Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma análise crítica do iPhone, por Carlos Morimoto


“Embora o iPhone ainda esteja há alguns meses de seu lançamento (planejado para Junho de 2007) e o projeto seja "segredo de estado" dentro da Apple, já é possível traçar um retrato do aparelho baseado nas informações disponíveis.”




Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de puelocesar
multi-touchscreen não é novidade?: hmm, interessante a análise do Morimoto, mas discordo no ponto de que nenhuma tecnologia do iphone é novidade.. como podem perceber no aplicativo de foto, para ampliar a foto você faz uma pinça com os dedos e "estica" a foto.

Isso seria impossível nos PDAs de hoje, pois as telas touchscreens só detectam um ponto por vez, ou seja, se você colocar dois dedos em um palm ele detecta um ponto mediano se não me engano.

O único jeito de se fazer isso seria com a tecnologia multi touchscreen, que ja vem sendo anunciada por alguns no último ano, mas nenhuma empresa até agora anunciou um produto usando esta tecnologia, que na minha opinião é extremamente revolucionária.

Bom, acho que o iPhone vai fazer um bom sucesso, assim como o iPod, mas será apenas um luxo para os mais abastados..

Para nós pobres mortais (com ênfase no "pobres"), será só um sonho distante.. vamos ter que ficar com os aparelhos que copiam sua funcionalidade com preço mais barato, mas que não tem nenhum pouco do charme, da elegância, da usabilidade de um produto da Apple.

--
www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who

Comentário de NelsonMurilo
Na verdade alguns aparelhos: Na verdade alguns aparelhos em fase de produção utilizam tecnologia multi-screen, como por exemplo o celular baseado em linux FIC Neo1973 Smartphone: http://www.openmoko.com/press/index.html

Comentário de manoelpinho
Motorola A1200i: O artigo do Morimoto está como sempre muito bem escrito, as fotos do iPhone são muito bonitas mas esse celular da Apple é muito caro (imaginem o preço no Brasil, se é que vai vir para cá algum dia), "fresco" demais e como todos os seus produtos é feito para não permitir muita liberdade a seus usuários. Por causa do exagero em certos componentes de hardware como a memória a venda por um bom tempo só vai ser viável, mesmo nos EUA, através de planos de venda casada com planos caríssimos das operadoras de celular. No Brasil, se aparecer, provavelmente vai ser oferecido junto com um plano de zilhões de minutos em que você paga mais de R$ 500 de conta por mês.

Sou muito mais um smartphone baseado em linux como esse da Motorola

http://forumpcs.com.br/review.php?r=197408

http://www.evenmobile.com/forum/index.php?showtopic=1245

Não é perfeito mas está a um preço bem mais razoável e pelo menos pode-se instalar o que quiser nele. Pode ser encontrado inclusive sem bloqueio de simcard por preços comparáveis ou menores do que smartphones usando Simbian ou PalmOS.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de ano@nimo.com
Analise critica lucida e: Analise critica lucida e coerente.

Resumindo: Apple + S. Jobs + gadget + hip

Resumindo mais ainda: "Minority Report"

Por causa do preço esta fora do meu alcance; o "Open Moko", por outro lado, nao. Vou ficar de olho nele.


Comentário de Carlos Garcia
Prefiro linux: Eu estava até um pouco interessado nesse iPhone, mas quando vi o anúncio que ele não poderá rodar programas de terceiros eu me desiludi.
Acabei comprando um Motorola A1200 que roda linux. Já estou procurando ferramentas e SDK's pra desenvolver pra ele.
Comentário de manoelpinho
Motorola RIZR Z6: E a Motorola está ensaiando entrar pela primeira vez no mercado americano (o A1200 vendeu mais de 2 milhões de unidades só na China) com um celular com linux, e pelo que parece com um custo menor (por ser mais simples)

http://www.theregister.co.uk/2007/01/19/motorola_linux_phone/

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de puelocesar
Sério? que massa :) Bom: Sério? que massa :) Bom saber hehe

Achava que essa tecnologia ia sair primeiro em telonas grandes para PCs, afinal todos os vídeos de teste que vi eram assim, fiquei espantado com o fato de colocarem em celulares.

Este OpenMoko é bem interessante, pena que não é tão bonito quanto o iphone..

Ahh, como eu queria que os bons designers não fossem tão mercenários e participassem de projetos open-source

--
www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who

Comentário de Jose Martins
tsc tsc tsc: É claro que o Iphone vai emplacar! Que dúvida idiota!
Comentário de grab
Pedante!!: Artigo de alto pendantismo do Carlos E. Morimoto. Simplesmente porque nao se pode fazer uma critica de um produto que nao se tem em maos - ou melhor, que sequer saiu do estado 'projeto' - sem soar pedante. Vejamos quando o produto estiver em maos se alguem vai concordar com a parte 'nao revolucionaria da tecnologia'.
Comentário de hamacker
Que bola de cristal hein: Que bola de cristal hein ?
Por enquanto é vaporware, quando for vendido oficialmente em junho/julho aí então veremos quem serão os players.
Comentário de Copernico Vespucio
Só que não há nada realmente de novo mesmo...: A Apple sempre é a pioneira da usabilidade em seus produtos, isso é inegável.

Com essa exceção, e baseando-se nas informações *que a própria empresa liberou*, é possível perceber que as tecnologias empregadas não são realmente novas, tendo sido empregadas e testadas pela própria empresa, assim como seus concorrentes. Sou usuário de iPods, acompanho fontes como "iPod Hacks" e o video-podcast "Geek Brief TV" faz um ano e escrevo com conhecimento de causa.

A "novidade" foi adicionar a função de telefone celular (idéia cuja "pedra já havia sido cantada" antes no iPod Hacks, embora poucos lembrem) técnicas já testadas e empregadas com sucesso por seus fabricantes e empacotar tudo com a usabilidade e o bom gosto que caracteriza a empresa.

Como a análise foi baseada nos dados fornecidos pela Apple e deixa isso bem claro, não a considero pedante!

O grande problema do aparelho é infelizmente a reserva de mercado lamentável que também faz parte da "marca registrada" da grande maçã. Controle sob o software (que logo vai ser "furado" por hacks livres, mas enfim...) e hardware foi o que sempre enterrou seus produtos desde o início.

Enfim, embora seja infinitamente mais elegante e estiloso do que seus concorrentes em potencial, um celular sem a possibilidade de rodar meus próprios programas (em Java, de preferência) não vai me atrair muito.

Até que o pessoal do iPodLinux comece a brincar com o bichinho e nos permita instalar um Linux nele, vou preferir continuar com dois bolsos: um para meu celular e outro para meu iPod Video (no qual eu instalo Linux de vez em quando pra jogar Texas Hold'em :P).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004