ocorreu em 27/2. A nova saída dele foi na véspera da data de publicação daquele informativo, e aparentemente ficou de fora da edição.
Comentário de kleverson
Gentoo é a minha distro.: Gentoo é a minha distro. Instalei semanas atrás, estou conhecendo agora e mesmo assim adorando. Pretendo usá-la por muito tempo.
Queria muito contribuir com a comunidade de alguma forma tecnicamente não muito especializada.
Sinto-me porém desmotivado ao ler esse tipo de episódio, mesmo sabendo que acontece em qualquer lugar. Enquanto alguns anseiam auxiliar como podem, outros perdem tempo criando picuinhas sem propósito verdadeiro enquanto há tanto que fazer.

--
Cleverson

"Seja realista; exija o impossível."

Comentário de leo.fontenelle
Também: Eu uso Gentoo há cerca de dois anos :)

Não se preocupe, a comunidade é sadia o suficiente para agüentar essas perdas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004