Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chave de Criptografia de HD-DVD comprometida


“Foi anunciado no Forum da comunidade Doom9 a extração de chaves do método de criptografia do HD-DVD, o AACS (veja mais no Slashdot).

O blog Doses Diárias, traz também uma explicação do que exatamente foi comprometido, e quais as conseqüências reais para o desenvolvimento de um software livre capaz de ler e tocar filmes em HD-DVD.”


Enviado por Fabio A Mazzarino (fabio·mazzarinoΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dermeister
Só quero saber quanto tempo: Só quero saber quanto tempo vai levar para que as empresas que apóiam essa tecnologia se toquem de que ela só prejudica os usuários legítimos e desenvolvedores de software livre -- os piratas vão copiar o disco com criptografia e tudo assim que burlarem a ROM Mark (se é que já não o fizeram).
Comentário de Roger Lovato
Briga eterna: Isso será uma briga eterna. As grandes empresas gastando milhões para tentar vencer a pirataria ou que seus produtos sejam utilizados somente onde quiserem e os nerds conseguindo furar seus bloqueios querendo utilizar onde quiser.

Quem está certo ou errado?

No ponto de vista legal, são as grandes empresas, pois sendo que os produtos são deles e eles definem o que quiserem para ele.

Não tem jeito, na próxima tecnologia que vier, sem dúvida terá um outro nerd quebrando a segurança novamente e os milhões indo para água abaixo novamente.
Comentário de evandrofisico
se eu sou o dono da #!%%%#^do DVD: acho que tenho direito de utilizar como bem quiser (descontando fins como pirataria e etc) os meus bens. Se eu comprei o DVD e quero ver no meu PC, não posso utilizar o SO e o player de minha preferência porque a industria tem medo que eu pirateie? então por essa lógica os carros deveriam vir com controles para evitar que eu ultrapassasse os 110 km/h, que se não me falha a memória, é a velocidade máxima permitida em algumas vias em nosso país.

Essa é uma das questões que Richard Stallman fala o tempo inteiro e quase ninguém se toca, a questão da liberdade de utilização de um produto que é MEU, cujo preço (justo ou não) foi pago por mim. Sou a favor destas iniciativas, não para fomentar a pirataria, mas sim para permitir a minha liberdade de escolha
Comentário de SEAN_X2k
Chave do Dispositivo: Só uma duvida:

No blog Doses Diárias fala que a chave do dispositivo pode ser cancelada, eu gostaria de saber se esta chave vai se por aparelho, serie, modelo ou empresa do leitor?

por que se a chave for por modelo ou empresa, vai ser um tiro no pé comprar um leitor de HD-DVD ou Blu-Ray, além de um grande problema para a empresa fabricante deste leitor.


Comentário de dermeister
Como você bem citou, o: Como você bem citou, o assunto é meu direito de acessar uma informação pela qual eu paguei.

Devemos reconhecer o valor do Stallman nessa história toda. Ele pode ser meio polêmico e, eventualmente, pender para o extremismo mas a anos que ele nos alerta disso.

Comentário de dermeister
Por modelo do leitor. Se a: Por modelo do leitor. Se a chave do leitor que você comprou "vazar", os filmes novos não a incluirão mais na lista de dispositivos "autorizados" a assistir o filme e você ficará a ver navios, a menos que o fabricante atualize o leitor (o que não deve sai de graça).

O mais assustador é que cada filme terá uma lista com a chave do volume cifrada com a chave pública de TODOS os dispositivos autorizados a vê-lo.

Comentário de fabio.mazzarino
Essa limitação dos carros já existe: Existem diversos modelos de carros, principalmente alemães, que limitam a velocidade máxima por causa de segurança.

--
Doses Diárias - Achados de um Programador na Internet
http://dosesdiarias.seucaminho.com

Comentário de laurocesar
250 km/h: Esse é o limite imposto por estes limitadores eletrônicos de velocidade que você citou. ;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATER
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004