“O Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (Ctima) receberá no final do mês, em Brasília, um prêmio pelo trabalho realizado em Itajaí, na criação de softwares livres para administrações públicas.
De acordo com o coordenador do Ctima, Jean Sestrem, o evento que reconhece iniciativas para o desenvolvimento humano, acontecerá em Brasília entre os dias 21 e 25 de maio e tem parceria com a Organizações das Nações Unidas (ONU). Jean será um dos palestrantes convidados do evento e falará sobre o software livre.
O Ctima será agraciado com o Prêmio Mérito Municipalista, na categoria Governança Eletrônica e Cidadania Digital, que será entregue durante o 2º Seminário Internacional: Federalismo e Desenvolvimento, em parceria com o ILPES e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento acontece no Auditório do Lakeside Hotel, em Brasília. O evento que os itajaienses participarão, é uma realização da Associação Brasileira de Municípios (ABM), com sede em Brasília.
A tecnologia de sistemas livres voltados à administração pública municipal, totalmente desenvolvida pelo Ctima, chamou a atenção no 8º Fórum Internacional de Software Livre que aconteceu em Porto Alegre/RS. Esta tecnologia utiliza 12 sistemas desenvolvidos e adotados pela Prefeitura Municipal de Itajaí, nas áreas da educação e gestão de bibliotecas, procuradoria jurídica, saúde, gerenciamento de benefícios pela assistência social, balcão de empregos, agricultura, controle de estoque, controle de frotas, ouvidoria, sistema de protocolos, gestão de trânsito e controle de chamadas telefônicas. Incentivados pelo prefeito Volnei Morastoni estamos em tempo integral pensando formas de tornar a inclusão digital uma efetiva realidade para todos, comenta o coordenador Jean sestrem.
O coordenador explica que a premiação tem por objetivo destacar instituições públicas e privadas nacionais e internacionais que efetivamente contribuem por meio de projetos e programas para elevar o índice de desenvolvimento humano. A relação das entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais destacadas com a premiação podem ser conhecidas no site da Associação Brasileira de Municípios (www.abm.org.br).”