“Charles Babcock, um dos principais redatores da revista eletrônica sobre tecnologia da informação, Information Week disserta em uma crônica que revisita algumas das principais tecnologias criadas pelo homem para tentar classificar: O Maior Software Escrito.
Babcock considera softwares pouco lembrados, como Sabre da American Airlines, ou programas que sequer eram softwares, como o Colossus. Remete-se a clássicos como IBM 360 e Deep Blue, para finalmente concluir qual o maior programa de computador já escrito em todos os tempos. O autor define critérios claros para suas conclusões:
Desenvolvimento de fato superior só pode ser jugado dentro de um contexto histórico. Deve representar uma inovação, brilhantismo técnico, algo difícil que antes de tal software não poderia ser conseguido. E deve ter plena adoção no mundo real. A Colossus transformou um processo mecânico de grafia em eletrônica -- foi uma espécie de computador pioneiro -- e ofereceu um serviço últil ao acelerar a tradução de telégrafo codificado. Colossus mais que fez história, ajudou a história a tomar forma.
Ao revisar as maiores e mais impactantes criações tecnológicas da história, repassa pela criação dos sistemas operacionais, da interface gráfica com o usuário, planilhas eletrônicas, da Internet, do Unix, TCP/IP, DNS, correio eletrônico, editores de texto e tira suas conclusões.”