“Sempre tive receio em deixar dados pessoais (e comprometedores) no meu computador. O medo é que os dados sejam interceptados em caso de roubo. Tenho um notebook e acredito que os usuários desse tipo de sistema estão ainda mais vulneráveis a essa classe de problema.
Para a segurança de dados, sempre optei por criptografar os arquivos mais importantes usando o algoritimo PGP. Evidentemente, isto é muito cansativo, pois cada arquivo deve ser criptografado e descriptografado manualmente. Após algumas pesquisas, acho que a melhor forma de proteger os seus dados é criptografando uma partição inteira. Assim, tudo que for armazenado na partição será criptografado automaticamente.
Neste Mini-How-To, eu apresento os passos necessários para criptografar toda uma partição. Isto é feito tendo em mente dois objetivos: a) montar e desmontar a partição da forma mais transparente possível e b) proteger os dados a qualquer custo. Como pode ser visto, a proteção dos dados não envolve apenas cuidados com a partição em si, mas também com outras partes do sistema como, por exemplo, a memória virtual e o diretório /tmp.”