“O Internet News publicou um relato de palestra de Rasmus Lerdorf em um recente evento de PHP. Seu foco foi o estado em que a web se encontra hoje, e ele listou vários problemas, incluindo os desenvolvedores que não filtram os dados recebidos dos usuários em seus programas, a inadequação do conjunto de cabeçalhos do padrão HTTP, as falhas do Internet Explorer, a questão do suporte a conjuntos de caracteres internacionais, entre outros.
Ele não se limitou a apontar problemas: em uma demonstração ao vivo, explicou técnicas de otimização de aplicativos Ajax em um servidor Athlon 1.8 GHz com Ubuntu Linux: com as configurações default, o servidor conseguia atender 17 requisições do aplicativo por segundo, e ao final da otimização atendia mais de 1100 requisições por segundo.
A afirmação de que uma das técnicas de otimização seria preferir o MySQL ao invés do PostgreSQL, mesmo nos casos em que se necessita de um recurso que o MySQL não oferece (neste caso, implementando-o através de uma rotina em PHP) provocou reações irônicas de fãs do banco de dados de código aberto PostgreSQL, com afirmações no estilo de 'eu também consigo otimizar a velocidade de um Lada sem motor e com as rodas pra cima, se colocá-lo em um trenó e lançá-lo morro abaixo em uma pista de gelo'.
Mas cada um com seus critérios!”
Os fãs do mySQL que estão mais atentos também não gostariam do que ele falou porque ele deixou claro que o mySQL tem deficiencias que precisam ser supridas via código.