Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Criador do PHP fala sobre os problemas da web, critica o IE e assume preferência pelo MySQL

Rasmus Lerdorf mostra como acelerar de 17 até 1100 transações por segundo sem ser multado pela polícia rodoviária.


“O Internet News publicou um relato de palestra de Rasmus Lerdorf em um recente evento de PHP. Seu foco foi o estado em que a web se encontra hoje, e ele listou vários problemas, incluindo os desenvolvedores que não filtram os dados recebidos dos usuários em seus programas, a inadequação do conjunto de cabeçalhos do padrão HTTP, as falhas do Internet Explorer, a questão do suporte a conjuntos de caracteres internacionais, entre outros.

Ele não se limitou a apontar problemas: em uma demonstração ao vivo, explicou técnicas de otimização de aplicativos Ajax em um servidor Athlon 1.8 GHz com Ubuntu Linux: com as configurações default, o servidor conseguia atender 17 requisições do aplicativo por segundo, e ao final da otimização atendia mais de 1100 requisições por segundo.

A afirmação de que uma das técnicas de otimização seria preferir o MySQL ao invés do PostgreSQL, mesmo nos casos em que se necessita de um recurso que o MySQL não oferece (neste caso, implementando-o através de uma rotina em PHP) provocou reações irônicas de fãs do banco de dados de código aberto PostgreSQL, com afirmações no estilo de 'eu também consigo otimizar a velocidade de um Lada sem motor e com as rodas pra cima, se colocá-lo em um trenó e lançá-lo morro abaixo em uma pista de gelo'.

Mas cada um com seus critérios!”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Daniel_
Comentário sobre PostgreSQL: O comentário que ele fez sobre o PostgreSQL foi muito infeliz.

Os fãs do mySQL que estão mais atentos também não gostariam do que ele falou porque ele deixou claro que o mySQL tem deficiencias que precisam ser supridas via código.



Comentário de popolony2k
Deficiencias via código....: Eu particularmente prefiro o MySQL, mas o fato de ter um conjunto de funções "diferente" do PortgreSQL não o torna menor ou mais limitado, mas também não acho que o PostgreSQL deva ser ignorado pelo mercado PHP só porque o mantenedor do PHP tem preferência por um BD concorrente.

Muitos vão achar que tenho "teoria de conspiração" na cabeça, mas isso tem cheiro de aquisição da MySQL pela PHP ou vice-versa.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Ou um cutucão no mantenedor do PostgreSQL...: ...para que o mesmo se mantenha mais alinhado ao desenvolvimento do PHP.

Alguém lembra que Nicholas Negroponte criticou o Linux por ser inchado em demasia para o OLPC (One Laptop per child) e o que aconteceu ????????

A Fedora/Red Hat patrocinou o desenvolvimeto do Linux no OLPC, trabalho esse desenvolvido pelo Marcelo Tosatti.

Acredito que seja a mesma estratégia de aproximação que o PHP está adontando junto ao PostGreSQL.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de evandrofisico
Resposta...: E para quem só leu o artigo original e não prestou atencao na discussão do slashdot, o proprio Rasmus respondeu que ele em nenhum momento disse que o postgresql é pior do que o mysql, ele simplesmente mostrou que para o propósito da demonstração dele e com as optimizações que ele estava usando o mysql ficava mais rápido do que o postgresql, ou seja, para aquela aplicação era preferível usar o mysql.
Parece a velha discusssão de qual distro/ambiente gráfico/banco de dados é melhor, as pessoas se esquecem que num mundo livre todos podem escolher a ferramenta que mais se adeque as suas necessidades. Por exemplo existem situações onde o oracle é menos apropriado do que o sqlite, como aplicações de pequeno porte, e isto não desqualifica nenhum deles em seus nichos. O Mysql é excelente para aplicações web de pequeno/médio porte, enquanto o Postgresql tem uma melhor implementação de aspectos que o caracterizam como um RDBMS.
E quanto a web ter problemas causados por maus programadores, INCLUSIVE (e não únicamente) em php é a mais absoluta verdade. Já ví pedaços de código, inclusive em projetos abertos, que me deixaram assustado tamanho o desleixo dos programadores quanto a coisas indo de "standart coding style", tornando os códigos ilegíveis até coisas de me deixar (careca que sou) de cabelo em pé, como executar com sudo um programa recebendo argumentos do usuário! Mas entre a paranóia de dizer que a culpa é da linguagem/banco de dados, pera lá! pode-se fazer merda em qualquer linguagem. Ok, php tem muitos problemas, eu reconheco, e apesar de ser fã do PHP e fazer um monte de projetos com php tem umas coisas que as vezes parecem absurdas (como a falta de padrão de nome/argumento de algumas funções) mas com as quais pode-se sobreviver.
Comentário de Walter Cruz
Bom...: Não é levado em consideração que a configuração padrão do PostgreSQL é em geral muito conservadora.

Um pouco de tempo tunando o postgresql.conf, testando queries e ele voa!

[]'s
- Walter
Comentário de Daniel_
O caso é que o PostgreSQL: O caso é que o PostgreSQL tem um conjunto mais COMPLETO de recursos que o mySQL. Então esse "conjunto diferente" significa melhor.


Alinhado como ? Quer que o pessoal do pgsql retire recursos para que o pessoal do PHP esteja q é mais familiarizado com o mysql se sinta mais coonfortável ?


O caso é que temos de parar de endeusar as pessoas. Ele criou o PHP, parabéns, é ótimo, deu um grande impulso a Web. Mas falou uma bobagem tremenda, talvez ele nao entenda direito de SGBDs. E se for isso, não tem problema, nem todo mundo entende de tudo.

Só é problema quando as pessoas seguem as outras sem senso crítico.



Comentário de popolony2k
Mais uma guerrinha entre religiões: O caso é que o PostgreSQL tem um conjunto mais COMPLETO de recursos que o mySQL. Então esse "conjunto diferente" significa melhor.

Quem disse isso ? Você ?

Alinhado como ? Quer que o pessoal do pgsql retire recursos para que o pessoal do PHP esteja q é mais familiarizado com o mysql se sinta mais coonfortável ?

Não, mas os dois times poderiam trocar mais informações técnicas e com isso o próprio time do PHP poderia lucrar com um aumento de performance nas funções do PostgreSQL, mas isso nem eu nem você sabemos se acontece ou não, foi apenas uma suposição, conforme post original.

E se for isso, não tem problema, nem todo mundo entende de tudo.

Viu como você sabe das coisas ?

Abraços,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de nemesis
tsc: "Quem disse isso ? Você ?"

ele, eu e qualquer um que saiba a diferença entre um sistema ISAM e outro ACID.

Não é questão de nomes diferentes ou quantidade de funções: é de recursos providos para se ter dados consistentes. Embora o MySQL possa ter operações ACID em tabelas INNODB, essas na prática não são usadas, sua popularidade como banco-de-dados rápido se deve mesmo é ao uso do default MyISAM.

O que o Lerdof recomenda é se usar um bando-de-dados flácido e se realizar a consistência dos dado no código da aplicação mesmo. Como aliás, se fazia nos idos de 70 mesmo. É isso aí, vamos jogar todo o expertise de bancos relacionais no lixo e voltar com arquivos texto e programar nossos próprios sistemas gerenciadores de bancos-de-dados na unha, por projeto.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Sem discutir religião...: Mas está bem longe de MySQL ser um arquivo texto... bem longe !!

Quanto A ISAM, MyISAM, Daniel Sam ou qualuer outra coisa SAM, você realment acha que o gerenciamento de registros e e concorrência em um "bando" de dados é gerenciado exclusivamente por "lock" em arquivo, desconsiderando os controles internos que o gerenciador de banco de dados mantém durante sua execução ???

Se seu gerenciador de BD for robusto o suficiente, não importa se o meio de armazenamento final será texto, ISAM, JPEG, BMP, Daniel Sam ou até mesmo Senhor Niagui.....

Se fosse lock de arquivo meu amigo, pra que criar o gerenciador de BD ???? Deixa que o Sistema operacional cuida disso.


Ixxiiii.....

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Tem mais....: Quantidade de recursos não tem relação alguma com o formato final de armazenamento (MyISAM, ....) e sim do gerenciador de banco de dados suportar, feito em C/C++, VB, Java (HSQLDB é um exemplo) que irá interpretar a função requisitada pelo usuário e executar o retorno necessário sendo que algumas funcionalidades não dependem nem de acesso a disco, como por exemplo um SELECT NOW() que retorna a hora/data atual na máquina do BD (pelo menos em MySQL é assim).

Arquivo texto executa alguma coisa ?????

Duh.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Agora, quanto a velocidade....: Quanto a velocidade vou ter que concordar com você que dependendo do formato final, pode ser MyISAM, JPEG e os já famosos Daniel SAM e Senhor Niagui, o banco pode ficar mais lento uma vez que vai depender da complexidade de acesso aos dados de cada um, mas se não me engano falei sobre funcionalidades entre os 2 bancos MySQL e PostgreSQL, aí meu amigo cada um é cada um.....

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de nemesis
engraçadinho: mas é exatamente um "gerenciador de BD robusto o suficiente" que PostgreSQL é, especialmente em comparação com MySQL. :)

o formato em que os dados são armazenados internamente certamente importa, sim. Tanto é que MyISAM não é ACID e InnoDB é.

É justamente a compatibilidade ACID que pesa na performance, mas por outro lado libera o programador de aplicações de preocupações mundanas com a integridade dos dados, que é o que o Lerdof sugeriu fazer...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Como falei....: ACID, InnoDb, MyISAM é mais um formatinho de arquivo (só para gerar flame war) que não serve pra nada sem uma camada que o gerencie com robustez, sozinho, não faz nada.

O código do PostgreSQL é melhor (mais robusto) que o do MySQL ?? Aí é outra discussão religiosa que não vou discorrer nessa thread pois não conheço o código nem de um nem e outro.

Um abraço,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de ManoZeh
PHP e MySQL a milhão: Né por nada, pessoal.
Mas alguém tem dicas de como otimizar o servidor?
Seria uma boa para todos nós usuários e administradores de sistemas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004